Nos dias atuais, notadamente, percebemos um ensino tradicional e conteudista, onde a visualização de muitos fenômenos naturais é uma dificuldade vivenciada por vários estudantes de Ensino Médio, principalmente quando observamos uma metodologia de ensino voltada para exemplificações abstratas com fórmulas e cálculos muitas vezes sem nenhum ou pouco sentido para eles. Além disso, para boa parte dos estudantes do Ensino Médio, o conteúdo ministrado apenas de forma teórica e expositiva, não se apresenta tão atraente quanto aquele que é repassado de forma experimental. Pensando nisto, neste trabalho buscamos mostrar que aulas experimentais de Física podem ajudar os alunos a compreenderem melhor fenômenos físicos, tendo em vista que, com experimentações, os alunos mostram-se mais interessados pelo conteúdo ministrado e têm mais facilidade para compreender os fenômenos naturais exemplificados por cada experimento. O lúdico experimental traz para a sala de aula um ambiente mais favorável à aprendizagem.
Movidos por esse pensamento e buscando um maior interesse do alunado pela Física, em nosso trabalho, visitamos duas escolas públicas da cidade de Patos-PB. Em cada uma delas, ministramos aulas experimentais de Física para alunos do 1º ano do Ensino Médio, buscando sempre fazer com que o aluno interagisse com os fenômenos físicos apresentados, extraindo informações essenciais para a caracterização e compreensão do ocorrido, buscando relacionar o conteúdo dado com a prática experimental. Ao fim da aula, aplicamos um questionário com 4 perguntas subjetivas a respeito da opinião dos alunos acerca da experiência vivida por eles durante a realização da atividade, com o intuito de verificar se a aula experimental realmente pôde ou não ajudar os discentes a compreender melhor e esquematizar os fenômenos apresentados e, além disso, a se interessarem mais pela investigação de fenômenos naturais.
Em muitos casos, as atividades experimentais não são executadas com a justificativa de falta de laboratório na escola. Sobre esta ótica, como opção para solucionar essa problemática, que é comum na maioria das escolas públicas, os experimentos utilizados em nossas atividades foram montados a partir do uso de materiais alternativos, geralmente fáceis de serem encontrados em nossas próprias residências e arredores.
Este trabalho foi forjado na minha experiência no Projeto de Extensão como aluno do curso de Licenciatura em Física. Ao final do nosso projeto, tivemos uma melhor visão do fato e entendemos a necessidade de compartilhar essa experiência vivida na escola.