A EXPERIMENTAÇÃO COMO RECURSO FACILITADOR NO ENSINO DA TERMOQUÍMICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35197 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4987 "inscrito_id" => 775 "titulo" => "A EXPERIMENTAÇÃO COMO RECURSO FACILITADOR NO ENSINO DA TERMOQUÍMICA" "resumo" => "Os professores de química em sua maioria ainda adotam o método tradicional de ensino em suas aulas sendo estes baseadas num aglomerado de símbolos, tabelas, regras, fórmulas e reações o que acaba por desvincular a Química do cotidiano e do interesse dos estudantes, neste tipo de método o conhecimento científico é apresentado como mais um “conteúdo”, sem que seja estudado o desenvolvimento, sem emoção, sem busca, sem motivação, ante o apresentado uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos professores é desmistificar a visão tradicional sobre a Química tornando-a desta forma uma disciplina mais interessante para os discentes, motivando-os para o aprendizado, uma vez que os conteúdos de química são vistos no ensino médio como assuntos desinteressante pelos estudantes e apesar de possuir temas totalmente presentes em suas vidas, uma quantidade significativa de alunos não conseguem associa-los e relacioná-los com o cotidiano. Uma alternativa para melhorar o processo ensino-aprendizagem, seria utilizar atividades experimentais em sala de aula de forma contextualizada, uma vez que esta promove, ao estudante, a possibilidade de relacionar os conteúdos de química com o meio em que vive, tornando o ensino desta disciplina mais interessante. Diante o exposto, a esta pesquisa teve como objetivo avaliar a aprendizagem dos alunos após uma atividade experimental envolvendo o conteúdo de Termoquímica. a pesquisa foi realizada em uma escola estadual pública da rede de ensino, localizada na cidade de Areia-PB. Tendo como público alvo uma turma de 2ª Serie (Ano) de ensino médio, composta por 27 alunos. Os resultados obtidos nesta pesquisa revelam que a utilização da experimentação contribui para o processo de aprendizagem dos discentes, podendo então ser utilizada como um recurso facilitador, capaz de despertar o interesse do aluno pelo conteúdo e proporcionar a curiosidade em relação aos conceitos de química. Ambos os experimentos são desenvolvidos de maneira alternativa, relacionados com o cotidiano dos alunos, facilitando na motivação e no interesse por parte dos alunos, bem como na valorização do ensino aprendizagem para mesmos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, TERMOQUÍMICA, ENSINO APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID775_25102017170207.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON BONIFACIO SILVA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON" "autor_email" => "jeffersonbonny20@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35197 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4987 "inscrito_id" => 775 "titulo" => "A EXPERIMENTAÇÃO COMO RECURSO FACILITADOR NO ENSINO DA TERMOQUÍMICA" "resumo" => "Os professores de química em sua maioria ainda adotam o método tradicional de ensino em suas aulas sendo estes baseadas num aglomerado de símbolos, tabelas, regras, fórmulas e reações o que acaba por desvincular a Química do cotidiano e do interesse dos estudantes, neste tipo de método o conhecimento científico é apresentado como mais um “conteúdo”, sem que seja estudado o desenvolvimento, sem emoção, sem busca, sem motivação, ante o apresentado uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos professores é desmistificar a visão tradicional sobre a Química tornando-a desta forma uma disciplina mais interessante para os discentes, motivando-os para o aprendizado, uma vez que os conteúdos de química são vistos no ensino médio como assuntos desinteressante pelos estudantes e apesar de possuir temas totalmente presentes em suas vidas, uma quantidade significativa de alunos não conseguem associa-los e relacioná-los com o cotidiano. Uma alternativa para melhorar o processo ensino-aprendizagem, seria utilizar atividades experimentais em sala de aula de forma contextualizada, uma vez que esta promove, ao estudante, a possibilidade de relacionar os conteúdos de química com o meio em que vive, tornando o ensino desta disciplina mais interessante. Diante o exposto, a esta pesquisa teve como objetivo avaliar a aprendizagem dos alunos após uma atividade experimental envolvendo o conteúdo de Termoquímica. a pesquisa foi realizada em uma escola estadual pública da rede de ensino, localizada na cidade de Areia-PB. Tendo como público alvo uma turma de 2ª Serie (Ano) de ensino médio, composta por 27 alunos. Os resultados obtidos nesta pesquisa revelam que a utilização da experimentação contribui para o processo de aprendizagem dos discentes, podendo então ser utilizada como um recurso facilitador, capaz de despertar o interesse do aluno pelo conteúdo e proporcionar a curiosidade em relação aos conceitos de química. Ambos os experimentos são desenvolvidos de maneira alternativa, relacionados com o cotidiano dos alunos, facilitando na motivação e no interesse por parte dos alunos, bem como na valorização do ensino aprendizagem para mesmos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, TERMOQUÍMICA, ENSINO APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID775_25102017170207.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON BONIFACIO SILVA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON" "autor_email" => "jeffersonbonny20@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }