Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIDA E OBRA DE PATATIVA DO ASSARÉ EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA: UMA EXPERIÊNCIA DE BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO PEDAGOGIA DA UFC

Palavra-chaves: PIBID, , PATATIVA DO ASSARÉ, , FORMAÇÃO. Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38884
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3731
    "inscrito_id" => 2948
    "titulo" => "VIDA E OBRA DE PATATIVA DO ASSARÉ EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA: UMA EXPERIÊNCIA DE BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO PEDAGOGIA DA UFC"
    "resumo" => """
      Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento, valorização da formação de professores para a educação básica e inserção dos alunos\r\n
      das Licenciaturas na escola pública, a partir do ano letivo de 2014, coordenado em âmbito nacional pela\r\n
      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Nesse sentido, o presente trabalho apresenta uma proposta desenvolvida por bolsistas do PIBID, subprojeto Pedagogia, da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e surgiu a partir de um projeto desenvolvido em uma Escola Municipal, localizada em Fortaleza/CE. O referido projeto chamado “Patrono da turma” consistia em cada série do 1° ao 5° ano da escola estudaria sobre um determinado autor e, posteriormente, socializaria para as demais turmas da escola. O lócus do nosso trabalho foi uma turma do 4° ano que tinha como patrono Patativa do Assaré que se destacou como compositor, improvisador, poeta e produziu também literatura de cordel. Objetivamos apresentar para os alunos a vida e a obra desse poeta cearense, fazendo com que os alunos reconheçam e valorizem a\r\n
      cultura popular nordestina. Para alcançarmos nossos objetivos, desenvolvemos atividades envolvendo\r\n
      os gêneros textuais biografia, cordel (literatura de cordel) e letra de música com foco no estímulo à\r\n
      oralidade e à interdisciplinaridade, conforme orientam os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua\r\n
      Portuguesa (BRASIL, 1997), a partir do conhecimento prévio dos alunos para abordar o tema, utilizamos\r\n
      o livro paradidático Patativa do Assaré, de Jansey & Baby Viana (2010), por meio do qual realizamos contações de histórias e oficinas de produção textual e de música. Como referencial teórico, nos apoiamos nas contribuições de Bakhtin (1997), Marcuschi (2005), nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Os resultados evidenciaram o interesse pelo assunto por parte dos alunos e o consequente envolvimento nas atividades propostas, participando ativamente de todas as etapas previstas. Para concluir, salientamos a importância do projeto Patrono da turma referenciando representantes da cultura popular nordestina, como uma oportunidade de aprender e de trocar conhecimentos, ressignificando saberes e ajudando a construir uma escola alegre, viva e dinâmica. Por\r\n
      fim, concluímos que o PIBID contribui para a formação inicial de professores para fomentar a articulação entre a teoria estudada na universidade e a prática vivenciada nas salas de aula na qual os bolsistas estão inseridos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PIBID,, PATATIVA DO ASSARÉ,, FORMAÇÃO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2948_15102017202946.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DINÁ ESTER BATISTA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "DINÁ ESTER"
    "autor_email" => "dinahnascimento@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38884
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3731
    "inscrito_id" => 2948
    "titulo" => "VIDA E OBRA DE PATATIVA DO ASSARÉ EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA: UMA EXPERIÊNCIA DE BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO PEDAGOGIA DA UFC"
    "resumo" => """
      Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento, valorização da formação de professores para a educação básica e inserção dos alunos\r\n
      das Licenciaturas na escola pública, a partir do ano letivo de 2014, coordenado em âmbito nacional pela\r\n
      Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Nesse sentido, o presente trabalho apresenta uma proposta desenvolvida por bolsistas do PIBID, subprojeto Pedagogia, da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e surgiu a partir de um projeto desenvolvido em uma Escola Municipal, localizada em Fortaleza/CE. O referido projeto chamado “Patrono da turma” consistia em cada série do 1° ao 5° ano da escola estudaria sobre um determinado autor e, posteriormente, socializaria para as demais turmas da escola. O lócus do nosso trabalho foi uma turma do 4° ano que tinha como patrono Patativa do Assaré que se destacou como compositor, improvisador, poeta e produziu também literatura de cordel. Objetivamos apresentar para os alunos a vida e a obra desse poeta cearense, fazendo com que os alunos reconheçam e valorizem a\r\n
      cultura popular nordestina. Para alcançarmos nossos objetivos, desenvolvemos atividades envolvendo\r\n
      os gêneros textuais biografia, cordel (literatura de cordel) e letra de música com foco no estímulo à\r\n
      oralidade e à interdisciplinaridade, conforme orientam os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua\r\n
      Portuguesa (BRASIL, 1997), a partir do conhecimento prévio dos alunos para abordar o tema, utilizamos\r\n
      o livro paradidático Patativa do Assaré, de Jansey & Baby Viana (2010), por meio do qual realizamos contações de histórias e oficinas de produção textual e de música. Como referencial teórico, nos apoiamos nas contribuições de Bakhtin (1997), Marcuschi (2005), nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Os resultados evidenciaram o interesse pelo assunto por parte dos alunos e o consequente envolvimento nas atividades propostas, participando ativamente de todas as etapas previstas. Para concluir, salientamos a importância do projeto Patrono da turma referenciando representantes da cultura popular nordestina, como uma oportunidade de aprender e de trocar conhecimentos, ressignificando saberes e ajudando a construir uma escola alegre, viva e dinâmica. Por\r\n
      fim, concluímos que o PIBID contribui para a formação inicial de professores para fomentar a articulação entre a teoria estudada na universidade e a prática vivenciada nas salas de aula na qual os bolsistas estão inseridos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PIBID,, PATATIVA DO ASSARÉ,, FORMAÇÃO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2948_15102017202946.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DINÁ ESTER BATISTA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "DINÁ ESTER"
    "autor_email" => "dinahnascimento@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento, valorização da formação de professores para a educação básica e inserção dos alunos das Licenciaturas na escola pública, a partir do ano letivo de 2014, coordenado em âmbito nacional pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Nesse sentido, o presente trabalho apresenta uma proposta desenvolvida por bolsistas do PIBID, subprojeto Pedagogia, da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e surgiu a partir de um projeto desenvolvido em uma Escola Municipal, localizada em Fortaleza/CE. O referido projeto chamado “Patrono da turma” consistia em cada série do 1° ao 5° ano da escola estudaria sobre um determinado autor e, posteriormente, socializaria para as demais turmas da escola. O lócus do nosso trabalho foi uma turma do 4° ano que tinha como patrono Patativa do Assaré que se destacou como compositor, improvisador, poeta e produziu também literatura de cordel. Objetivamos apresentar para os alunos a vida e a obra desse poeta cearense, fazendo com que os alunos reconheçam e valorizem a cultura popular nordestina. Para alcançarmos nossos objetivos, desenvolvemos atividades envolvendo os gêneros textuais biografia, cordel (literatura de cordel) e letra de música com foco no estímulo à oralidade e à interdisciplinaridade, conforme orientam os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (BRASIL, 1997), a partir do conhecimento prévio dos alunos para abordar o tema, utilizamos o livro paradidático Patativa do Assaré, de Jansey & Baby Viana (2010), por meio do qual realizamos contações de histórias e oficinas de produção textual e de música. Como referencial teórico, nos apoiamos nas contribuições de Bakhtin (1997), Marcuschi (2005), nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Os resultados evidenciaram o interesse pelo assunto por parte dos alunos e o consequente envolvimento nas atividades propostas, participando ativamente de todas as etapas previstas. Para concluir, salientamos a importância do projeto Patrono da turma referenciando representantes da cultura popular nordestina, como uma oportunidade de aprender e de trocar conhecimentos, ressignificando saberes e ajudando a construir uma escola alegre, viva e dinâmica. Por fim, concluímos que o PIBID contribui para a formação inicial de professores para fomentar a articulação entre a teoria estudada na universidade e a prática vivenciada nas salas de aula na qual os bolsistas estão inseridos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.