PRODUÇÃO DE CHARGE NA AULA DE HISTÓRIA: POSICIONANDO-SE CRITICAMENTE AO INTERAGIR COM O CONHECIMENTO.
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39308 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 11 "inscrito_id" => 94 "titulo" => "PRODUÇÃO DE CHARGE NA AULA DE HISTÓRIA: POSICIONANDO-SE CRITICAMENTE AO INTERAGIR COM O CONHECIMENTO." "resumo" => "Com o desenvolvimento das tecnologias da comunicação e da informação, a atenção do aluno passou a ser disputada, de um lado pelas mensagens em várias bases tecnológicas e de outro pela escola. Submetido a vários estímulos na sociedade midiática, o aluno não se contenta mais em exercer um papel passivo no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, considera-se a importância do estabelecimento de ligações e o acionamento de empatias na esfera da educação e defende-se que as aulas de História podem se tornar mais interessantes ao transformar a sala de aula num ambiente de socialização do conhecimento, através da participação ativa dos alunos na edificação de seu saber ao criarem charges no processo de ensino-aprendizagem da História. Nesse sentido, intenta-se, através deste trabalho, narrar uma experiência com a criação de charges por discentes, no ensino de História, que promoveu a aprendizagem do assunto histórico ao aproximá-lo do aluno, gerando a motivação deste para aprender e a reflexão crítica acerca do evento histórico enfocado. Para atingir o objetivo proposto, as contribuições teóricas acerca das charges no processo de ensino-aprendizagem foram relacionadas à atividade de construção de charges por discentes. Esta atividade se processou no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES de História da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB/Campus I, numa turma de alunos do 9º Ano, do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em Campina Grande – PB, no primeiro semestre de 2017. Os resultados obtidos a partir da experiência relatada apontaram que tomados os cuidados necessários em se conhecer bem a ferramenta a ser utilizada, realizando um planejamento seguro, a charge pode ser utilizada como instrumento de ensino que instiga os alunos a aprender História. Alcançada a disposição dos alunos para aprender através charge, por meio desta também se consegue desenvolver nos alunos habilidades e competências para um aprendizado com propriedade, ou seja, é estimulada a interpretação e a reflexão crítica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06: Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "CHARGE, INTERAÇÃO, CRITICIDADE, PIBID, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA6_ID94_20112017194034.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TISSIANE EMANUELLA ALBUQUERQUE GOMES" "autor_nome_curto" => "TISSIANE GOMES" "autor_email" => "tissiane_emanu@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39308 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 11 "inscrito_id" => 94 "titulo" => "PRODUÇÃO DE CHARGE NA AULA DE HISTÓRIA: POSICIONANDO-SE CRITICAMENTE AO INTERAGIR COM O CONHECIMENTO." "resumo" => "Com o desenvolvimento das tecnologias da comunicação e da informação, a atenção do aluno passou a ser disputada, de um lado pelas mensagens em várias bases tecnológicas e de outro pela escola. Submetido a vários estímulos na sociedade midiática, o aluno não se contenta mais em exercer um papel passivo no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, considera-se a importância do estabelecimento de ligações e o acionamento de empatias na esfera da educação e defende-se que as aulas de História podem se tornar mais interessantes ao transformar a sala de aula num ambiente de socialização do conhecimento, através da participação ativa dos alunos na edificação de seu saber ao criarem charges no processo de ensino-aprendizagem da História. Nesse sentido, intenta-se, através deste trabalho, narrar uma experiência com a criação de charges por discentes, no ensino de História, que promoveu a aprendizagem do assunto histórico ao aproximá-lo do aluno, gerando a motivação deste para aprender e a reflexão crítica acerca do evento histórico enfocado. Para atingir o objetivo proposto, as contribuições teóricas acerca das charges no processo de ensino-aprendizagem foram relacionadas à atividade de construção de charges por discentes. Esta atividade se processou no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES de História da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB/Campus I, numa turma de alunos do 9º Ano, do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, em Campina Grande – PB, no primeiro semestre de 2017. Os resultados obtidos a partir da experiência relatada apontaram que tomados os cuidados necessários em se conhecer bem a ferramenta a ser utilizada, realizando um planejamento seguro, a charge pode ser utilizada como instrumento de ensino que instiga os alunos a aprender História. Alcançada a disposição dos alunos para aprender através charge, por meio desta também se consegue desenvolver nos alunos habilidades e competências para um aprendizado com propriedade, ou seja, é estimulada a interpretação e a reflexão crítica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06: Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "CHARGE, INTERAÇÃO, CRITICIDADE, PIBID, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA6_ID94_20112017194034.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TISSIANE EMANUELLA ALBUQUERQUE GOMES" "autor_nome_curto" => "TISSIANE GOMES" "autor_email" => "tissiane_emanu@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }