Evidentemente, o ato de alfabetizar não se restringe à codificação e decodificação de sinais, tão pouco à mecanização dessas habilidades. Refere-se, sobretudo, à aprendizagem de habilidades para a leitura, escrita e outras práticas linguísticas. Reconhecendo a importância desse processo (a alfabetização) e considerando que, na contemporaneidade, as tecnologias têm gerado novas formas de organização e produção do discurso, o presente trabalho analisa as dificuldades, avanços e desafios do processo de alfabetização em contextos digitais, com base numa pesquisa de campo realizada em Amargosa-BA. O referencial teórico do trabalho concilia os pressupostos de Ferreiro, Frade, Lévy, Tfouni e outros sobre leitura, escrita e alfabetização. Por meio de uma metodologia explicativa, com abordagem qualitativa, o artigo apresenta uma discussão acerca das práticas hodiernas de alfabetização e argumenta que, apesar de algumas dificuldades enfrentadas no contexto escolar, o computador pode ser um importante aliado no processo de aprendizagem da escrita.