Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS NA PROMOÇÃO DA FORMAÇÃO CRÍTICA DO ESTUDANTE

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS, EDUCAÇÃO CENTRADA NO ESTUDANTE, INTERDISCIPLINARIDADE Pôster (PO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37446
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3909
    "inscrito_id" => 9742
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NA PROMOÇÃO DA FORMAÇÃO CRÍTICA DO ESTUDANTE"
    "resumo" => "As metodologias ativas permitem que os alunos atuem como agentes no processo de ensino aprendizagem, tornando este processo mais eficiente, pois aprendem fazendo, construindo. Assim o objetivo do presente projeto foi o de integrar diferentes unidades curriculares do sexto período do curso de Agronomia do IFTM Campus Uberlândia em um trabalho a campo.  Fundamentadas nos princípios da multi, inter e transdisciplinaridade, foi elaborado um Projeto Integrador envolvendo três unidades curriculares:  Adubos e Adubação; Irrigação; e Plantas Daninhas. Posteriormente, uma proposta de linha de trabalho foi levada até a sala de aula e os estudantes apresentaram diversas sugestões. Em três semanas, foi estruturado um projeto que envolveu a condução da cultura da soja em Sistema de Plantio Direto e Sistema de Plantio Convencional, sendo adubada ou não com nitrogênio e inoculada ou não com a bactéria Bradyrhizobium japonicum. Durante o cultivo da soja, foram avaliados o sistema de irrigação por aspersão, o controle de plantas daninhas e o preparo dos fertilizantes formulados e inoculantes necessários a nutrição da soja. Após três meses de condução da cultura, os alunos e professores realizaram um Dia de Campo para toda a comunidade. Apesar das dificuldades que surgiram, o Projeto Integrador foi sendo executado e, por fim, concluído com sucesso, sendo essa estratégia uma ferramenta estimuladora e muito adequada ao aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem. Os alunos envolvidos neste projeto o avaliaram de forma positiva, mesmo tendo dificuldades para assumirem suas responsabilidades."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS, EDUCAÇÃO CENTRADA NO ESTUDANTE, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID9742_16102017112650.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIS AUGUSTO DA SILVA DOMINGUES"
    "autor_nome_curto" => "LUIS"
    "autor_email" => "luisaugusto@iftm.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO (IFTM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37446
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3909
    "inscrito_id" => 9742
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NA PROMOÇÃO DA FORMAÇÃO CRÍTICA DO ESTUDANTE"
    "resumo" => "As metodologias ativas permitem que os alunos atuem como agentes no processo de ensino aprendizagem, tornando este processo mais eficiente, pois aprendem fazendo, construindo. Assim o objetivo do presente projeto foi o de integrar diferentes unidades curriculares do sexto período do curso de Agronomia do IFTM Campus Uberlândia em um trabalho a campo.  Fundamentadas nos princípios da multi, inter e transdisciplinaridade, foi elaborado um Projeto Integrador envolvendo três unidades curriculares:  Adubos e Adubação; Irrigação; e Plantas Daninhas. Posteriormente, uma proposta de linha de trabalho foi levada até a sala de aula e os estudantes apresentaram diversas sugestões. Em três semanas, foi estruturado um projeto que envolveu a condução da cultura da soja em Sistema de Plantio Direto e Sistema de Plantio Convencional, sendo adubada ou não com nitrogênio e inoculada ou não com a bactéria Bradyrhizobium japonicum. Durante o cultivo da soja, foram avaliados o sistema de irrigação por aspersão, o controle de plantas daninhas e o preparo dos fertilizantes formulados e inoculantes necessários a nutrição da soja. Após três meses de condução da cultura, os alunos e professores realizaram um Dia de Campo para toda a comunidade. Apesar das dificuldades que surgiram, o Projeto Integrador foi sendo executado e, por fim, concluído com sucesso, sendo essa estratégia uma ferramenta estimuladora e muito adequada ao aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem. Os alunos envolvidos neste projeto o avaliaram de forma positiva, mesmo tendo dificuldades para assumirem suas responsabilidades."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS, EDUCAÇÃO CENTRADA NO ESTUDANTE, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID9742_16102017112650.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIS AUGUSTO DA SILVA DOMINGUES"
    "autor_nome_curto" => "LUIS"
    "autor_email" => "luisaugusto@iftm.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO (IFTM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As metodologias ativas permitem que os alunos atuem como agentes no processo de ensino aprendizagem, tornando este processo mais eficiente, pois aprendem fazendo, construindo. Assim o objetivo do presente projeto foi o de integrar diferentes unidades curriculares do sexto período do curso de Agronomia do IFTM Campus Uberlândia em um trabalho a campo. Fundamentadas nos princípios da multi, inter e transdisciplinaridade, foi elaborado um Projeto Integrador envolvendo três unidades curriculares: Adubos e Adubação; Irrigação; e Plantas Daninhas. Posteriormente, uma proposta de linha de trabalho foi levada até a sala de aula e os estudantes apresentaram diversas sugestões. Em três semanas, foi estruturado um projeto que envolveu a condução da cultura da soja em Sistema de Plantio Direto e Sistema de Plantio Convencional, sendo adubada ou não com nitrogênio e inoculada ou não com a bactéria Bradyrhizobium japonicum. Durante o cultivo da soja, foram avaliados o sistema de irrigação por aspersão, o controle de plantas daninhas e o preparo dos fertilizantes formulados e inoculantes necessários a nutrição da soja. Após três meses de condução da cultura, os alunos e professores realizaram um Dia de Campo para toda a comunidade. Apesar das dificuldades que surgiram, o Projeto Integrador foi sendo executado e, por fim, concluído com sucesso, sendo essa estratégia uma ferramenta estimuladora e muito adequada ao aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem. Os alunos envolvidos neste projeto o avaliaram de forma positiva, mesmo tendo dificuldades para assumirem suas responsabilidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.