Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BULLYING, IDENTIDADE E DIREITOS HUMANOS NO CONTEXTO ESCOLAR

Palavra-chaves: BULLYING, DIREITOS HUMANOS, ENSINO, IDENTIDDE Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36117
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3242
    "inscrito_id" => 7488
    "titulo" => "BULLYING, IDENTIDADE E DIREITOS HUMANOS NO CONTEXTO ESCOLAR"
    "resumo" => "Resumo: Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre bullying e violação dos direitos humanos no contexto de uma unidade escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Campus Avançado Sinop), constituindo-se como uma parte específica de um estudo mais amplo sobre o fenômeno do bullying coordenado pela Profa. Dra. Raquel Martins Fernandes Mota, no âmbito do Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea do IFMT, com o título “Violação dos Direitos Humanos e Bullying no contexto escolar: diagnóstico e proposta de intervenção com base no empoderamento do alunos”. A maior parte dos dados coletados foi realizada através do questionário “Violação dos Direitos Humanos e Bullying”, aplicado em sete escolas, sendo o recorte aqui apresentado o resultado de sua aplicação específica no Campus Avançado Sinop. Responderam ao questionário 117 alunos, do 1º e do 2º ano, de idades entre 14 e 17 anos. Também se utilizou da observação direta do comportamento dos alunos em suas interações cotidianas no ambiente escolar como instrumento de coleta de informações. Sobre a questão dos direitos humanos, procuramos enfocar aspectos de sua violação no âmbito escolar, sob a forma de relações de desrespeito e maus-tratos entre os alunos, e seus reflexos sobre o processo de construção de identidades e diferenças no contexto escolar. Aborda-se também nesse artigo a responsabilidade do sistema escolar na construção de uma cultura dos direitos humanos, de respeito às diferenças e de reconhecimento da dignidade inerente à particularidade cada ser humano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "BULLYING, DIREITOS HUMANOS, ENSINO, IDENTIDDE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID7488_09102017121100.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAIR ANICETO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JAIR ANICETO"
    "autor_email" => "jair.souza@snp.ifmt.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36117
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3242
    "inscrito_id" => 7488
    "titulo" => "BULLYING, IDENTIDADE E DIREITOS HUMANOS NO CONTEXTO ESCOLAR"
    "resumo" => "Resumo: Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre bullying e violação dos direitos humanos no contexto de uma unidade escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Campus Avançado Sinop), constituindo-se como uma parte específica de um estudo mais amplo sobre o fenômeno do bullying coordenado pela Profa. Dra. Raquel Martins Fernandes Mota, no âmbito do Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea do IFMT, com o título “Violação dos Direitos Humanos e Bullying no contexto escolar: diagnóstico e proposta de intervenção com base no empoderamento do alunos”. A maior parte dos dados coletados foi realizada através do questionário “Violação dos Direitos Humanos e Bullying”, aplicado em sete escolas, sendo o recorte aqui apresentado o resultado de sua aplicação específica no Campus Avançado Sinop. Responderam ao questionário 117 alunos, do 1º e do 2º ano, de idades entre 14 e 17 anos. Também se utilizou da observação direta do comportamento dos alunos em suas interações cotidianas no ambiente escolar como instrumento de coleta de informações. Sobre a questão dos direitos humanos, procuramos enfocar aspectos de sua violação no âmbito escolar, sob a forma de relações de desrespeito e maus-tratos entre os alunos, e seus reflexos sobre o processo de construção de identidades e diferenças no contexto escolar. Aborda-se também nesse artigo a responsabilidade do sistema escolar na construção de uma cultura dos direitos humanos, de respeito às diferenças e de reconhecimento da dignidade inerente à particularidade cada ser humano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "BULLYING, DIREITOS HUMANOS, ENSINO, IDENTIDDE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID7488_09102017121100.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAIR ANICETO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JAIR ANICETO"
    "autor_email" => "jair.souza@snp.ifmt.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre bullying e violação dos direitos humanos no contexto de uma unidade escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Campus Avançado Sinop), constituindo-se como uma parte específica de um estudo mais amplo sobre o fenômeno do bullying coordenado pela Profa. Dra. Raquel Martins Fernandes Mota, no âmbito do Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea do IFMT, com o título “Violação dos Direitos Humanos e Bullying no contexto escolar: diagnóstico e proposta de intervenção com base no empoderamento do alunos”. A maior parte dos dados coletados foi realizada através do questionário “Violação dos Direitos Humanos e Bullying”, aplicado em sete escolas, sendo o recorte aqui apresentado o resultado de sua aplicação específica no Campus Avançado Sinop. Responderam ao questionário 117 alunos, do 1º e do 2º ano, de idades entre 14 e 17 anos. Também se utilizou da observação direta do comportamento dos alunos em suas interações cotidianas no ambiente escolar como instrumento de coleta de informações. Sobre a questão dos direitos humanos, procuramos enfocar aspectos de sua violação no âmbito escolar, sob a forma de relações de desrespeito e maus-tratos entre os alunos, e seus reflexos sobre o processo de construção de identidades e diferenças no contexto escolar. Aborda-se também nesse artigo a responsabilidade do sistema escolar na construção de uma cultura dos direitos humanos, de respeito às diferenças e de reconhecimento da dignidade inerente à particularidade cada ser humano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.