Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA

Palavra-chaves: EXPERIMENTOS, PEDAGOGIA, CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38861 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4231 "inscrito_id" => 4318 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA" "resumo" => "O ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental possui algumas especificidades em relação a outras etapas do processo de escolarização. Uma delas diz respeito ao fato de contar com um professor polivalente, em geral graduado em Pedagogia e também responsável pelo ensino de outras áreas do conhecimento. Os currículos dos cursos de Magistério e licenciatura em Pedagogia dão prioridade aos conteúdos voltados à alfabetização e à aritmética, levando os professores a deixar em segundo plano os conteúdos de Ciências Naturais. Nessa perspectiva, o presente trabalho, tem como objetivo principal ressaltar a importância da realização de experimentos, como ferramenta metodológica, durante a disciplina de Ciências nos cursos de licenciatura em Pedagogia, a fim de favorecer a concretização dos conteúdos relativos à disciplina e fornecer aos alunos embasamento didático-pedagógico para a sua futura atuação como docente. Para tanto, foram executados em sala de aula nove experimentos que foram retirados de livros de ensino fundamental I utilizados nas escolas da rede pública municipal de ensino da cidade de João Pessoa. De acordo com relatos dos próprios alunos, a realização destes experimentos contribuiu para a assimilação do conteúdo, bem como para que os mesmos pudessem aprender como executar experimentos simples em sala de aula.O ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental possui algumas especificidades em relação a outras etapas do processo de escolarização. Uma delas" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EXPERIMENTOS, PEDAGOGIA, CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4318_16102017193028.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABÍOLLA MARIA DE ALENCAR RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "FABÍOLLA " "autor_email" => "fabiolla_alencar@hotmail." "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38861 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4231 "inscrito_id" => 4318 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA" "resumo" => "O ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental possui algumas especificidades em relação a outras etapas do processo de escolarização. Uma delas diz respeito ao fato de contar com um professor polivalente, em geral graduado em Pedagogia e também responsável pelo ensino de outras áreas do conhecimento. Os currículos dos cursos de Magistério e licenciatura em Pedagogia dão prioridade aos conteúdos voltados à alfabetização e à aritmética, levando os professores a deixar em segundo plano os conteúdos de Ciências Naturais. Nessa perspectiva, o presente trabalho, tem como objetivo principal ressaltar a importância da realização de experimentos, como ferramenta metodológica, durante a disciplina de Ciências nos cursos de licenciatura em Pedagogia, a fim de favorecer a concretização dos conteúdos relativos à disciplina e fornecer aos alunos embasamento didático-pedagógico para a sua futura atuação como docente. Para tanto, foram executados em sala de aula nove experimentos que foram retirados de livros de ensino fundamental I utilizados nas escolas da rede pública municipal de ensino da cidade de João Pessoa. De acordo com relatos dos próprios alunos, a realização destes experimentos contribuiu para a assimilação do conteúdo, bem como para que os mesmos pudessem aprender como executar experimentos simples em sala de aula.O ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental possui algumas especificidades em relação a outras etapas do processo de escolarização. Uma delas" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EXPERIMENTOS, PEDAGOGIA, CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4318_16102017193028.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABÍOLLA MARIA DE ALENCAR RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "FABÍOLLA " "autor_email" => "fabiolla_alencar@hotmail." "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental possui algumas especificidades em relação a outras etapas do processo de escolarização. Uma delas diz respeito ao fato de contar com um professor polivalente, em geral graduado em Pedagogia e também responsável pelo ensino de outras áreas do conhecimento. Os currículos dos cursos de Magistério e licenciatura em Pedagogia dão prioridade aos conteúdos voltados à alfabetização e à aritmética, levando os professores a deixar em segundo plano os conteúdos de Ciências Naturais. Nessa perspectiva, o presente trabalho, tem como objetivo principal ressaltar a importância da realização de experimentos, como ferramenta metodológica, durante a disciplina de Ciências nos cursos de licenciatura em Pedagogia, a fim de favorecer a concretização dos conteúdos relativos à disciplina e fornecer aos alunos embasamento didático-pedagógico para a sua futura atuação como docente. Para tanto, foram executados em sala de aula nove experimentos que foram retirados de livros de ensino fundamental I utilizados nas escolas da rede pública municipal de ensino da cidade de João Pessoa. De acordo com relatos dos próprios alunos, a realização destes experimentos contribuiu para a assimilação do conteúdo, bem como para que os mesmos pudessem aprender como executar experimentos simples em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.