O CONTEXTO ATUAL DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39251 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 201 "inscrito_id" => 438 "titulo" => "O CONTEXTO ATUAL DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL" "resumo" => "O contexto atual da Educação Pública no Brasil é marcado por muitas reformas, que visam melhorias no ensino, com vistas a uma educação de qualidade, na qual prevaleça equidade e igualdade. Entretanto, é importante considerar que há vários fatores que ocasionam o não cumprimento desses critérios. Assim, é necessário rever o contexto histórico da educação pública, bem como as intervenções do Governo e as Políticas Públicas voltadas para o contexto da educação que viabilizam o processo de construção de leis, com fins de priorizar a melhoria do ensino-aprendizagem. O objetivo de nosso trabalho é fazer uma reflexão sobre o exposto de modo a oferecer aos profissionais da educação subsidio para tomada de decisões, para assim, proporcionar aos cidadãos do Brasil um ensino atualizado e condizente ao novo contexto social, econômico e político em que vivemos. Com isso, pretendemos discutir o contexto da educação pública da atualidade, através de uma revisão bibliográfica, considerando as constantes mudanças e reformas nas políticas de intervenção voltadas à educação, além de destacar a descontinuidade dessas políticas como interferências para que haja uma progressão de sucesso. Também traz discussões acerca da universalização do ensino básico para que se consiga uma educação de qualidade, equidade e eficiência, a partir dos princípios de igualdade de direitos para todos, buscando acabar com toda e qualquer exclusão paradoxal existente no ambiente escolar. Sendo assim, utilizaremos como base teórica para essa discussão os conceitos e opiniões de alguns autores como, Marcela Garjado (2000), Elizabeth Macedo (2015), Demerval Saviani (2008), entre outros, fundamentais para ampliar o enlace acerca da Educação Pública no Brasil, suas problemáticas e desafios a serem superados. Percebemos que precisamos compreender a atual situação da Educação brasileira, considerando todos os processos de reformulações e acréscimos de Políticas Públicas que movem esse contexto de maneira significativa, com o intuito de auxiliar o atendimento financeiro as instituições públicas e ampliar o acesso gratuito nas universidades públicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PÚBLICA, POLÍTICAS PÚBLICAS, REFORMAS EDUCATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA11_ID438_29112017214550.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA RENALY DOS SANTOS ALVES" "autor_nome_curto" => "PAULA" "autor_email" => "paularenaly7@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39251 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 201 "inscrito_id" => 438 "titulo" => "O CONTEXTO ATUAL DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL" "resumo" => "O contexto atual da Educação Pública no Brasil é marcado por muitas reformas, que visam melhorias no ensino, com vistas a uma educação de qualidade, na qual prevaleça equidade e igualdade. Entretanto, é importante considerar que há vários fatores que ocasionam o não cumprimento desses critérios. Assim, é necessário rever o contexto histórico da educação pública, bem como as intervenções do Governo e as Políticas Públicas voltadas para o contexto da educação que viabilizam o processo de construção de leis, com fins de priorizar a melhoria do ensino-aprendizagem. O objetivo de nosso trabalho é fazer uma reflexão sobre o exposto de modo a oferecer aos profissionais da educação subsidio para tomada de decisões, para assim, proporcionar aos cidadãos do Brasil um ensino atualizado e condizente ao novo contexto social, econômico e político em que vivemos. Com isso, pretendemos discutir o contexto da educação pública da atualidade, através de uma revisão bibliográfica, considerando as constantes mudanças e reformas nas políticas de intervenção voltadas à educação, além de destacar a descontinuidade dessas políticas como interferências para que haja uma progressão de sucesso. Também traz discussões acerca da universalização do ensino básico para que se consiga uma educação de qualidade, equidade e eficiência, a partir dos princípios de igualdade de direitos para todos, buscando acabar com toda e qualquer exclusão paradoxal existente no ambiente escolar. Sendo assim, utilizaremos como base teórica para essa discussão os conceitos e opiniões de alguns autores como, Marcela Garjado (2000), Elizabeth Macedo (2015), Demerval Saviani (2008), entre outros, fundamentais para ampliar o enlace acerca da Educação Pública no Brasil, suas problemáticas e desafios a serem superados. Percebemos que precisamos compreender a atual situação da Educação brasileira, considerando todos os processos de reformulações e acréscimos de Políticas Públicas que movem esse contexto de maneira significativa, com o intuito de auxiliar o atendimento financeiro as instituições públicas e ampliar o acesso gratuito nas universidades públicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PÚBLICA, POLÍTICAS PÚBLICAS, REFORMAS EDUCATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA11_ID438_29112017214550.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA RENALY DOS SANTOS ALVES" "autor_nome_curto" => "PAULA" "autor_email" => "paularenaly7@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }