O presente artigo trata de analisar e propor reflexões com base nas práticas desenvolvidas em uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Itan Pereira, localizada na cidade de Campina Grande-PB. O trabalho foi ampliado no contexto das intervenções pedagógicas relacionadas à ressignificação das práticas tradicionalistas no ensino de Geografia inserindo as atividades lúdicas como estratégia metodológica eficiente para a construção de ensino e aprendizagem no contexto da sala de aula. Este trabalho foi realizado com base na pedagogia de projetos e no âmbito do planejamento e execução, alguns levantamentos bibliográficos forneceram respaldo para a inserção do lúdico como argumento dinamizador para delinear todo o processo de construção das atividades propostas, sendo assim, norteou-se o planejamento das aulas as estratégias vinculadas aos conteúdos do 8° ano do Ensino Fundamental, ou seja, a América. Nesse sentido, as intervenções reuniram variadas estratégias didáticas com a finalidade de viabilizar subsídios para uma maior dinamização das aulas, sobretudo, inserir o aluno segundo sua vivência e saberes como agentes transformantes do espaço, assim como facilitar a leitura sobre os aspectos que estão intrinsecamente relacionados ao contexto da América e de sua regionalização, partindo de pressupostos de escalas amplas para analisar o local e propiciar com que o aluno perceba os aspectos sociais, econômicos, culturais e políticos. Dessa forma, o projeto desenvolvido proporcionou significativas contribuições para o ensino e aprendizagem da Geografia, além de ampliar a ressignificação de metodologias para a prática de ensino, prosperando a capacidade cognitiva.