CORPO E DIDÁTICA NA OBRA “INTRODUÇÃO A DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA”: UMA LEITURA EPISTEMOLÓGICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36318 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4363 "inscrito_id" => 6158 "titulo" => "CORPO E DIDÁTICA NA OBRA “INTRODUÇÃO A DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA”: UMA LEITURA EPISTEMOLÓGICA" "resumo" => "Nosso estudo configura-se como relatório parcial de iniciação científica do curso de Educação Física do Centro Universitário Facex – Unifacex e busca um entrelaçamento entre corpo, epistemologia e didática da Educação Física. Nossa perspectiva é uma investigação epistemológica para compreender a noção de corpo e didática a partir do primeiro livro sobre didática da Educação Física no Brasil. Temos como objetivos: a) Identificar a compreensão de corpo na obra “Introdução à Didática de Educação Física” de Alfredo Gomes de Faria Junior; b) identificar os seus fundamentos teóricos sobre didática. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica que situa a obra “Introdução à Didática da Educação Física” em seu contexto sócio-cultural e político, identificando a compreensão de corpo e didática apresentados, destacando seus pressupostos teóricos. Dessa forma, nota-se na obra um avanço ao reconhecer que a didática necessita ser pensada também da realidade, assim como, percebe-se limites ao fortalecer o discurso humanista e tecnicista. Por fim, com a realização desse estudo, ainda em andamento, percebemos que a área da educação física carece de uma reflexão que interligue didática, epistemologia e estudos do corpo, assim como, reconhecer a produção de conhecimento sobre educação física da época da ditadura militar que não necessariamente representa um atraso para área, mas demonstra ideias fecundas para pensar a didática da educação física e suas implicações para formação humana." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CORPO, DIDÁTICA, EPISTEMOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID6158_16102017210324.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MOALDECIR FREIRE DOMINGOS JUNIOR" "autor_nome_curto" => "MOALDECIR JR" "autor_email" => "moaldecir@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36318 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4363 "inscrito_id" => 6158 "titulo" => "CORPO E DIDÁTICA NA OBRA “INTRODUÇÃO A DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA”: UMA LEITURA EPISTEMOLÓGICA" "resumo" => "Nosso estudo configura-se como relatório parcial de iniciação científica do curso de Educação Física do Centro Universitário Facex – Unifacex e busca um entrelaçamento entre corpo, epistemologia e didática da Educação Física. Nossa perspectiva é uma investigação epistemológica para compreender a noção de corpo e didática a partir do primeiro livro sobre didática da Educação Física no Brasil. Temos como objetivos: a) Identificar a compreensão de corpo na obra “Introdução à Didática de Educação Física” de Alfredo Gomes de Faria Junior; b) identificar os seus fundamentos teóricos sobre didática. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica que situa a obra “Introdução à Didática da Educação Física” em seu contexto sócio-cultural e político, identificando a compreensão de corpo e didática apresentados, destacando seus pressupostos teóricos. Dessa forma, nota-se na obra um avanço ao reconhecer que a didática necessita ser pensada também da realidade, assim como, percebe-se limites ao fortalecer o discurso humanista e tecnicista. Por fim, com a realização desse estudo, ainda em andamento, percebemos que a área da educação física carece de uma reflexão que interligue didática, epistemologia e estudos do corpo, assim como, reconhecer a produção de conhecimento sobre educação física da época da ditadura militar que não necessariamente representa um atraso para área, mas demonstra ideias fecundas para pensar a didática da educação física e suas implicações para formação humana." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CORPO, DIDÁTICA, EPISTEMOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID6158_16102017210324.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MOALDECIR FREIRE DOMINGOS JUNIOR" "autor_nome_curto" => "MOALDECIR JR" "autor_email" => "moaldecir@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }