VIDA E OBRA DE PATATIVA DO ASSARÉ EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA: UMA EXPERIÊNCIA DE BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO PEDAGOGIA DA UFC
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38884 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3731 "inscrito_id" => 2948 "titulo" => "VIDA E OBRA DE PATATIVA DO ASSARÉ EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA: UMA EXPERIÊNCIA DE BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO PEDAGOGIA DA UFC" "resumo" => """ Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento, valorização da formação de professores para a educação básica e inserção dos alunos\r\n das Licenciaturas na escola pública, a partir do ano letivo de 2014, coordenado em âmbito nacional pela\r\n Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Nesse sentido, o presente trabalho apresenta uma proposta desenvolvida por bolsistas do PIBID, subprojeto Pedagogia, da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e surgiu a partir de um projeto desenvolvido em uma Escola Municipal, localizada em Fortaleza/CE. O referido projeto chamado “Patrono da turma” consistia em cada série do 1° ao 5° ano da escola estudaria sobre um determinado autor e, posteriormente, socializaria para as demais turmas da escola. O lócus do nosso trabalho foi uma turma do 4° ano que tinha como patrono Patativa do Assaré que se destacou como compositor, improvisador, poeta e produziu também literatura de cordel. Objetivamos apresentar para os alunos a vida e a obra desse poeta cearense, fazendo com que os alunos reconheçam e valorizem a\r\n cultura popular nordestina. Para alcançarmos nossos objetivos, desenvolvemos atividades envolvendo\r\n os gêneros textuais biografia, cordel (literatura de cordel) e letra de música com foco no estímulo à\r\n oralidade e à interdisciplinaridade, conforme orientam os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua\r\n Portuguesa (BRASIL, 1997), a partir do conhecimento prévio dos alunos para abordar o tema, utilizamos\r\n o livro paradidático Patativa do Assaré, de Jansey & Baby Viana (2010), por meio do qual realizamos contações de histórias e oficinas de produção textual e de música. Como referencial teórico, nos apoiamos nas contribuições de Bakhtin (1997), Marcuschi (2005), nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Os resultados evidenciaram o interesse pelo assunto por parte dos alunos e o consequente envolvimento nas atividades propostas, participando ativamente de todas as etapas previstas. Para concluir, salientamos a importância do projeto Patrono da turma referenciando representantes da cultura popular nordestina, como uma oportunidade de aprender e de trocar conhecimentos, ressignificando saberes e ajudando a construir uma escola alegre, viva e dinâmica. Por\r\n fim, concluímos que o PIBID contribui para a formação inicial de professores para fomentar a articulação entre a teoria estudada na universidade e a prática vivenciada nas salas de aula na qual os bolsistas estão inseridos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID,, PATATIVA DO ASSARÉ,, FORMAÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2948_15102017202946.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DINÁ ESTER BATISTA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "DINÁ ESTER" "autor_email" => "dinahnascimento@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38884 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3731 "inscrito_id" => 2948 "titulo" => "VIDA E OBRA DE PATATIVA DO ASSARÉ EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA: UMA EXPERIÊNCIA DE BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO PEDAGOGIA DA UFC" "resumo" => """ Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento, valorização da formação de professores para a educação básica e inserção dos alunos\r\n das Licenciaturas na escola pública, a partir do ano letivo de 2014, coordenado em âmbito nacional pela\r\n Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Nesse sentido, o presente trabalho apresenta uma proposta desenvolvida por bolsistas do PIBID, subprojeto Pedagogia, da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e surgiu a partir de um projeto desenvolvido em uma Escola Municipal, localizada em Fortaleza/CE. O referido projeto chamado “Patrono da turma” consistia em cada série do 1° ao 5° ano da escola estudaria sobre um determinado autor e, posteriormente, socializaria para as demais turmas da escola. O lócus do nosso trabalho foi uma turma do 4° ano que tinha como patrono Patativa do Assaré que se destacou como compositor, improvisador, poeta e produziu também literatura de cordel. Objetivamos apresentar para os alunos a vida e a obra desse poeta cearense, fazendo com que os alunos reconheçam e valorizem a\r\n cultura popular nordestina. Para alcançarmos nossos objetivos, desenvolvemos atividades envolvendo\r\n os gêneros textuais biografia, cordel (literatura de cordel) e letra de música com foco no estímulo à\r\n oralidade e à interdisciplinaridade, conforme orientam os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua\r\n Portuguesa (BRASIL, 1997), a partir do conhecimento prévio dos alunos para abordar o tema, utilizamos\r\n o livro paradidático Patativa do Assaré, de Jansey & Baby Viana (2010), por meio do qual realizamos contações de histórias e oficinas de produção textual e de música. Como referencial teórico, nos apoiamos nas contribuições de Bakhtin (1997), Marcuschi (2005), nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Os resultados evidenciaram o interesse pelo assunto por parte dos alunos e o consequente envolvimento nas atividades propostas, participando ativamente de todas as etapas previstas. Para concluir, salientamos a importância do projeto Patrono da turma referenciando representantes da cultura popular nordestina, como uma oportunidade de aprender e de trocar conhecimentos, ressignificando saberes e ajudando a construir uma escola alegre, viva e dinâmica. Por\r\n fim, concluímos que o PIBID contribui para a formação inicial de professores para fomentar a articulação entre a teoria estudada na universidade e a prática vivenciada nas salas de aula na qual os bolsistas estão inseridos. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID,, PATATIVA DO ASSARÉ,, FORMAÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2948_15102017202946.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DINÁ ESTER BATISTA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "DINÁ ESTER" "autor_email" => "dinahnascimento@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }