UMA REFLEXÃO SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NO CONTEXTO ESCOLAR
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38818 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3633 "inscrito_id" => 4312 "titulo" => "UMA REFLEXÃO SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => """ Introdução: A gestão democrática se constitui uma tendência do sistema educacional, podendo ainda ser entendida como um sistema descentralizado, munido de metas educacionais entre os membros da comunidade escolar. Tendo em vista, à democratização da gestão, bem como à construção de uma nova qualidade de ensino para todos. Objetivos: Identificar o papel da gestão democrática e participativa na escola a partir da revisão integrativa da literatura acadêmica; estimular a reflexão sobre a gestão educacional como ação objetiva, interativa e concreta orientada para fins educacionais. Metodologia: Trata-se de um estudo com base em dados acadêmicos composto por artigos científicos e livros, publicados em português, cuja temática principal aborda gestão democrática e participativa. Resultados e discussão: Evidenciou-se através deste estudo a importância da participação de todos os membros da comunidade escolar para que aconteça o bom funcionamento da escola e a socialização dos conhecimentos, pois o sujeito aprende quando se torna participante de sua aprendizagem, por isso é importante o trabalho recíproco na gestão escolar, porque “não há educação e aprendizagem sem sujeito da educação e da aprendizagem” (GADOTTI, 1994, p. 02). É relevante a participação e a democratização da gestão num sistema público de ensino, pois é uma forma de também contribuir para a formação de cidadãos críticos. Considerações finais: A gestão democrática acontece quando instituída de uma política de educação voltada a planos estratégicos de participação na tomada de decisões. Com isso, ela fica isenta de um processo administrativo isolado e burocrático. \r\n \r\n \r\n Palavras - chave: Educação, Escola, Gestão, Democrática, Participativa. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ESCOLA, GESTÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID4312_14102017233122.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS SOARES" "autor_nome_curto" => "MARIA GRAÇA" "autor_email" => "smaria18@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38818 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3633 "inscrito_id" => 4312 "titulo" => "UMA REFLEXÃO SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => """ Introdução: A gestão democrática se constitui uma tendência do sistema educacional, podendo ainda ser entendida como um sistema descentralizado, munido de metas educacionais entre os membros da comunidade escolar. Tendo em vista, à democratização da gestão, bem como à construção de uma nova qualidade de ensino para todos. Objetivos: Identificar o papel da gestão democrática e participativa na escola a partir da revisão integrativa da literatura acadêmica; estimular a reflexão sobre a gestão educacional como ação objetiva, interativa e concreta orientada para fins educacionais. Metodologia: Trata-se de um estudo com base em dados acadêmicos composto por artigos científicos e livros, publicados em português, cuja temática principal aborda gestão democrática e participativa. Resultados e discussão: Evidenciou-se através deste estudo a importância da participação de todos os membros da comunidade escolar para que aconteça o bom funcionamento da escola e a socialização dos conhecimentos, pois o sujeito aprende quando se torna participante de sua aprendizagem, por isso é importante o trabalho recíproco na gestão escolar, porque “não há educação e aprendizagem sem sujeito da educação e da aprendizagem” (GADOTTI, 1994, p. 02). É relevante a participação e a democratização da gestão num sistema público de ensino, pois é uma forma de também contribuir para a formação de cidadãos críticos. Considerações finais: A gestão democrática acontece quando instituída de uma política de educação voltada a planos estratégicos de participação na tomada de decisões. Com isso, ela fica isenta de um processo administrativo isolado e burocrático. \r\n \r\n \r\n Palavras - chave: Educação, Escola, Gestão, Democrática, Participativa. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ESCOLA, GESTÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID4312_14102017233122.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS SOARES" "autor_nome_curto" => "MARIA GRAÇA" "autor_email" => "smaria18@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }