O artigo traz reflexões acerca das demandas educacionais do ensino de Ciências da Natureza frente às dificuldades de Aprendizagem detectadas sob a ótica dos professores pesquisados. A metodologia utilizada foi pautada no campo de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, e o instrumento utilizado foi um questionário semidirigido. A pesquisa foi realizada em uma turma do curso de Ciências da Universidade Federal do Piauí – UFPI, localizada no Campus do município de Floriano/PI; a seguir, os dados foram agrupados e analisados conforme a Hermenêutica de Profundidade: Análise Sócio-História; Análise de Contéudo; e (Re)Interpretação. Identificou-se neste estudo que muitos problemas na escolarização, como as “dificuldades de aprendizagem”, como as queixas e os fracassos escolares nas variadas manifestações na realidade estudada, possui uma relação direta com a falta de avaliação crítica do professor em torno de sua própria prática, o que não os faz diversificar ações, e desconsiderar ritmos e subjetividades.