Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIDA E OBRA DE PATATIVA DO ASSARÉ EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA: UMA EXPERIÊNCIA DE BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO PEDAGOGIA DA UFC

Palavra-chaves: PIBID, , PATATIVA DO ASSARÉ, , FORMAÇÃO. Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento, valorização da formação de professores para a educação básica e inserção dos alunos das Licenciaturas na escola pública, a partir do ano letivo de 2014, coordenado em âmbito nacional pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Nesse sentido, o presente trabalho apresenta uma proposta desenvolvida por bolsistas do PIBID, subprojeto Pedagogia, da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e surgiu a partir de um projeto desenvolvido em uma Escola Municipal, localizada em Fortaleza/CE. O referido projeto chamado “Patrono da turma” consistia em cada série do 1° ao 5° ano da escola estudaria sobre um determinado autor e, posteriormente, socializaria para as demais turmas da escola. O lócus do nosso trabalho foi uma turma do 4° ano que tinha como patrono Patativa do Assaré que se destacou como compositor, improvisador, poeta e produziu também literatura de cordel. Objetivamos apresentar para os alunos a vida e a obra desse poeta cearense, fazendo com que os alunos reconheçam e valorizem a cultura popular nordestina. Para alcançarmos nossos objetivos, desenvolvemos atividades envolvendo os gêneros textuais biografia, cordel (literatura de cordel) e letra de música com foco no estímulo à oralidade e à interdisciplinaridade, conforme orientam os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (BRASIL, 1997), a partir do conhecimento prévio dos alunos para abordar o tema, utilizamos o livro paradidático Patativa do Assaré, de Jansey & Baby Viana (2010), por meio do qual realizamos contações de histórias e oficinas de produção textual e de música. Como referencial teórico, nos apoiamos nas contribuições de Bakhtin (1997), Marcuschi (2005), nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Os resultados evidenciaram o interesse pelo assunto por parte dos alunos e o consequente envolvimento nas atividades propostas, participando ativamente de todas as etapas previstas. Para concluir, salientamos a importância do projeto Patrono da turma referenciando representantes da cultura popular nordestina, como uma oportunidade de aprender e de trocar conhecimentos, ressignificando saberes e ajudando a construir uma escola alegre, viva e dinâmica. Por fim, concluímos que o PIBID contribui para a formação inicial de professores para fomentar a articulação entre a teoria estudada na universidade e a prática vivenciada nas salas de aula na qual os bolsistas estão inseridos.

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