Pensar na Matemática como uma disciplina difícil e inacessível para muitos a torna cada vez mais distante do que realmente é. Com a finalidade de mostrar que o uso dos jogos podem facilitar o processo de ensino e aprendizagem, a pesquisa vivenciada com crianças dos anos iniciais de uma escola pública da rede municipal de Camutanga – PE, buscou trabalhar os conteúdos de cálculo mental e situações-problema do campo aditivo através do jogo Trilha Maluca. O jogo em duplas favorece a competição saudável e a cooperação entre os jogadores. Sendo o objetivo do jogo chegar primeiro ao fim da trilha, os jogadores, usando estratégias próprias e técnicas convencionais, além do cálculo mental, sentem – se motivados. Foram utilizadas 6 situações do campo aditivo na trilha matemática, as quais os jogadores tiveram que resolver para conseguir passar adiante. Assim, é possível transformar as aulas de matemática em momentos de motivação. Entretanto, para que o uso dos jogos seja uma atividade significativa, é preciso que os professores tenham consciência da importância do planejamento e orientação na atividade pedagógica.