Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DOS SURDOS: PRÁTICA DE LETRAMENTO NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA DO 1º AO 5º ANO EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNÍCIPIO DE PARNAÍBA-PI

Palavra-chaves: INCLUSÃO DO SURDO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LETRAMENTO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LETRAMENTO. EDUCAÇÃO INCLU Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO: compreender as mudanças educacionais e suas estratégias que possam desenvolver o processo de ensino e aprendizagem sem fazer distinção entre alunos, são pontos que devem possibilitar ao professor a refletir e buscar conhecer as novas tendências do contexto contemporâneo escolar. A educação é um fator primordial na vida dos cidadãos, pois através dela que os indivíduos poderá alcançar seus direitos de exercer seu papel na sociedade. Trabalhar com práticas de letramento na perspectiva inclusiva nas escolas municipais de Parnaíba para alunos surdos, é uma questão de compromisso e responsabilidade da comunidade local e pesquisadores em mostrar como acontece a educação inclusiva nas escolas. O ato de educar, direcionado ao atendimento as necessidades educativas as pessoas surdas, é um desafio nos dias atuais, e todos necessitam viabilizar práticas que facilite a aprendizagem dos mesmos com metodologias e recursos que realmente der aos aprendentes surdos igualdade de participar e construir sua aprendizagem junto aos demais integrantes no âmbito escolar. Nesta proposta a pesquisa teve como objetivo principal: Analisar as dificuldades e estratégias utilizadas na educação dos surdos, no processo de letramento no contexto das escolas regulares do município de Parnaíba. O estudo fez-se uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos uma revisão literária e campo, obtendo resultados através de observações e questionários. Com estudos teóricos e observacional no contexto empírico, foi nítido perceber o quanto é necessário formação continuada aos professores que trabalham com alunos surdos.

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