Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DE UMA MOSTRA DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO PARA DESPERTAR A MOTIVAÇÃO DISCENTE E FOMENTAR A CULTURA CIENTÍFICA

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, MOSTRA DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO NÃO FORMAL Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36307
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4920
    "inscrito_id" => 7354
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DE UMA MOSTRA DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO PARA DESPERTAR A MOTIVAÇÃO DISCENTE E FOMENTAR A CULTURA CIENTÍFICA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo demonstrar as potencialidades do uso de Mostras de Ciências como uma importante metodologia no desenvolvimento de novas competências nos estudantes. A apresentação pública de trabalhos no formato de feiras científicas favorece o desenvolvimento cognitivo, a criatividade, a autonomia e o protagonismo dos alunos. A atividade envolveu 165 alunos do ensino médio de uma escola pública no município do Rio de Janeiro. Foi observado o empenho e responsabilidade dos grupos em todas as fases da Mostra, inclusive na organização do espaço para as apresentações, além de uma nítida satisfação na realização da atividade. Após a culminância do projeto, os estudantes foram convidados a elaborar um texto avaliativo baseado em perguntas norteadoras propostas pelas docentes. Resultados parciais dos relatos revelam que os alunos sinalizaram que a Mostra de Ciências propiciou vontade de aprender mais através de pesquisas, a importância do contato com a experimentação científica, o aguçar da curiosidade, e dentre outros, o reconhecimento que o aprender e o ensinar podem ir muito além da rotina de sala de aula. Parte dos educandos se mostrou mais motivado a aprender as disciplinas de Química e Física. Também foi possível identificar que os alunos estabeleceram conexões entre conteúdos científicos abordados em sala de aula e a aplicação dos mesmos em seus cotidianos. Desta forma, pode-se concluir que a Mostra de Ciências foi uma estratégia pedagógica assertiva que foge do padrão tradicional de aulas expositivas, propiciando a aproximação dos estudantes às disciplinas de Ciências e promovendo motivação para apoiar o processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, MOSTRA DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO NÃO FORMAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7354_17102017140607.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA BARUQUE PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA BARUQUE"
    "autor_email" => "larissabaruque@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36307
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4920
    "inscrito_id" => 7354
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DE UMA MOSTRA DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO PARA DESPERTAR A MOTIVAÇÃO DISCENTE E FOMENTAR A CULTURA CIENTÍFICA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo demonstrar as potencialidades do uso de Mostras de Ciências como uma importante metodologia no desenvolvimento de novas competências nos estudantes. A apresentação pública de trabalhos no formato de feiras científicas favorece o desenvolvimento cognitivo, a criatividade, a autonomia e o protagonismo dos alunos. A atividade envolveu 165 alunos do ensino médio de uma escola pública no município do Rio de Janeiro. Foi observado o empenho e responsabilidade dos grupos em todas as fases da Mostra, inclusive na organização do espaço para as apresentações, além de uma nítida satisfação na realização da atividade. Após a culminância do projeto, os estudantes foram convidados a elaborar um texto avaliativo baseado em perguntas norteadoras propostas pelas docentes. Resultados parciais dos relatos revelam que os alunos sinalizaram que a Mostra de Ciências propiciou vontade de aprender mais através de pesquisas, a importância do contato com a experimentação científica, o aguçar da curiosidade, e dentre outros, o reconhecimento que o aprender e o ensinar podem ir muito além da rotina de sala de aula. Parte dos educandos se mostrou mais motivado a aprender as disciplinas de Química e Física. Também foi possível identificar que os alunos estabeleceram conexões entre conteúdos científicos abordados em sala de aula e a aplicação dos mesmos em seus cotidianos. Desta forma, pode-se concluir que a Mostra de Ciências foi uma estratégia pedagógica assertiva que foge do padrão tradicional de aulas expositivas, propiciando a aproximação dos estudantes às disciplinas de Ciências e promovendo motivação para apoiar o processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, MOSTRA DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO NÃO FORMAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7354_17102017140607.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA BARUQUE PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA BARUQUE"
    "autor_email" => "larissabaruque@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho tem como objetivo demonstrar as potencialidades do uso de Mostras de Ciências como uma importante metodologia no desenvolvimento de novas competências nos estudantes. A apresentação pública de trabalhos no formato de feiras científicas favorece o desenvolvimento cognitivo, a criatividade, a autonomia e o protagonismo dos alunos. A atividade envolveu 165 alunos do ensino médio de uma escola pública no município do Rio de Janeiro. Foi observado o empenho e responsabilidade dos grupos em todas as fases da Mostra, inclusive na organização do espaço para as apresentações, além de uma nítida satisfação na realização da atividade. Após a culminância do projeto, os estudantes foram convidados a elaborar um texto avaliativo baseado em perguntas norteadoras propostas pelas docentes. Resultados parciais dos relatos revelam que os alunos sinalizaram que a Mostra de Ciências propiciou vontade de aprender mais através de pesquisas, a importância do contato com a experimentação científica, o aguçar da curiosidade, e dentre outros, o reconhecimento que o aprender e o ensinar podem ir muito além da rotina de sala de aula. Parte dos educandos se mostrou mais motivado a aprender as disciplinas de Química e Física. Também foi possível identificar que os alunos estabeleceram conexões entre conteúdos científicos abordados em sala de aula e a aplicação dos mesmos em seus cotidianos. Desta forma, pode-se concluir que a Mostra de Ciências foi uma estratégia pedagógica assertiva que foge do padrão tradicional de aulas expositivas, propiciando a aproximação dos estudantes às disciplinas de Ciências e promovendo motivação para apoiar o processo de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.