Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO CONTÍNUO DE ALFABETIZAÇÃO E/ COM LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS: A FÁBULA

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTIL, ALFABETIZAÇÃO CONTÍNUA, LETRAMENTO, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: A proposta de trabalho tem como objetivo discutir a importância da Literatura Infantil no processo de Alfabetização e/com Letramento nos Anos Iniciais (3º Ano) do Ensino Fundamental I. E como objetivos específicos: investigar a Literatura Infantil no processo de Alfabetização e/com Letramento; descrever o processo de formação leitora subsidiado pela Literatura Infantil, especificadamente, com o gênero Fábula; e analisar o uso da literatura infantil, como recurso, no processo contínuo de Alfabetização e/com Letramento. A pesquisa foi dividida em dois momentos: num primeiro momento, em encontros de formação com o coordenador e os participantes do projeto PROLICEN/UFPB/2017, quando foram trabalhados e discutidos textos acerca da leitura de fábulas com crianças; os relatos e as experiências individuais sobre o uso da Literatura na Alfabetização. Já no segundo momento, deram-se as discussões das leituras feitas e a construção do trabalho proposto, para, em seguida, proceder com a análise da proposta. Espera-se, através dessa discussão, que os educadores possam de alguma maneira incorporar novas formas de abordagens, quanto ao uso da Literatura Infantil em sala de aula. Nesse sentido, à luz dos teóricos: Coelho, Soares, Zilberman, Solé; Brasil, entre outros, é que se pode considerar o papel da formação das crianças, a partir das narrativas infantis, no que diz respeito às práticas sociais. Diante dessa perspectiva, entende-se que o uso adequado dessa Literatura atribui experiências significativas no processo de letramento na escola e/para fora dela, uma vez que essas narrativas envolvem o real e fictício, ativando o conhecimento de mundo desse leitor. A proposta possibilitará formar cidadãos críticos e reflexivos, capazes de atuarem na sociedade a qual pertence. Acredita-se que o trabalho pedagógico voltado para esse “novo olhar,” ao adentrar a sala de aula irá enriquecer a práxis educativa, visto que despertará a criatividade e consequentemente, permitirá à criança estabelecer conexão com os diferentes modos de perceber a realidade vivida socialmente. Por esse contexto, podemos perceber o quanto é imprescindível adequar os procedimentos didáticos de acordo com a faixa etária, pois, através dos textos literários, esse pequeno leitor conseguirá ter a sensibilidade para ir além do real e ler de maneira fruitiva. Os resultados da pesquisa apontaram a importância do trabalho prático com os textos da Literatura Infantil e Juvenil na escola, sobretudo nos Anos Inicias do Ensino Fundamental I, no sentido de contribuir para o desenvolvimento da competência leitora das crianças nesse processo.

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