SOUZA, Jair Aniceto De et al.. Bullying, identidade e direitos humanos no contexto escolar. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36117>. Acesso em: 05/11/2024 05:43
Resumo: Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre bullying e violação dos direitos humanos no contexto de uma unidade escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Campus Avançado Sinop), constituindo-se como uma parte específica de um estudo mais amplo sobre o fenômeno do bullying coordenado pela Profa. Dra. Raquel Martins Fernandes Mota, no âmbito do Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea do IFMT, com o título “Violação dos Direitos Humanos e Bullying no contexto escolar: diagnóstico e proposta de intervenção com base no empoderamento do alunos”. A maior parte dos dados coletados foi realizada através do questionário “Violação dos Direitos Humanos e Bullying”, aplicado em sete escolas, sendo o recorte aqui apresentado o resultado de sua aplicação específica no Campus Avançado Sinop. Responderam ao questionário 117 alunos, do 1º e do 2º ano, de idades entre 14 e 17 anos. Também se utilizou da observação direta do comportamento dos alunos em suas interações cotidianas no ambiente escolar como instrumento de coleta de informações. Sobre a questão dos direitos humanos, procuramos enfocar aspectos de sua violação no âmbito escolar, sob a forma de relações de desrespeito e maus-tratos entre os alunos, e seus reflexos sobre o processo de construção de identidades e diferenças no contexto escolar. Aborda-se também nesse artigo a responsabilidade do sistema escolar na construção de uma cultura dos direitos humanos, de respeito às diferenças e de reconhecimento da dignidade inerente à particularidade cada ser humano.