AS CONTRIBUIÇÕES DE RUI BARBOSA PARA O PENSAMENTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: PROBLEMAS, FONTES E CONCEPÇÕES
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35909 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2933 "inscrito_id" => 6335 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DE RUI BARBOSA PARA O PENSAMENTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: PROBLEMAS, FONTES E CONCEPÇÕES" "resumo" => "Abordar o pensamento de um autor nunca é uma tarefa fácil. No caso específico de Rui Barbosa torna-se desafiante uma vez que se tem, no âmbito da literatura acadêmica, um significativo volume de pesquisas. Todavia, insistir parece ser algo não apenas válido, como também atual, provocando reflexões, paixões e de certa forma, revisitar o próprio conceito de educação subjacente na trajetória da educação brasileira. Nesse espírito, o projeto de pesquisa em ensino, com estudantes do Curso de Pedagogia (UEL), foi constituído para o debate em torno do pensamento filosófico-educacional e sua contribuição para a formação inicial de professores. Tomando os caminhos da revisão bibliográfica, selecionando escritos do autor e seus comentadores, foi possível recuperar temáticas que evidenciam o veio filosófico de sua obra, bem como o amadurecimento dos conceitos de “Iluminismo” e “Ilustração Brasileira” e ainda, sua intersecção com a constituição do sistema público de ensino no Brasil. No bojo dessa discussão, a evidência da formação humana enquanto projeto de nação e de estado. Rui se destaca por apresentar uma concepção de educação cuja origem pode ser entendida a partir da defesa dos ideais liberais do início da República. Buscou dar forma e conteúdo ao Estado Brasileiro promovendo reformas e colaborando significativamente com a discussão política de então. Desse modo, no tocante à formação de professores e à oxigenação do debate filosófico-educacional, tratar de seu pensamento é contribuir para que as temáticas e os problemas atuais, no campo educacional, possam ser amadurecidos e evitar que paradigmas dogmáticos possam sucumbir o desejo de uma educação mais participativa em todos os aspectos. A defesa da educação passa, tanto na época de Rui, quanto hoje, pela ampliação do acesso à escola. Ao se referir à questão da desigualdade social, entendia que pudesse ser compreendida e combatida pelo viés do acesso à escola. Assim, a universalização do acesso à educação formal torna-se uma de suas mais ardentes defesas, objetivando a superação das mazelas presentes na vida pública." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, ILUMINISMO BRASILEIRO, EDUCAÇÃO REPUBLICANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID6335_28092017090834.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMAR APARECIDO ALTRAN" "autor_nome_curto" => "GILMAR" "autor_email" => "altran@uel.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35909 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2933 "inscrito_id" => 6335 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DE RUI BARBOSA PARA O PENSAMENTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: PROBLEMAS, FONTES E CONCEPÇÕES" "resumo" => "Abordar o pensamento de um autor nunca é uma tarefa fácil. No caso específico de Rui Barbosa torna-se desafiante uma vez que se tem, no âmbito da literatura acadêmica, um significativo volume de pesquisas. Todavia, insistir parece ser algo não apenas válido, como também atual, provocando reflexões, paixões e de certa forma, revisitar o próprio conceito de educação subjacente na trajetória da educação brasileira. Nesse espírito, o projeto de pesquisa em ensino, com estudantes do Curso de Pedagogia (UEL), foi constituído para o debate em torno do pensamento filosófico-educacional e sua contribuição para a formação inicial de professores. Tomando os caminhos da revisão bibliográfica, selecionando escritos do autor e seus comentadores, foi possível recuperar temáticas que evidenciam o veio filosófico de sua obra, bem como o amadurecimento dos conceitos de “Iluminismo” e “Ilustração Brasileira” e ainda, sua intersecção com a constituição do sistema público de ensino no Brasil. No bojo dessa discussão, a evidência da formação humana enquanto projeto de nação e de estado. Rui se destaca por apresentar uma concepção de educação cuja origem pode ser entendida a partir da defesa dos ideais liberais do início da República. Buscou dar forma e conteúdo ao Estado Brasileiro promovendo reformas e colaborando significativamente com a discussão política de então. Desse modo, no tocante à formação de professores e à oxigenação do debate filosófico-educacional, tratar de seu pensamento é contribuir para que as temáticas e os problemas atuais, no campo educacional, possam ser amadurecidos e evitar que paradigmas dogmáticos possam sucumbir o desejo de uma educação mais participativa em todos os aspectos. A defesa da educação passa, tanto na época de Rui, quanto hoje, pela ampliação do acesso à escola. Ao se referir à questão da desigualdade social, entendia que pudesse ser compreendida e combatida pelo viés do acesso à escola. Assim, a universalização do acesso à educação formal torna-se uma de suas mais ardentes defesas, objetivando a superação das mazelas presentes na vida pública." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, ILUMINISMO BRASILEIRO, EDUCAÇÃO REPUBLICANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID6335_28092017090834.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMAR APARECIDO ALTRAN" "autor_nome_curto" => "GILMAR" "autor_email" => "altran@uel.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }