Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVATLETISMO: UM NOVO OLHAR PARA A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Palavra-chaves: ATLETISMO, ORGANIZAÇÃO, PRÁTICA DOCENTE, EDUCAÇÃO FÍSICA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1638
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38896
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 287
    "inscrito_id" => 4824
    "titulo" => "VIVATLETISMO: UM NOVO OLHAR PARA A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "resumo" => "O presente trabalho constitui-se de um relato de experiência ocorrida na Universidade Estadual da Paraíba, fruto de um evento promovido como exigência do componente curricular de Atletismo da graduação em Educação Física. O evento foi o pioneiro na Instituição, sendo desenvolvido por alunos e pelo professor da disciplina, cuja atividade foi inicialmente idealizada como uma corrida de 5km com os próprios estudantes da Universidade, mas que tomou grandes proporções atingindo docentes da Instituição e o público externo, desde adolescentes de 16 anos até idosos com 70 anos. Foi assegurado a todos os participantes inscritos o recebimento de premiações, amenizando assim a competitividade entre eles. A partir dessa experiência surgiu a reflexão sobre forma como o atletismo é ensinado como disciplina nos cursos superiores de Educação Física, visando principalmente o rendimento físico do aluno em detrimento da formação do profissional como professor, e que repercute diretamente na maneira como ele é apresentado pelo egresso na disciplina de Educação Física em contexto escolar. Deste modo, o evento permitiu aos alunos organizadores compreender o Atletismo com um novo olhar, rompendo parcialmente com a influência da didática do ensino superior. Concluiu-se que inúmeros são os instrumentos possíveis de trabalhar nas escolas para fugir do ensino cansativo e rudimentar que limita as habilidades, capacidades e benefícios que essa disciplina pode proporcionar. Portanto, as atividades realizadas puderam capacitar aos alunos organizadores a encontrar alternativas para construir sua didática, entendendo que é praticando que instigamos o pensar e repensar da prática docente permitindo uma nova perspectiva na formação profissional na Educação Física escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ATLETISMO, ORGANIZAÇÃO, PRÁTICA DOCENTE, EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID4824_25072017074816.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACIMAURA CAVALCANTI DE LIMA GALVÃO"
    "autor_nome_curto" => "JACI CAVALCANTI"
    "autor_email" => "jacgalvao26@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38896
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 287
    "inscrito_id" => 4824
    "titulo" => "VIVATLETISMO: UM NOVO OLHAR PARA A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "resumo" => "O presente trabalho constitui-se de um relato de experiência ocorrida na Universidade Estadual da Paraíba, fruto de um evento promovido como exigência do componente curricular de Atletismo da graduação em Educação Física. O evento foi o pioneiro na Instituição, sendo desenvolvido por alunos e pelo professor da disciplina, cuja atividade foi inicialmente idealizada como uma corrida de 5km com os próprios estudantes da Universidade, mas que tomou grandes proporções atingindo docentes da Instituição e o público externo, desde adolescentes de 16 anos até idosos com 70 anos. Foi assegurado a todos os participantes inscritos o recebimento de premiações, amenizando assim a competitividade entre eles. A partir dessa experiência surgiu a reflexão sobre forma como o atletismo é ensinado como disciplina nos cursos superiores de Educação Física, visando principalmente o rendimento físico do aluno em detrimento da formação do profissional como professor, e que repercute diretamente na maneira como ele é apresentado pelo egresso na disciplina de Educação Física em contexto escolar. Deste modo, o evento permitiu aos alunos organizadores compreender o Atletismo com um novo olhar, rompendo parcialmente com a influência da didática do ensino superior. Concluiu-se que inúmeros são os instrumentos possíveis de trabalhar nas escolas para fugir do ensino cansativo e rudimentar que limita as habilidades, capacidades e benefícios que essa disciplina pode proporcionar. Portanto, as atividades realizadas puderam capacitar aos alunos organizadores a encontrar alternativas para construir sua didática, entendendo que é praticando que instigamos o pensar e repensar da prática docente permitindo uma nova perspectiva na formação profissional na Educação Física escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ATLETISMO, ORGANIZAÇÃO, PRÁTICA DOCENTE, EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID4824_25072017074816.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACIMAURA CAVALCANTI DE LIMA GALVÃO"
    "autor_nome_curto" => "JACI CAVALCANTI"
    "autor_email" => "jacgalvao26@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho constitui-se de um relato de experiência ocorrida na Universidade Estadual da Paraíba, fruto de um evento promovido como exigência do componente curricular de Atletismo da graduação em Educação Física. O evento foi o pioneiro na Instituição, sendo desenvolvido por alunos e pelo professor da disciplina, cuja atividade foi inicialmente idealizada como uma corrida de 5km com os próprios estudantes da Universidade, mas que tomou grandes proporções atingindo docentes da Instituição e o público externo, desde adolescentes de 16 anos até idosos com 70 anos. Foi assegurado a todos os participantes inscritos o recebimento de premiações, amenizando assim a competitividade entre eles. A partir dessa experiência surgiu a reflexão sobre forma como o atletismo é ensinado como disciplina nos cursos superiores de Educação Física, visando principalmente o rendimento físico do aluno em detrimento da formação do profissional como professor, e que repercute diretamente na maneira como ele é apresentado pelo egresso na disciplina de Educação Física em contexto escolar. Deste modo, o evento permitiu aos alunos organizadores compreender o Atletismo com um novo olhar, rompendo parcialmente com a influência da didática do ensino superior. Concluiu-se que inúmeros são os instrumentos possíveis de trabalhar nas escolas para fugir do ensino cansativo e rudimentar que limita as habilidades, capacidades e benefícios que essa disciplina pode proporcionar. Portanto, as atividades realizadas puderam capacitar aos alunos organizadores a encontrar alternativas para construir sua didática, entendendo que é praticando que instigamos o pensar e repensar da prática docente permitindo uma nova perspectiva na formação profissional na Educação Física escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.