CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DE UMA MOSTRA DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO PARA DESPERTAR A MOTIVAÇÃO DISCENTE E FOMENTAR A CULTURA CIENTÍFICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36307 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4920 "inscrito_id" => 7354 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DE UMA MOSTRA DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO PARA DESPERTAR A MOTIVAÇÃO DISCENTE E FOMENTAR A CULTURA CIENTÍFICA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo demonstrar as potencialidades do uso de Mostras de Ciências como uma importante metodologia no desenvolvimento de novas competências nos estudantes. A apresentação pública de trabalhos no formato de feiras científicas favorece o desenvolvimento cognitivo, a criatividade, a autonomia e o protagonismo dos alunos. A atividade envolveu 165 alunos do ensino médio de uma escola pública no município do Rio de Janeiro. Foi observado o empenho e responsabilidade dos grupos em todas as fases da Mostra, inclusive na organização do espaço para as apresentações, além de uma nítida satisfação na realização da atividade. Após a culminância do projeto, os estudantes foram convidados a elaborar um texto avaliativo baseado em perguntas norteadoras propostas pelas docentes. Resultados parciais dos relatos revelam que os alunos sinalizaram que a Mostra de Ciências propiciou vontade de aprender mais através de pesquisas, a importância do contato com a experimentação científica, o aguçar da curiosidade, e dentre outros, o reconhecimento que o aprender e o ensinar podem ir muito além da rotina de sala de aula. Parte dos educandos se mostrou mais motivado a aprender as disciplinas de Química e Física. Também foi possível identificar que os alunos estabeleceram conexões entre conteúdos científicos abordados em sala de aula e a aplicação dos mesmos em seus cotidianos. Desta forma, pode-se concluir que a Mostra de Ciências foi uma estratégia pedagógica assertiva que foge do padrão tradicional de aulas expositivas, propiciando a aproximação dos estudantes às disciplinas de Ciências e promovendo motivação para apoiar o processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, MOSTRA DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO NÃO FORMAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7354_17102017140607.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA BARUQUE PEREIRA" "autor_nome_curto" => "LARISSA BARUQUE" "autor_email" => "larissabaruque@yahoo.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36307 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4920 "inscrito_id" => 7354 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DE UMA MOSTRA DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO PARA DESPERTAR A MOTIVAÇÃO DISCENTE E FOMENTAR A CULTURA CIENTÍFICA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo demonstrar as potencialidades do uso de Mostras de Ciências como uma importante metodologia no desenvolvimento de novas competências nos estudantes. A apresentação pública de trabalhos no formato de feiras científicas favorece o desenvolvimento cognitivo, a criatividade, a autonomia e o protagonismo dos alunos. A atividade envolveu 165 alunos do ensino médio de uma escola pública no município do Rio de Janeiro. Foi observado o empenho e responsabilidade dos grupos em todas as fases da Mostra, inclusive na organização do espaço para as apresentações, além de uma nítida satisfação na realização da atividade. Após a culminância do projeto, os estudantes foram convidados a elaborar um texto avaliativo baseado em perguntas norteadoras propostas pelas docentes. Resultados parciais dos relatos revelam que os alunos sinalizaram que a Mostra de Ciências propiciou vontade de aprender mais através de pesquisas, a importância do contato com a experimentação científica, o aguçar da curiosidade, e dentre outros, o reconhecimento que o aprender e o ensinar podem ir muito além da rotina de sala de aula. Parte dos educandos se mostrou mais motivado a aprender as disciplinas de Química e Física. Também foi possível identificar que os alunos estabeleceram conexões entre conteúdos científicos abordados em sala de aula e a aplicação dos mesmos em seus cotidianos. Desta forma, pode-se concluir que a Mostra de Ciências foi uma estratégia pedagógica assertiva que foge do padrão tradicional de aulas expositivas, propiciando a aproximação dos estudantes às disciplinas de Ciências e promovendo motivação para apoiar o processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, MOSTRA DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO NÃO FORMAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7354_17102017140607.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA BARUQUE PEREIRA" "autor_nome_curto" => "LARISSA BARUQUE" "autor_email" => "larissabaruque@yahoo.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }