O TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS NA EJA: LETRAMENTO MIDIÁTICO E JORNALÍSTICO NA PRÁTICA EDUCATIVA
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39278 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 137 "inscrito_id" => 469 "titulo" => "O TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS NA EJA: LETRAMENTO MIDIÁTICO E JORNALÍSTICO NA PRÁTICA EDUCATIVA" "resumo" => "O presente trabalho é resultado da realização do projeto “O Trabalho com os Gêneros Textuais na EJA: Letramento midiático e Jornalístico na Prática Educativa”, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo, localizada na cidade de Guarabira-PB. O projeto foi desenvolvido pela equipe do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência) da Universidade Estadual da Paraíba, Campus III, Guarabira, juntamente com a professora supervisora Maria Elizabete Sales Alves de Vasconcelos. O objetivo do projeto foi de promover o processo linguístico através de situações e atividades de interação realizadas em grupos com o intuito de fazer com que os educandos fossem capazes de produzir os gêneros textuais estudados (Notícia, Entrevista, Artigo de Opinião, Carta do leitor, Anúncio Publicitário, Editorial e Reportagem) e a construção de um jornal escolar impresso e falado, otimizando a gestão das mídias dentro do espaço escolar. O projeto “O Trabalho com os Gêneros Textuais na EJA: Letramento midiático e Jornalístico na Prática Educativa” deu continuidade a terceira edição do Jornal Escolar “Polivalente Notícias”, uma vez que a participação dos alunos em prol da produção do jornal em sua primeira e segunda edições foi muito significativa e contribuiu de forma positiva para o crescimento e amadurecimento do processo de aprendizagem de leitura e produção textual dos mesmos. A metodologia utilizada para materialização do projeto tratou-se da aplicação em lócus de atividades em sala de aula, por meio de recursos didáticos, a qual será apresentada neste estudo por meio de uma síntese explicativa das atividades desenvolvidas, elencadas a partir da compreensão do projeto e da sua constituição na realidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, GÊNEROS-TEXTUAIS JORNALÍSTICOS, TECNOLOGIAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID469_28112017002400.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELIZABETE SALES ALVES DE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "ELIZABETE SALES" "autor_email" => "elizabete.sales@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39278 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 137 "inscrito_id" => 469 "titulo" => "O TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS NA EJA: LETRAMENTO MIDIÁTICO E JORNALÍSTICO NA PRÁTICA EDUCATIVA" "resumo" => "O presente trabalho é resultado da realização do projeto “O Trabalho com os Gêneros Textuais na EJA: Letramento midiático e Jornalístico na Prática Educativa”, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo, localizada na cidade de Guarabira-PB. O projeto foi desenvolvido pela equipe do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência) da Universidade Estadual da Paraíba, Campus III, Guarabira, juntamente com a professora supervisora Maria Elizabete Sales Alves de Vasconcelos. O objetivo do projeto foi de promover o processo linguístico através de situações e atividades de interação realizadas em grupos com o intuito de fazer com que os educandos fossem capazes de produzir os gêneros textuais estudados (Notícia, Entrevista, Artigo de Opinião, Carta do leitor, Anúncio Publicitário, Editorial e Reportagem) e a construção de um jornal escolar impresso e falado, otimizando a gestão das mídias dentro do espaço escolar. O projeto “O Trabalho com os Gêneros Textuais na EJA: Letramento midiático e Jornalístico na Prática Educativa” deu continuidade a terceira edição do Jornal Escolar “Polivalente Notícias”, uma vez que a participação dos alunos em prol da produção do jornal em sua primeira e segunda edições foi muito significativa e contribuiu de forma positiva para o crescimento e amadurecimento do processo de aprendizagem de leitura e produção textual dos mesmos. A metodologia utilizada para materialização do projeto tratou-se da aplicação em lócus de atividades em sala de aula, por meio de recursos didáticos, a qual será apresentada neste estudo por meio de uma síntese explicativa das atividades desenvolvidas, elencadas a partir da compreensão do projeto e da sua constituição na realidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, GÊNEROS-TEXTUAIS JORNALÍSTICOS, TECNOLOGIAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID469_28112017002400.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELIZABETE SALES ALVES DE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "ELIZABETE SALES" "autor_email" => "elizabete.sales@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }