Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PERFIL DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA DO PIBID MATEMÁTICA DO CAMPUS VI DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA.

Palavra-chaves: PIBID MATEMÁTICA, IDENTIDADE DOCENTE, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E PESQUISA Comunicação Oral (CO) GT-10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39299
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 108
    "inscrito_id" => 430
    "titulo" => "PERFIL DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA DO PIBID MATEMÁTICA DO CAMPUS VI DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA."
    "resumo" => "Neste artigo apresentamos alguns dos principais resultados uma pesquisa realizada como trabalho de conclusão de curso, vinculada ao Curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ciências Humanas e Exatas do Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba. A pesquisa buscou analisar o processo de divulgação científica no âmbito do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba. Nossa questão norteadora foi: qual o perfil da produção científica dos bolsistas do programa que participam do subprojeto matemática no Curso de Licenciatura em Matemática? Para resposta dessa questão, nos apoiamos em textos de Pimenta e Lima (2009), Paiva (2008) e Cavalcante (2013). Numa perspectiva qualitativa através da pesquisa bibliográfica fizemos um estudo do tipo Estado da Arte conforme Ferreira (2002). Os resultados das análises indicam que as produções do PIBID Matemática do CCHE apresentam um perfil que abrange ao menos duas importantes linhas de pesquisa em Educação Matemática, ligadas a processos de ensino e aprendizagem e prática docente e formação. Observou-se também que a produção se manteve constante no período em que o PIBID funcionou em sua plenitude. O estudo leva-nos a crer que há evidências de que a participação dos bolsistas no PIBID contribuiu para o quadro da produção científica por estudantes da licenciatura, mostrando o potencial do programa para a formação inicial de professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "PIBID MATEMÁTICA, IDENTIDADE DOCENTE, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E PESQUISA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA10_ID430_25112017152435.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ LUIZ CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "PROF. ZÉ LUIZ CAVALCANTE"
    "autor_email" => "luiz-x@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39299
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 108
    "inscrito_id" => 430
    "titulo" => "PERFIL DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA DO PIBID MATEMÁTICA DO CAMPUS VI DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA."
    "resumo" => "Neste artigo apresentamos alguns dos principais resultados uma pesquisa realizada como trabalho de conclusão de curso, vinculada ao Curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ciências Humanas e Exatas do Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba. A pesquisa buscou analisar o processo de divulgação científica no âmbito do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba. Nossa questão norteadora foi: qual o perfil da produção científica dos bolsistas do programa que participam do subprojeto matemática no Curso de Licenciatura em Matemática? Para resposta dessa questão, nos apoiamos em textos de Pimenta e Lima (2009), Paiva (2008) e Cavalcante (2013). Numa perspectiva qualitativa através da pesquisa bibliográfica fizemos um estudo do tipo Estado da Arte conforme Ferreira (2002). Os resultados das análises indicam que as produções do PIBID Matemática do CCHE apresentam um perfil que abrange ao menos duas importantes linhas de pesquisa em Educação Matemática, ligadas a processos de ensino e aprendizagem e prática docente e formação. Observou-se também que a produção se manteve constante no período em que o PIBID funcionou em sua plenitude. O estudo leva-nos a crer que há evidências de que a participação dos bolsistas no PIBID contribuiu para o quadro da produção científica por estudantes da licenciatura, mostrando o potencial do programa para a formação inicial de professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "PIBID MATEMÁTICA, IDENTIDADE DOCENTE, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E PESQUISA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA10_ID430_25112017152435.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ LUIZ CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "PROF. ZÉ LUIZ CAVALCANTE"
    "autor_email" => "luiz-x@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

Neste artigo apresentamos alguns dos principais resultados uma pesquisa realizada como trabalho de conclusão de curso, vinculada ao Curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ciências Humanas e Exatas do Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba. A pesquisa buscou analisar o processo de divulgação científica no âmbito do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba. Nossa questão norteadora foi: qual o perfil da produção científica dos bolsistas do programa que participam do subprojeto matemática no Curso de Licenciatura em Matemática? Para resposta dessa questão, nos apoiamos em textos de Pimenta e Lima (2009), Paiva (2008) e Cavalcante (2013). Numa perspectiva qualitativa através da pesquisa bibliográfica fizemos um estudo do tipo Estado da Arte conforme Ferreira (2002). Os resultados das análises indicam que as produções do PIBID Matemática do CCHE apresentam um perfil que abrange ao menos duas importantes linhas de pesquisa em Educação Matemática, ligadas a processos de ensino e aprendizagem e prática docente e formação. Observou-se também que a produção se manteve constante no período em que o PIBID funcionou em sua plenitude. O estudo leva-nos a crer que há evidências de que a participação dos bolsistas no PIBID contribuiu para o quadro da produção científica por estudantes da licenciatura, mostrando o potencial do programa para a formação inicial de professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.