A UNIÃO DA FILOSOFIA E COM A DIDÁTICA NO PAPEL DO PROFESSOR ATUANTE.
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39165 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 63 "inscrito_id" => 84 "titulo" => "A UNIÃO DA FILOSOFIA E COM A DIDÁTICA NO PAPEL DO PROFESSOR ATUANTE." "resumo" => "O ensino de filosofia e a sua importância para a sociedade e o pensamento crítico dos alunos é algo pertinente a discussão, no qual o professor é o intermédio essencial no processo de sucessão de ideias, antecipadamente, o docente não é apenas um mero transmissor de conteúdos, e sim um educador ativo e dinâmico, sempre em busca de uma auto formação continua, justamente por ser o ponto decisivo de ministrar aulas, já que tudo está em constante mudança. Examinaremos também como podemos relacionar a filosofia e a didática e qual a melhor maneira de pôr em prática essa fusão, consequentemente, o papel do professor e da filosofia como necessário para a sociedade. Outro ponto bastante pertinente são os pressupostos do ensino filosófico e como o seu diferencial é indispensável na escola e na formação intelectual dos alunos como seres atuantes em seu contexto social e cultural. Analogia ao ensino como aspecto semelhante a Maiêutica Socrática para o parto de novas ideias, e justamente com a alegoria da caverna de Platão, que consiste no desprender o aluno das correntes e iluminar de forma gradativa seus conhecimentos e percepções de mundo, abrangendo seu senso crítico e analítico na sociedade. A forma ideal do docente ministrar suas aulas e iluminar o caminho da ignorância do aluno, para a chegada a uma nova visão de mundo, mais racional e revolucionária diante do senso comum e das problemáticas sociais do cotidiano, que antes se relacionavam como naturais para o mesmo por ocasião do seu pensamento restrito e delimitado. O que faz a distinção entre um bom e um ótimo professor e a importância de manter sempre o pensamento dos educandos livre e subjetivando o raciocínio, pelo fato de cada um ter um modo de enxergar o mundo completamente distinto do outro. Por fim, unir os conhecimentos históricos da filosofia a práticas e questões atuais que transitam por a sociedade e buscar meios de questionar e encontrar as soluções necessárias a essas questões." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03: Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia" "palavra_chave" => "ENSINO, FILOSOFIA, DIDÁTICA, PROFESSOR, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA3_ID84_22112017132146.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEOVANE FERREIRA DE SANTANA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "GEOVANE" "autor_email" => "geovane.scc2012@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39165 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 63 "inscrito_id" => 84 "titulo" => "A UNIÃO DA FILOSOFIA E COM A DIDÁTICA NO PAPEL DO PROFESSOR ATUANTE." "resumo" => "O ensino de filosofia e a sua importância para a sociedade e o pensamento crítico dos alunos é algo pertinente a discussão, no qual o professor é o intermédio essencial no processo de sucessão de ideias, antecipadamente, o docente não é apenas um mero transmissor de conteúdos, e sim um educador ativo e dinâmico, sempre em busca de uma auto formação continua, justamente por ser o ponto decisivo de ministrar aulas, já que tudo está em constante mudança. Examinaremos também como podemos relacionar a filosofia e a didática e qual a melhor maneira de pôr em prática essa fusão, consequentemente, o papel do professor e da filosofia como necessário para a sociedade. Outro ponto bastante pertinente são os pressupostos do ensino filosófico e como o seu diferencial é indispensável na escola e na formação intelectual dos alunos como seres atuantes em seu contexto social e cultural. Analogia ao ensino como aspecto semelhante a Maiêutica Socrática para o parto de novas ideias, e justamente com a alegoria da caverna de Platão, que consiste no desprender o aluno das correntes e iluminar de forma gradativa seus conhecimentos e percepções de mundo, abrangendo seu senso crítico e analítico na sociedade. A forma ideal do docente ministrar suas aulas e iluminar o caminho da ignorância do aluno, para a chegada a uma nova visão de mundo, mais racional e revolucionária diante do senso comum e das problemáticas sociais do cotidiano, que antes se relacionavam como naturais para o mesmo por ocasião do seu pensamento restrito e delimitado. O que faz a distinção entre um bom e um ótimo professor e a importância de manter sempre o pensamento dos educandos livre e subjetivando o raciocínio, pelo fato de cada um ter um modo de enxergar o mundo completamente distinto do outro. Por fim, unir os conhecimentos históricos da filosofia a práticas e questões atuais que transitam por a sociedade e buscar meios de questionar e encontrar as soluções necessárias a essas questões." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03: Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia" "palavra_chave" => "ENSINO, FILOSOFIA, DIDÁTICA, PROFESSOR, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA3_ID84_22112017132146.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEOVANE FERREIRA DE SANTANA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "GEOVANE" "autor_email" => "geovane.scc2012@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }