Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MOTIVAÇÃO COMO FATOR DETERMINANTE NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA

Palavra-chaves: MOTIVAÇÃO, LEITURA, ESCRITA Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35482
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3168
    "inscrito_id" => 943
    "titulo" => "A MOTIVAÇÃO COMO FATOR DETERMINANTE NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA"
    "resumo" => "A leitura é um meio de comunicação que vai muito além do que o ato de decodificar letras e números. Permite ao indivíduo imaginar, refletir e formular seus pensamentos, bem como, colocá-los em prática. É também um meio de inserção social, pois esta possibilita a autonomia da pessoa, em buscar o conhecimento e utilizá-lo a seu favor. Para tanto, devemos considerar um fator muito importante nesse processo: a motivação. Esta impulsiona o aluno a disponibilizar tempo e energia necessários, para realizar suas tarefas escolares, bem como, desenvolver a aprendizagem significativa. O objetivo do presente trabalho busca reconhecer a importância da motivação no processo de desenvolvimento da leitura e da escrita. A pesquisa é do tipo quali-quantitativa e utilizou-se a metodologia descritiva. A mesma foi realizada numa turma do segundo ano “A” da Escola Municipal Francisco Chaves Ventura localizada na cidade de Camalaú-PB. A coleta de dados foi feita através da aplicação de questionário contendo cinco perguntas objetivas, com o propósito de verificar a opinião dos pais dos alunos à cerca da eficiência do projeto.  Com a aplicação do questionário, percebeu-se que a maioria dos pais acharam o projeto ótimo (81%),  (92%) que os alunos se interessaram mais pela leitura e apenas (4%) disseram que não. Com relação à aprendizagem dos alunos, 54% responderam que está ótima, (42%) boa e (4%) regular. Todos os pais (100%) disseram que se sentiram motivados em ajudar seus filhos a desenvolver a leitura. Os alunos trocam os livros três vezes por semana, a cada dois dias e levam  para casa, para fazerem a leitura diária com suas famílias. Nos dias de troca, um aluno reconta a história que leu para os demais colegas. Na oportunidade faz-se a gravação em vídeo, a qual é postada num grupo de WhatsApp, formado pelos pais, a professora, o coordenador pedagógico e a diretora. Dessa forma, os resultados obtidos com a implantação do referido projeto, foram satisfatórios e concluídos com sucesso. Uma vez motivados, eles desempenharam todas as atividades propostas com entusiasmo e dedicação, despertando para a importância do hábito da leitura diária, não só na escola, como também em casa.  Portanto, a motivação de pais e alunos implicou no bom desenvolvimento da leitura e da escrita, como também, facilitou a aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "MOTIVAÇÃO, LEITURA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID943_06102017182131.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANIA BATISTA DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "JANIA BATISTA"
    "autor_email" => "janiabatista86@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35482
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3168
    "inscrito_id" => 943
    "titulo" => "A MOTIVAÇÃO COMO FATOR DETERMINANTE NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA"
    "resumo" => "A leitura é um meio de comunicação que vai muito além do que o ato de decodificar letras e números. Permite ao indivíduo imaginar, refletir e formular seus pensamentos, bem como, colocá-los em prática. É também um meio de inserção social, pois esta possibilita a autonomia da pessoa, em buscar o conhecimento e utilizá-lo a seu favor. Para tanto, devemos considerar um fator muito importante nesse processo: a motivação. Esta impulsiona o aluno a disponibilizar tempo e energia necessários, para realizar suas tarefas escolares, bem como, desenvolver a aprendizagem significativa. O objetivo do presente trabalho busca reconhecer a importância da motivação no processo de desenvolvimento da leitura e da escrita. A pesquisa é do tipo quali-quantitativa e utilizou-se a metodologia descritiva. A mesma foi realizada numa turma do segundo ano “A” da Escola Municipal Francisco Chaves Ventura localizada na cidade de Camalaú-PB. A coleta de dados foi feita através da aplicação de questionário contendo cinco perguntas objetivas, com o propósito de verificar a opinião dos pais dos alunos à cerca da eficiência do projeto.  Com a aplicação do questionário, percebeu-se que a maioria dos pais acharam o projeto ótimo (81%),  (92%) que os alunos se interessaram mais pela leitura e apenas (4%) disseram que não. Com relação à aprendizagem dos alunos, 54% responderam que está ótima, (42%) boa e (4%) regular. Todos os pais (100%) disseram que se sentiram motivados em ajudar seus filhos a desenvolver a leitura. Os alunos trocam os livros três vezes por semana, a cada dois dias e levam  para casa, para fazerem a leitura diária com suas famílias. Nos dias de troca, um aluno reconta a história que leu para os demais colegas. Na oportunidade faz-se a gravação em vídeo, a qual é postada num grupo de WhatsApp, formado pelos pais, a professora, o coordenador pedagógico e a diretora. Dessa forma, os resultados obtidos com a implantação do referido projeto, foram satisfatórios e concluídos com sucesso. Uma vez motivados, eles desempenharam todas as atividades propostas com entusiasmo e dedicação, despertando para a importância do hábito da leitura diária, não só na escola, como também em casa.  Portanto, a motivação de pais e alunos implicou no bom desenvolvimento da leitura e da escrita, como também, facilitou a aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "MOTIVAÇÃO, LEITURA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID943_06102017182131.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANIA BATISTA DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "JANIA BATISTA"
    "autor_email" => "janiabatista86@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A leitura é um meio de comunicação que vai muito além do que o ato de decodificar letras e números. Permite ao indivíduo imaginar, refletir e formular seus pensamentos, bem como, colocá-los em prática. É também um meio de inserção social, pois esta possibilita a autonomia da pessoa, em buscar o conhecimento e utilizá-lo a seu favor. Para tanto, devemos considerar um fator muito importante nesse processo: a motivação. Esta impulsiona o aluno a disponibilizar tempo e energia necessários, para realizar suas tarefas escolares, bem como, desenvolver a aprendizagem significativa. O objetivo do presente trabalho busca reconhecer a importância da motivação no processo de desenvolvimento da leitura e da escrita. A pesquisa é do tipo quali-quantitativa e utilizou-se a metodologia descritiva. A mesma foi realizada numa turma do segundo ano “A” da Escola Municipal Francisco Chaves Ventura localizada na cidade de Camalaú-PB. A coleta de dados foi feita através da aplicação de questionário contendo cinco perguntas objetivas, com o propósito de verificar a opinião dos pais dos alunos à cerca da eficiência do projeto. Com a aplicação do questionário, percebeu-se que a maioria dos pais acharam o projeto ótimo (81%), (92%) que os alunos se interessaram mais pela leitura e apenas (4%) disseram que não. Com relação à aprendizagem dos alunos, 54% responderam que está ótima, (42%) boa e (4%) regular. Todos os pais (100%) disseram que se sentiram motivados em ajudar seus filhos a desenvolver a leitura. Os alunos trocam os livros três vezes por semana, a cada dois dias e levam para casa, para fazerem a leitura diária com suas famílias. Nos dias de troca, um aluno reconta a história que leu para os demais colegas. Na oportunidade faz-se a gravação em vídeo, a qual é postada num grupo de WhatsApp, formado pelos pais, a professora, o coordenador pedagógico e a diretora. Dessa forma, os resultados obtidos com a implantação do referido projeto, foram satisfatórios e concluídos com sucesso. Uma vez motivados, eles desempenharam todas as atividades propostas com entusiasmo e dedicação, despertando para a importância do hábito da leitura diária, não só na escola, como também em casa. Portanto, a motivação de pais e alunos implicou no bom desenvolvimento da leitura e da escrita, como também, facilitou a aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.