Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA

Palavra-chaves: EXPERIMENTOS, PEDAGOGIA, CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38861
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4231
    "inscrito_id" => 4318
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "O ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental possui algumas especificidades em relação a outras etapas do processo de escolarização. Uma delas diz respeito ao fato de contar com um professor polivalente, em geral graduado em Pedagogia e também responsável pelo ensino de outras áreas do conhecimento. Os currículos dos cursos de Magistério e licenciatura em Pedagogia dão prioridade aos conteúdos voltados à alfabetização e à aritmética, levando os professores a deixar em segundo plano os conteúdos de Ciências Naturais. Nessa perspectiva, o presente trabalho, tem como objetivo principal ressaltar a importância da realização de experimentos, como ferramenta metodológica, durante a disciplina de Ciências nos cursos de licenciatura em Pedagogia, a fim de favorecer a concretização dos conteúdos relativos à disciplina e fornecer aos alunos embasamento didático-pedagógico para a sua futura atuação como docente. Para tanto, foram executados em sala de aula nove experimentos que foram retirados de livros de ensino fundamental I utilizados nas escolas da rede pública municipal de ensino da cidade de João Pessoa. De acordo com relatos dos próprios alunos, a realização destes experimentos contribuiu para a assimilação do conteúdo, bem como para que os mesmos pudessem aprender como executar experimentos simples em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTOS, PEDAGOGIA, CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4318_16102017193028.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABÍOLLA MARIA DE ALENCAR RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "FABÍOLLA "
    "autor_email" => "fabiolla_alencar@hotmail."
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38861
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4231
    "inscrito_id" => 4318
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "O ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental possui algumas especificidades em relação a outras etapas do processo de escolarização. Uma delas diz respeito ao fato de contar com um professor polivalente, em geral graduado em Pedagogia e também responsável pelo ensino de outras áreas do conhecimento. Os currículos dos cursos de Magistério e licenciatura em Pedagogia dão prioridade aos conteúdos voltados à alfabetização e à aritmética, levando os professores a deixar em segundo plano os conteúdos de Ciências Naturais. Nessa perspectiva, o presente trabalho, tem como objetivo principal ressaltar a importância da realização de experimentos, como ferramenta metodológica, durante a disciplina de Ciências nos cursos de licenciatura em Pedagogia, a fim de favorecer a concretização dos conteúdos relativos à disciplina e fornecer aos alunos embasamento didático-pedagógico para a sua futura atuação como docente. Para tanto, foram executados em sala de aula nove experimentos que foram retirados de livros de ensino fundamental I utilizados nas escolas da rede pública municipal de ensino da cidade de João Pessoa. De acordo com relatos dos próprios alunos, a realização destes experimentos contribuiu para a assimilação do conteúdo, bem como para que os mesmos pudessem aprender como executar experimentos simples em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTOS, PEDAGOGIA, CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4318_16102017193028.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABÍOLLA MARIA DE ALENCAR RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "FABÍOLLA "
    "autor_email" => "fabiolla_alencar@hotmail."
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental possui algumas especificidades em relação a outras etapas do processo de escolarização. Uma delas diz respeito ao fato de contar com um professor polivalente, em geral graduado em Pedagogia e também responsável pelo ensino de outras áreas do conhecimento. Os currículos dos cursos de Magistério e licenciatura em Pedagogia dão prioridade aos conteúdos voltados à alfabetização e à aritmética, levando os professores a deixar em segundo plano os conteúdos de Ciências Naturais. Nessa perspectiva, o presente trabalho, tem como objetivo principal ressaltar a importância da realização de experimentos, como ferramenta metodológica, durante a disciplina de Ciências nos cursos de licenciatura em Pedagogia, a fim de favorecer a concretização dos conteúdos relativos à disciplina e fornecer aos alunos embasamento didático-pedagógico para a sua futura atuação como docente. Para tanto, foram executados em sala de aula nove experimentos que foram retirados de livros de ensino fundamental I utilizados nas escolas da rede pública municipal de ensino da cidade de João Pessoa. De acordo com relatos dos próprios alunos, a realização destes experimentos contribuiu para a assimilação do conteúdo, bem como para que os mesmos pudessem aprender como executar experimentos simples em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.