O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) configura-se como uma oportunidade para os estudantes de licenciatura integrarem o cotidiano escolar da rede pública, propiciando-lhes a articulação entre teoria e prática e o contato efetivo com as práticas docentes relacionadas ao universo da educação básica. Enquanto bolsistas do PIBID/CAPES, vinculados ao curso de Letras – Língua Portuguesa, da Universidade Estadual da Paraíba, e membros do projeto “Nas trilhas da Língua Portuguesa: o texto em foco”, desempenhamos, no primeiro semestre de 2017, na escola Caic José Jofilly, situada em Campina Grande, um trabalho com o gênero artigo de opinião. Em vista disso, pretendemos, a partir da experiência vivenciada nesse trabalho, averiguar se/como o trabalho desempenhado sobre os elementos da textualidade cooperou para o aperfeiçoamento da competência escritora dos discentes, no que se refere à produção do gênero artigo de opinião, bem como refletir sobre os desafios encontrados para efetivação desse trabalho com a escrita em sala de aula, seguindo as orientações prescritas nos documentos oficiais que regulamentam o ensino da língua materna em nosso país. Além disso, buscamos refletir sobre a importância dessa vivência para a formação dos bolsistas envolvidos no projeto. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação, situada na Linguística Aplicada e que tem como embasamento teórico as orientações dos documentos oficiais que regulam o ensino de língua portuguesa, a saber: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental - PCN - (1998), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCN+ - (2000), Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM - (2006). Destacamos, dessa forma, bem como a importância das coordenadas passadas pelos professores, no momento da revisão dos textos dos alunos para o aprimoramento da escrita dos discentes, bem como a importância do PIBID para a formação do professor que pondera reflexões acerca de sua atuação, tencionando um aperfeiçoamento contínuo.