O ensino da matemática muitas vezes é um desafio aos professores devido à complexidade de alguns conteúdos, o docente deve sempre analisar a didática para não se tornar um obstáculo na aprendizagem.
Compreender as dificuldades dos alunos é um passo fundamental para o avanço da aprendizagem. Inicialmente foi marcada uma conversa com a professora da disciplina de matemática, para nos informar qual a maior dificuldade dos estudantes, e então fomos informadas que os alunos têm um grande custo em interpretar questões contextualizadas, onde a partir de situações-problemas usariam conceitos e interpretações matemáticas para poder resolver as questões.
O Campo Conceitual defendido por Gérard Vergnaud caracteriza-se pelo domínio de situações, no qual o aluno é motivado a pensar, utilizar de raciocínios lógicos e dominar uma diversidade de conceitos para resolver diversas questões.
Buscaremos com essa pesquisa, estimular ao aluno a interpretação e raciocínio logico para a resolução de situações-problemas. Foi então selecionados dez situações-problemas envolvendo questões do cotidiano nos mais diversos aspectos e conceitos matemáticos.
O trabalho terá uma abordagem qualitativa, voltada para o estudo de casos, tendo como alvo de pesquisa o 1˚ ano do ensino médio, por ser uma série de alunos que iniciam os estudos para a entrada da vida acadêmica e estão envolvidos com diversas provas de vestibulares onde é necessário a interpretação e o raciocínio logico diante das provas composta de questões contextualizadas.
As situações-problemas contribuem de forma direta e indiretamente para o aprendizado do aluno, pois necessita de uma vasta quantidade de conceitos para a resolução dos mesmos e um conhecimento cientifico é produzido pelo aluno através do domínio do conceito e seus procedimentos. O professor enquanto mediador de ensino deve ajudar o aluno a desenvolver os mais diversos esquemas e representações.