Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O TRABALHO COM OS ELEMENTOS DA TEXTUALIDADE E O ENSINO DE ESCRITA NO PIBIB

Palavra-chaves: ENSINO DE ESCRITA, ORIENTAÇÕES OFICIAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39277
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 166
    "inscrito_id" => 107
    "titulo" => "O TRABALHO COM OS ELEMENTOS DA TEXTUALIDADE E O ENSINO DE ESCRITA NO PIBIB"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) configura-se como uma oportunidade para os estudantes de licenciatura integrarem o cotidiano escolar da rede pública, propiciando-lhes a articulação entre teoria e prática e o contato efetivo com as práticas docentes relacionadas ao universo da educação básica. Enquanto bolsistas do PIBID/CAPES, vinculados ao curso de Letras – Língua Portuguesa, da Universidade Estadual da Paraíba, e membros do projeto “Nas trilhas da Língua Portuguesa: o texto em foco”, desempenhamos, no primeiro semestre de 2017, na escola Caic José Jofilly, situada em Campina Grande, um trabalho com o gênero artigo de opinião. Em vista disso, pretendemos, a partir da experiência vivenciada nesse trabalho, averiguar se/como o trabalho desempenhado sobre os elementos da textualidade cooperou para o aperfeiçoamento da competência escritora dos discentes, no que se refere à produção do gênero artigo de opinião, bem como refletir sobre os desafios encontrados para efetivação desse trabalho com a escrita em sala de aula, seguindo as orientações prescritas nos documentos oficiais que regulamentam o ensino da língua materna em nosso país. Além disso, buscamos refletir sobre a importância dessa vivência para a formação dos bolsistas envolvidos no projeto. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação, situada na Linguística Aplicada e que tem como embasamento teórico as orientações dos documentos oficiais que regulam o ensino de língua portuguesa, a saber: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental - PCN - (1998), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCN+ - (2000), Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM - (2006). Destacamos, dessa forma, bem como a importância das coordenadas passadas pelos professores, no momento da revisão dos textos dos alunos para o aprimoramento da escrita dos discentes, bem como a importância do PIBID para a formação do professor que pondera reflexões acerca de sua atuação, tencionando um aperfeiçoamento contínuo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE ESCRITA, ORIENTAÇÕES OFICIAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID107_29112017112113.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JENIFFER DE OLIVEIRA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "JENIFFER BARBOSA"
    "autor_email" => "o.jeniffer@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39277
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 166
    "inscrito_id" => 107
    "titulo" => "O TRABALHO COM OS ELEMENTOS DA TEXTUALIDADE E O ENSINO DE ESCRITA NO PIBIB"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) configura-se como uma oportunidade para os estudantes de licenciatura integrarem o cotidiano escolar da rede pública, propiciando-lhes a articulação entre teoria e prática e o contato efetivo com as práticas docentes relacionadas ao universo da educação básica. Enquanto bolsistas do PIBID/CAPES, vinculados ao curso de Letras – Língua Portuguesa, da Universidade Estadual da Paraíba, e membros do projeto “Nas trilhas da Língua Portuguesa: o texto em foco”, desempenhamos, no primeiro semestre de 2017, na escola Caic José Jofilly, situada em Campina Grande, um trabalho com o gênero artigo de opinião. Em vista disso, pretendemos, a partir da experiência vivenciada nesse trabalho, averiguar se/como o trabalho desempenhado sobre os elementos da textualidade cooperou para o aperfeiçoamento da competência escritora dos discentes, no que se refere à produção do gênero artigo de opinião, bem como refletir sobre os desafios encontrados para efetivação desse trabalho com a escrita em sala de aula, seguindo as orientações prescritas nos documentos oficiais que regulamentam o ensino da língua materna em nosso país. Além disso, buscamos refletir sobre a importância dessa vivência para a formação dos bolsistas envolvidos no projeto. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação, situada na Linguística Aplicada e que tem como embasamento teórico as orientações dos documentos oficiais que regulam o ensino de língua portuguesa, a saber: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental - PCN - (1998), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCN+ - (2000), Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM - (2006). Destacamos, dessa forma, bem como a importância das coordenadas passadas pelos professores, no momento da revisão dos textos dos alunos para o aprimoramento da escrita dos discentes, bem como a importância do PIBID para a formação do professor que pondera reflexões acerca de sua atuação, tencionando um aperfeiçoamento contínuo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE ESCRITA, ORIENTAÇÕES OFICIAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID107_29112017112113.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JENIFFER DE OLIVEIRA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "JENIFFER BARBOSA"
    "autor_email" => "o.jeniffer@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) configura-se como uma oportunidade para os estudantes de licenciatura integrarem o cotidiano escolar da rede pública, propiciando-lhes a articulação entre teoria e prática e o contato efetivo com as práticas docentes relacionadas ao universo da educação básica. Enquanto bolsistas do PIBID/CAPES, vinculados ao curso de Letras – Língua Portuguesa, da Universidade Estadual da Paraíba, e membros do projeto “Nas trilhas da Língua Portuguesa: o texto em foco”, desempenhamos, no primeiro semestre de 2017, na escola Caic José Jofilly, situada em Campina Grande, um trabalho com o gênero artigo de opinião. Em vista disso, pretendemos, a partir da experiência vivenciada nesse trabalho, averiguar se/como o trabalho desempenhado sobre os elementos da textualidade cooperou para o aperfeiçoamento da competência escritora dos discentes, no que se refere à produção do gênero artigo de opinião, bem como refletir sobre os desafios encontrados para efetivação desse trabalho com a escrita em sala de aula, seguindo as orientações prescritas nos documentos oficiais que regulamentam o ensino da língua materna em nosso país. Além disso, buscamos refletir sobre a importância dessa vivência para a formação dos bolsistas envolvidos no projeto. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação, situada na Linguística Aplicada e que tem como embasamento teórico as orientações dos documentos oficiais que regulam o ensino de língua portuguesa, a saber: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental - PCN - (1998), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCN+ - (2000), Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM - (2006). Destacamos, dessa forma, bem como a importância das coordenadas passadas pelos professores, no momento da revisão dos textos dos alunos para o aprimoramento da escrita dos discentes, bem como a importância do PIBID para a formação do professor que pondera reflexões acerca de sua atuação, tencionando um aperfeiçoamento contínuo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.