O TRABALHO COM OS ELEMENTOS DA TEXTUALIDADE E O ENSINO DE ESCRITA NO PIBIB
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39277 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 166 "inscrito_id" => 107 "titulo" => "O TRABALHO COM OS ELEMENTOS DA TEXTUALIDADE E O ENSINO DE ESCRITA NO PIBIB" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) configura-se como uma oportunidade para os estudantes de licenciatura integrarem o cotidiano escolar da rede pública, propiciando-lhes a articulação entre teoria e prática e o contato efetivo com as práticas docentes relacionadas ao universo da educação básica. Enquanto bolsistas do PIBID/CAPES, vinculados ao curso de Letras – Língua Portuguesa, da Universidade Estadual da Paraíba, e membros do projeto “Nas trilhas da Língua Portuguesa: o texto em foco”, desempenhamos, no primeiro semestre de 2017, na escola Caic José Jofilly, situada em Campina Grande, um trabalho com o gênero artigo de opinião. Em vista disso, pretendemos, a partir da experiência vivenciada nesse trabalho, averiguar se/como o trabalho desempenhado sobre os elementos da textualidade cooperou para o aperfeiçoamento da competência escritora dos discentes, no que se refere à produção do gênero artigo de opinião, bem como refletir sobre os desafios encontrados para efetivação desse trabalho com a escrita em sala de aula, seguindo as orientações prescritas nos documentos oficiais que regulamentam o ensino da língua materna em nosso país. Além disso, buscamos refletir sobre a importância dessa vivência para a formação dos bolsistas envolvidos no projeto. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação, situada na Linguística Aplicada e que tem como embasamento teórico as orientações dos documentos oficiais que regulam o ensino de língua portuguesa, a saber: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental - PCN - (1998), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCN+ - (2000), Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM - (2006). Destacamos, dessa forma, bem como a importância das coordenadas passadas pelos professores, no momento da revisão dos textos dos alunos para o aprimoramento da escrita dos discentes, bem como a importância do PIBID para a formação do professor que pondera reflexões acerca de sua atuação, tencionando um aperfeiçoamento contínuo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "ENSINO DE ESCRITA, ORIENTAÇÕES OFICIAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID107_29112017112113.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JENIFFER DE OLIVEIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "JENIFFER BARBOSA" "autor_email" => "o.jeniffer@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39277 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 166 "inscrito_id" => 107 "titulo" => "O TRABALHO COM OS ELEMENTOS DA TEXTUALIDADE E O ENSINO DE ESCRITA NO PIBIB" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) configura-se como uma oportunidade para os estudantes de licenciatura integrarem o cotidiano escolar da rede pública, propiciando-lhes a articulação entre teoria e prática e o contato efetivo com as práticas docentes relacionadas ao universo da educação básica. Enquanto bolsistas do PIBID/CAPES, vinculados ao curso de Letras – Língua Portuguesa, da Universidade Estadual da Paraíba, e membros do projeto “Nas trilhas da Língua Portuguesa: o texto em foco”, desempenhamos, no primeiro semestre de 2017, na escola Caic José Jofilly, situada em Campina Grande, um trabalho com o gênero artigo de opinião. Em vista disso, pretendemos, a partir da experiência vivenciada nesse trabalho, averiguar se/como o trabalho desempenhado sobre os elementos da textualidade cooperou para o aperfeiçoamento da competência escritora dos discentes, no que se refere à produção do gênero artigo de opinião, bem como refletir sobre os desafios encontrados para efetivação desse trabalho com a escrita em sala de aula, seguindo as orientações prescritas nos documentos oficiais que regulamentam o ensino da língua materna em nosso país. Além disso, buscamos refletir sobre a importância dessa vivência para a formação dos bolsistas envolvidos no projeto. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação, situada na Linguística Aplicada e que tem como embasamento teórico as orientações dos documentos oficiais que regulam o ensino de língua portuguesa, a saber: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental - PCN - (1998), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCN+ - (2000), Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM - (2006). Destacamos, dessa forma, bem como a importância das coordenadas passadas pelos professores, no momento da revisão dos textos dos alunos para o aprimoramento da escrita dos discentes, bem como a importância do PIBID para a formação do professor que pondera reflexões acerca de sua atuação, tencionando um aperfeiçoamento contínuo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "ENSINO DE ESCRITA, ORIENTAÇÕES OFICIAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID107_29112017112113.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JENIFFER DE OLIVEIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "JENIFFER BARBOSA" "autor_email" => "o.jeniffer@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }