Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 353
A LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: IMPORTÂNCIA E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTIL, LEITURA, LIVRO Comunicação Oral(CO) GT 10 - EXPERIENCIAS DE LEITURAS EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

O artigo analisa a importância e as contribuições da literatura infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo geral é investigar a contribuição da literatura infantil para a formação de leitores e os específicos são: identificar a importância da literatura infantil, verificar projetos desenvolvidos na escola acerca da leitura e observar a prática pedagógica dos professores para despertar o interesse pela literatura infantil. Como referencial teórico, utilizamos Cunha (1974), Coelho (1986), Frantz (2011), entre outros. A abordagem metodológica é qualitativa e as técnicas de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e a observação participante. Empregamos o estudo de caso do tipo etnográfico com base em André e Lüdke (1986), entre outros. Os resultados evidenciam que a literatura infantil tem sido fundamental para o desenvolvimento da leitura nas crianças. Por isso ela deverá ser um instrumento que possibilitará as crianças considerarem a leitura como prática social em suas vidas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.