Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CORPO E DIDÁTICA NA OBRA “INTRODUÇÃO A DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA”: UMA LEITURA EPISTEMOLÓGICA

Palavra-chaves: CORPO, DIDÁTICA, EPISTEMOLOGIA Pôster (PO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36318
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4363
    "inscrito_id" => 6158
    "titulo" => "CORPO E DIDÁTICA NA OBRA “INTRODUÇÃO A DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA”: UMA LEITURA EPISTEMOLÓGICA"
    "resumo" => "Nosso estudo configura-se como relatório parcial de iniciação científica do curso de Educação Física do Centro Universitário Facex – Unifacex e busca um entrelaçamento entre corpo, epistemologia e didática da Educação Física. Nossa perspectiva é uma investigação epistemológica para compreender a noção de corpo e didática a partir do primeiro livro sobre didática da Educação Física no Brasil. Temos como objetivos: a) Identificar a compreensão de corpo na obra “Introdução à Didática de Educação Física” de Alfredo Gomes de Faria Junior; b) identificar os seus fundamentos teóricos sobre didática. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica que situa a obra “Introdução à Didática da Educação Física” em seu contexto sócio-cultural e político, identificando a compreensão de corpo e didática apresentados, destacando seus pressupostos teóricos. Dessa forma, nota-se na obra um avanço ao reconhecer que a didática necessita ser pensada também da realidade, assim como, percebe-se limites ao fortalecer o discurso humanista e tecnicista. Por fim, com a realização desse estudo, ainda em andamento, percebemos que a área da educação física carece de uma reflexão que interligue didática, epistemologia e estudos do corpo, assim como, reconhecer a produção de conhecimento sobre educação física da época da ditadura militar que não necessariamente representa um atraso para área, mas demonstra ideias fecundas para pensar a didática da educação física e suas implicações para formação humana."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "CORPO, DIDÁTICA, EPISTEMOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID6158_16102017210324.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MOALDECIR FREIRE DOMINGOS JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "MOALDECIR JR"
    "autor_email" => "moaldecir@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36318
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4363
    "inscrito_id" => 6158
    "titulo" => "CORPO E DIDÁTICA NA OBRA “INTRODUÇÃO A DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA”: UMA LEITURA EPISTEMOLÓGICA"
    "resumo" => "Nosso estudo configura-se como relatório parcial de iniciação científica do curso de Educação Física do Centro Universitário Facex – Unifacex e busca um entrelaçamento entre corpo, epistemologia e didática da Educação Física. Nossa perspectiva é uma investigação epistemológica para compreender a noção de corpo e didática a partir do primeiro livro sobre didática da Educação Física no Brasil. Temos como objetivos: a) Identificar a compreensão de corpo na obra “Introdução à Didática de Educação Física” de Alfredo Gomes de Faria Junior; b) identificar os seus fundamentos teóricos sobre didática. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica que situa a obra “Introdução à Didática da Educação Física” em seu contexto sócio-cultural e político, identificando a compreensão de corpo e didática apresentados, destacando seus pressupostos teóricos. Dessa forma, nota-se na obra um avanço ao reconhecer que a didática necessita ser pensada também da realidade, assim como, percebe-se limites ao fortalecer o discurso humanista e tecnicista. Por fim, com a realização desse estudo, ainda em andamento, percebemos que a área da educação física carece de uma reflexão que interligue didática, epistemologia e estudos do corpo, assim como, reconhecer a produção de conhecimento sobre educação física da época da ditadura militar que não necessariamente representa um atraso para área, mas demonstra ideias fecundas para pensar a didática da educação física e suas implicações para formação humana."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "CORPO, DIDÁTICA, EPISTEMOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID6158_16102017210324.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MOALDECIR FREIRE DOMINGOS JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "MOALDECIR JR"
    "autor_email" => "moaldecir@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Nosso estudo configura-se como relatório parcial de iniciação científica do curso de Educação Física do Centro Universitário Facex – Unifacex e busca um entrelaçamento entre corpo, epistemologia e didática da Educação Física. Nossa perspectiva é uma investigação epistemológica para compreender a noção de corpo e didática a partir do primeiro livro sobre didática da Educação Física no Brasil. Temos como objetivos: a) Identificar a compreensão de corpo na obra “Introdução à Didática de Educação Física” de Alfredo Gomes de Faria Junior; b) identificar os seus fundamentos teóricos sobre didática. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica que situa a obra “Introdução à Didática da Educação Física” em seu contexto sócio-cultural e político, identificando a compreensão de corpo e didática apresentados, destacando seus pressupostos teóricos. Dessa forma, nota-se na obra um avanço ao reconhecer que a didática necessita ser pensada também da realidade, assim como, percebe-se limites ao fortalecer o discurso humanista e tecnicista. Por fim, com a realização desse estudo, ainda em andamento, percebemos que a área da educação física carece de uma reflexão que interligue didática, epistemologia e estudos do corpo, assim como, reconhecer a produção de conhecimento sobre educação física da época da ditadura militar que não necessariamente representa um atraso para área, mas demonstra ideias fecundas para pensar a didática da educação física e suas implicações para formação humana.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.