Esse trabalho insere-se no âmbito das investigações propostas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, implementado no curso de Pedagogia Campus Avançado “Prof.ª Maria Elisa de Albuquerque Maia”, da UERN. Propomos estudar os saberes pedagógicos em uso na comunidade escolar, correlacionando a investigação aos aspectos didáticos e pedagógicos na formação docente, tendo como referência PIMENTA (2002), TARDIF (2000), NASCIMENTO (2011 e 2012) e VEIGA (1998). Almejamos conhecer a intencionalidade do programa PIBID e sua colaboração para a formação inicial e contínua dos sujeitos partícipes do mesmo, em seguida uma discussão da realização deste trabalho de forma colaborativa e reflexiva. O trabalho constitui-se da seguinte forma: inicialmente apresentamos uma síntese sobre os estudos acerca da formação docente, expondo como objeto de estudo “saberes pedagógicos e formação” e logo após uma análise abordando as atividades realizadas e seu contributo na formação numa perspectiva reflexiva-colaborativa.