A IMPORTÂNCIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35317 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2075 "inscrito_id" => 1851 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL" "resumo" => """ O ensino da matemática muitas vezes é um desafio aos professores devido à complexidade de alguns conteúdos, o docente deve sempre analisar a didática para não se tornar um obstáculo na aprendizagem.\r\n Compreender as dificuldades dos alunos é um passo fundamental para o avanço da aprendizagem. Inicialmente foi marcada uma conversa com a professora da disciplina de matemática, para nos informar qual a maior dificuldade dos estudantes, e então fomos informadas que os alunos têm um grande custo em interpretar questões contextualizadas, onde a partir de situações-problemas usariam conceitos e interpretações matemáticas para poder resolver as questões. \r\n O Campo Conceitual defendido por Gérard Vergnaud caracteriza-se pelo domínio de situações, no qual o aluno é motivado a pensar, utilizar de raciocínios lógicos e dominar uma diversidade de conceitos para resolver diversas questões.\r\n Buscaremos com essa pesquisa, estimular ao aluno a interpretação e raciocínio logico para a resolução de situações-problemas. Foi então selecionados dez situações-problemas envolvendo questões do cotidiano nos mais diversos aspectos e conceitos matemáticos. \r\n O trabalho terá uma abordagem qualitativa, voltada para o estudo de casos, tendo como alvo de pesquisa o 1˚ ano do ensino médio, por ser uma série de alunos que iniciam os estudos para a entrada da vida acadêmica e estão envolvidos com diversas provas de vestibulares onde é necessário a interpretação e o raciocínio logico diante das provas composta de questões contextualizadas.\r\n As situações-problemas contribuem de forma direta e indiretamente para o aprendizado do aluno, pois necessita de uma vasta quantidade de conceitos para a resolução dos mesmos e um conhecimento cientifico é produzido pelo aluno através do domínio do conceito e seus procedimentos. O professor enquanto mediador de ensino deve ajudar o aluno a desenvolver os mais diversos esquemas e representações. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "PROBLEMAS, CAMPO CONCEITUAL, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID1851_11092017170631.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERLANE CAROLINE MENDES BAIER " "autor_nome_curto" => "GERLANE BAIER " "autor_email" => "gerlanebaier.5@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35317 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2075 "inscrito_id" => 1851 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL" "resumo" => """ O ensino da matemática muitas vezes é um desafio aos professores devido à complexidade de alguns conteúdos, o docente deve sempre analisar a didática para não se tornar um obstáculo na aprendizagem.\r\n Compreender as dificuldades dos alunos é um passo fundamental para o avanço da aprendizagem. Inicialmente foi marcada uma conversa com a professora da disciplina de matemática, para nos informar qual a maior dificuldade dos estudantes, e então fomos informadas que os alunos têm um grande custo em interpretar questões contextualizadas, onde a partir de situações-problemas usariam conceitos e interpretações matemáticas para poder resolver as questões. \r\n O Campo Conceitual defendido por Gérard Vergnaud caracteriza-se pelo domínio de situações, no qual o aluno é motivado a pensar, utilizar de raciocínios lógicos e dominar uma diversidade de conceitos para resolver diversas questões.\r\n Buscaremos com essa pesquisa, estimular ao aluno a interpretação e raciocínio logico para a resolução de situações-problemas. Foi então selecionados dez situações-problemas envolvendo questões do cotidiano nos mais diversos aspectos e conceitos matemáticos. \r\n O trabalho terá uma abordagem qualitativa, voltada para o estudo de casos, tendo como alvo de pesquisa o 1˚ ano do ensino médio, por ser uma série de alunos que iniciam os estudos para a entrada da vida acadêmica e estão envolvidos com diversas provas de vestibulares onde é necessário a interpretação e o raciocínio logico diante das provas composta de questões contextualizadas.\r\n As situações-problemas contribuem de forma direta e indiretamente para o aprendizado do aluno, pois necessita de uma vasta quantidade de conceitos para a resolução dos mesmos e um conhecimento cientifico é produzido pelo aluno através do domínio do conceito e seus procedimentos. O professor enquanto mediador de ensino deve ajudar o aluno a desenvolver os mais diversos esquemas e representações. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "PROBLEMAS, CAMPO CONCEITUAL, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID1851_11092017170631.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERLANE CAROLINE MENDES BAIER " "autor_nome_curto" => "GERLANE BAIER " "autor_email" => "gerlanebaier.5@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }