Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL

Palavra-chaves: PROBLEMAS, CAMPO CONCEITUAL, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
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      O ensino da matemática muitas vezes é um desafio aos professores devido à complexidade de alguns conteúdos, o docente deve sempre analisar a didática para não se tornar um obstáculo na aprendizagem.\r\n
      Compreender as dificuldades dos alunos é um passo fundamental para o avanço da aprendizagem. Inicialmente foi marcada uma conversa com a professora da disciplina de matemática, para nos informar qual a maior dificuldade dos estudantes, e então fomos informadas que os alunos têm um grande custo em interpretar questões contextualizadas, onde a partir de situações-problemas usariam conceitos e interpretações matemáticas para poder resolver as questões.  \r\n
      O Campo Conceitual defendido por Gérard Vergnaud caracteriza-se pelo domínio de situações, no qual o aluno é motivado a pensar, utilizar de raciocínios lógicos e dominar uma diversidade de conceitos para resolver diversas questões.\r\n
      Buscaremos com essa pesquisa, estimular ao aluno a interpretação e raciocínio logico para a resolução de situações-problemas. Foi então selecionados dez situações-problemas envolvendo questões do cotidiano nos mais diversos aspectos e conceitos matemáticos. \r\n
      O trabalho terá uma abordagem qualitativa, voltada para o estudo de casos, tendo como alvo de pesquisa o 1˚ ano do ensino médio, por ser uma série de alunos que iniciam os estudos para a entrada da vida acadêmica e estão envolvidos com diversas provas de vestibulares onde é necessário a interpretação e o raciocínio logico diante das provas composta de questões contextualizadas.\r\n
      As situações-problemas contribuem de forma direta e indiretamente para o aprendizado do aluno, pois necessita de uma vasta quantidade de conceitos para a resolução dos mesmos e um conhecimento cientifico é produzido pelo aluno através do domínio do conceito e seus procedimentos. O professor enquanto mediador de ensino deve ajudar o aluno a desenvolver os mais diversos esquemas e representações.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O ensino da matemática muitas vezes é um desafio aos professores devido à complexidade de alguns conteúdos, o docente deve sempre analisar a didática para não se tornar um obstáculo na aprendizagem. Compreender as dificuldades dos alunos é um passo fundamental para o avanço da aprendizagem. Inicialmente foi marcada uma conversa com a professora da disciplina de matemática, para nos informar qual a maior dificuldade dos estudantes, e então fomos informadas que os alunos têm um grande custo em interpretar questões contextualizadas, onde a partir de situações-problemas usariam conceitos e interpretações matemáticas para poder resolver as questões. O Campo Conceitual defendido por Gérard Vergnaud caracteriza-se pelo domínio de situações, no qual o aluno é motivado a pensar, utilizar de raciocínios lógicos e dominar uma diversidade de conceitos para resolver diversas questões. Buscaremos com essa pesquisa, estimular ao aluno a interpretação e raciocínio logico para a resolução de situações-problemas. Foi então selecionados dez situações-problemas envolvendo questões do cotidiano nos mais diversos aspectos e conceitos matemáticos. O trabalho terá uma abordagem qualitativa, voltada para o estudo de casos, tendo como alvo de pesquisa o 1˚ ano do ensino médio, por ser uma série de alunos que iniciam os estudos para a entrada da vida acadêmica e estão envolvidos com diversas provas de vestibulares onde é necessário a interpretação e o raciocínio logico diante das provas composta de questões contextualizadas. As situações-problemas contribuem de forma direta e indiretamente para o aprendizado do aluno, pois necessita de uma vasta quantidade de conceitos para a resolução dos mesmos e um conhecimento cientifico é produzido pelo aluno através do domínio do conceito e seus procedimentos. O professor enquanto mediador de ensino deve ajudar o aluno a desenvolver os mais diversos esquemas e representações.

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