Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A TRAJETÓRIA DA SUPERVISÃO DE ENSINO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP

Palavra-chaves: SUPERVISÃO DE ENSINO, PROFISSIONALIZAÇÃO, ACOMPANHAMENTO Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo vincula-se à pesquisa de mestrado e às atividades do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais, Direito à Educação e Políticas de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, liderado pela Prof.ª Orientadora Dr.ª Marta Leandro da Silva contemplando as linhas de pesquisas em políticas públicas, direito educacional e história da educação brasileira. O artigo tem como objetivo retratar a trajetória histórica do supervisor de ensino na rede municipal de ensino de São José do Rio Preto/SP, a partir de análise documental e bibliográfica deste profissional da educação, descritos nos atos normativos constituintes da ação supervisora. Para tanto, far-se-á um retrospecto histórico da ação supervisora com base no referencial teórico de Saviani (2006), Silva Junior (2013), Rangel (2011), Ferreira (2010), Giancaterino (2010), dentre outros, fazendo um paralelo com a prática supervisora na rede municipal de ensino de são José do Rio Preto/SP. O presente trabalho retrata como se constituiu a profissionalização do supervisor de ensino na política educacional brasileira e no sistema municipal de ensino, demonstrando a política educacional municipal para atuação desse profissional. Na primeira parte aborda o itinerário histórico da supervisão de ensino no Brasil e em seguida a trajetória histórica desse profissional na realidade da rede de ensino municipal. Destaca-se que o supervisor de ensino é um profissional em contradição em sua atuação, pois entre tantas atribuições que lhe compete, sua constituição histórica na rede municipal permite uma análise reflexiva descritiva sobre como este profissional pode atuar como um agente de uma política pública efetivamente democrática para todos e não como agente de políticas de governo políticas de governo, que em sua maioria são descontinuas.

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