Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO SEXUAL, ENSINO DE BIOLOGIA, ESTRATÉGIA DE ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35295
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3099
    "inscrito_id" => 8030
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "Com a crescente modernização que a nossa sociedade vem passando juntamente com o aumento, cada vez mais, da desigualdade social e dos problemas familiares e sociais, não restam dúvidas que uma das grandes preocupações existentes nos dias de hoje, é a possibilidade de envolvimento de crianças e adolescentes do abuso sexual, das infecções sexualmente transmissíveis e da gravidez indesejada. Diante disso, torna-se importante discutir sobre Educação Sexual no âmbito escolar. Pois, além de discutir diversos valores éticos, a Educação Sexual procura informar o aluno sobre assuntos que o angustiam e despertam curiosidades, sobre a necessidade que o estudante tem de falar sobre suas emoções, dúvidas, conflitos e de discutir assuntos considerados difíceis de serem abordados pela família. Nesta pesquisa, enfatizamos a abordagem de temas sobre Educação Sexual. Este trabalho traz, portanto, o relato de uma experiência didática desenvolvida no espaço escolar, cujo objetivo geral foi promover discussões de temas sobre Educação Sexual no ensino de Biologia. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor José da Silva Coutinho, localizada na cidade de Esperança/PB, em duas turmas de 1º ano do ensino médio, durante os meses de abril a setembro do ano 2017, delineadas em quatro etapas. Na primeira etapa, foram realizadas leituras e discussões de textos em jornais, livros e revistas, além de apresentações e discussões de vídeos abordando temas relacionados à Educação Sexual. Na segunda etapa, foram feitas oficinas na escola. Na terceira etapa, foram promovidas palestras, nas quais foram convidados profissionais de outras áreas. E, na quarta etapa, foram feitas encenações sobre Educação Sexual. A partir deste relato de experiência, pode-se afirmar que abordar Educação Sexual nas escolas é de fundamental importância, pois os adolescentes apresentam carência e dificuldade sobre as questões que envolvem este tema. E, diante dos resultados obtidos através das compreensões dos conteúdos de Biologia, mediante a uma estratégia de ensino evidenciado por debates e discussões, concluímos que a mesma pode consistir em uma importante estratégia de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SEXUAL, ENSINO DE BIOLOGIA, ESTRATÉGIA DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID8030_05102017000152.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALAN DE ANGELES GUEDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALAN DE ANGELES"
    "autor_email" => "alandeangeles@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35295
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3099
    "inscrito_id" => 8030
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "Com a crescente modernização que a nossa sociedade vem passando juntamente com o aumento, cada vez mais, da desigualdade social e dos problemas familiares e sociais, não restam dúvidas que uma das grandes preocupações existentes nos dias de hoje, é a possibilidade de envolvimento de crianças e adolescentes do abuso sexual, das infecções sexualmente transmissíveis e da gravidez indesejada. Diante disso, torna-se importante discutir sobre Educação Sexual no âmbito escolar. Pois, além de discutir diversos valores éticos, a Educação Sexual procura informar o aluno sobre assuntos que o angustiam e despertam curiosidades, sobre a necessidade que o estudante tem de falar sobre suas emoções, dúvidas, conflitos e de discutir assuntos considerados difíceis de serem abordados pela família. Nesta pesquisa, enfatizamos a abordagem de temas sobre Educação Sexual. Este trabalho traz, portanto, o relato de uma experiência didática desenvolvida no espaço escolar, cujo objetivo geral foi promover discussões de temas sobre Educação Sexual no ensino de Biologia. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor José da Silva Coutinho, localizada na cidade de Esperança/PB, em duas turmas de 1º ano do ensino médio, durante os meses de abril a setembro do ano 2017, delineadas em quatro etapas. Na primeira etapa, foram realizadas leituras e discussões de textos em jornais, livros e revistas, além de apresentações e discussões de vídeos abordando temas relacionados à Educação Sexual. Na segunda etapa, foram feitas oficinas na escola. Na terceira etapa, foram promovidas palestras, nas quais foram convidados profissionais de outras áreas. E, na quarta etapa, foram feitas encenações sobre Educação Sexual. A partir deste relato de experiência, pode-se afirmar que abordar Educação Sexual nas escolas é de fundamental importância, pois os adolescentes apresentam carência e dificuldade sobre as questões que envolvem este tema. E, diante dos resultados obtidos através das compreensões dos conteúdos de Biologia, mediante a uma estratégia de ensino evidenciado por debates e discussões, concluímos que a mesma pode consistir em uma importante estratégia de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SEXUAL, ENSINO DE BIOLOGIA, ESTRATÉGIA DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID8030_05102017000152.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALAN DE ANGELES GUEDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALAN DE ANGELES"
    "autor_email" => "alandeangeles@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Com a crescente modernização que a nossa sociedade vem passando juntamente com o aumento, cada vez mais, da desigualdade social e dos problemas familiares e sociais, não restam dúvidas que uma das grandes preocupações existentes nos dias de hoje, é a possibilidade de envolvimento de crianças e adolescentes do abuso sexual, das infecções sexualmente transmissíveis e da gravidez indesejada. Diante disso, torna-se importante discutir sobre Educação Sexual no âmbito escolar. Pois, além de discutir diversos valores éticos, a Educação Sexual procura informar o aluno sobre assuntos que o angustiam e despertam curiosidades, sobre a necessidade que o estudante tem de falar sobre suas emoções, dúvidas, conflitos e de discutir assuntos considerados difíceis de serem abordados pela família. Nesta pesquisa, enfatizamos a abordagem de temas sobre Educação Sexual. Este trabalho traz, portanto, o relato de uma experiência didática desenvolvida no espaço escolar, cujo objetivo geral foi promover discussões de temas sobre Educação Sexual no ensino de Biologia. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor José da Silva Coutinho, localizada na cidade de Esperança/PB, em duas turmas de 1º ano do ensino médio, durante os meses de abril a setembro do ano 2017, delineadas em quatro etapas. Na primeira etapa, foram realizadas leituras e discussões de textos em jornais, livros e revistas, além de apresentações e discussões de vídeos abordando temas relacionados à Educação Sexual. Na segunda etapa, foram feitas oficinas na escola. Na terceira etapa, foram promovidas palestras, nas quais foram convidados profissionais de outras áreas. E, na quarta etapa, foram feitas encenações sobre Educação Sexual. A partir deste relato de experiência, pode-se afirmar que abordar Educação Sexual nas escolas é de fundamental importância, pois os adolescentes apresentam carência e dificuldade sobre as questões que envolvem este tema. E, diante dos resultados obtidos através das compreensões dos conteúdos de Biologia, mediante a uma estratégia de ensino evidenciado por debates e discussões, concluímos que a mesma pode consistir em uma importante estratégia de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.