ENTRE LAGRIMAS: O ENSINO SOBRE HOLOCAUSTO NA PERSPECTIVA DA SENSIBILIDADE
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39216 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 27 "inscrito_id" => 66 "titulo" => "ENTRE LAGRIMAS: O ENSINO SOBRE HOLOCAUSTO NA PERSPECTIVA DA SENSIBILIDADE" "resumo" => "Resumo: As narrativas em torno do Holocausto são caracterizadas pela presença da dor e do sofrimento. Discutir tal temática leva-nos a refletir em torno do nosso lugar no mundo e na nossa capacidade de sentirmos as dores dos outros. Distante de nós algumas décadas, tal evento marcou a história da humanidade com o sangue de pessoas inocentes e indefesas, vítimas de políticas racistas e excludentes, que desumanizam aqueles que não se encaixavam nos padrões por eles estabelecidos. O presente artigo tem por objetivo a exposição de uma experiência pedagógica que propõe o ensino sobre o Holocausto Nazista a partir da História das sensibilidades. Tal atividade foi desenvolvida e aplicada por uma equipe do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculada ao curso de História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em três turmas do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Senador Humberto Lucena, Campina Grande – Paraíba, em julho de 2017. A execução dessa atividade foi pensada com a finalidade de estimular as sensibilidades dos alunos, levando-os a analisar os acontecimentos históricos de modo mais humano, percebendo que aquelas pessoas ali citadas (ou não) também amavam, sentiam fome e medo, assim com eles. Para pensar tal proposta, nos baseamos nas discussões de Sandra Jatahy Pesavento sobre a História das Sensibilidades, que mesmo não tratando da prática do ensino, e sim da escrita, nos oferece um suporte para pensarmos o ensino de história baseado na prática do altruísmo; e nas contribuições de Annette Becker sobre os campos de concentração e a sua relação com os corpos dos presos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06: Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "ENSINO SENSÍVEL, PIBID, HOLOCAUSTO NAZISTA, ENSINO DE HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA6_ID66_21112017220147.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO ACÁCIO RAPOSO" "autor_nome_curto" => "THIAGO RAPOSO" "autor_email" => "thiagoraposo20@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39216 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 27 "inscrito_id" => 66 "titulo" => "ENTRE LAGRIMAS: O ENSINO SOBRE HOLOCAUSTO NA PERSPECTIVA DA SENSIBILIDADE" "resumo" => "Resumo: As narrativas em torno do Holocausto são caracterizadas pela presença da dor e do sofrimento. Discutir tal temática leva-nos a refletir em torno do nosso lugar no mundo e na nossa capacidade de sentirmos as dores dos outros. Distante de nós algumas décadas, tal evento marcou a história da humanidade com o sangue de pessoas inocentes e indefesas, vítimas de políticas racistas e excludentes, que desumanizam aqueles que não se encaixavam nos padrões por eles estabelecidos. O presente artigo tem por objetivo a exposição de uma experiência pedagógica que propõe o ensino sobre o Holocausto Nazista a partir da História das sensibilidades. Tal atividade foi desenvolvida e aplicada por uma equipe do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculada ao curso de História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em três turmas do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Senador Humberto Lucena, Campina Grande – Paraíba, em julho de 2017. A execução dessa atividade foi pensada com a finalidade de estimular as sensibilidades dos alunos, levando-os a analisar os acontecimentos históricos de modo mais humano, percebendo que aquelas pessoas ali citadas (ou não) também amavam, sentiam fome e medo, assim com eles. Para pensar tal proposta, nos baseamos nas discussões de Sandra Jatahy Pesavento sobre a História das Sensibilidades, que mesmo não tratando da prática do ensino, e sim da escrita, nos oferece um suporte para pensarmos o ensino de história baseado na prática do altruísmo; e nas contribuições de Annette Becker sobre os campos de concentração e a sua relação com os corpos dos presos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06: Ensino de História e formação docente" "palavra_chave" => "ENSINO SENSÍVEL, PIBID, HOLOCAUSTO NAZISTA, ENSINO DE HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA6_ID66_21112017220147.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO ACÁCIO RAPOSO" "autor_nome_curto" => "THIAGO RAPOSO" "autor_email" => "thiagoraposo20@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }