SILVA, Luciana Bessa. Didática: que disciplina é essa?. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36455>. Acesso em: 23/12/2024 00:02
Para alguns professores, sobretudo no Ensino Superior, o mais importante é domínio do conteúdo. Isso ocorre, em alguns casos, com aqueles profissionais que são bacharéis, fazem uma especialização e ministram aulas em instituições particulares. Ser educador vai além da mensuração de métodos e técnicas, “dar aula”, “dominar conteúdo” e “ter vocação natural”. A Didática está no cerne da formação profissional dos docentes. Ela fornece os pressupostos teóricos e metodológicos para tornar o processo ensino-aprendizagem mais instigante, autônomo e interessante. Nesse sentido, estudar Didática não diz respeito acumular informações acerca dos métodos e práticas de ensino. Defendemos uma Didática crítica e vivencial no cotidiano do educador, porque acreditamos na formação docente baseada na curiosidade epistemológica, senso crítico, afetividade, sensibilidade, escuta. Ser educador pressupõe está em constante estado de aprendizagem. Por isso é imprescindível debater sobre as inúmeras questões que permeiam a prática educacional: o planejamento, a avaliação, os métodos de ensino, a relação professor-aluno. Nesse sentido, propomo-nos a refletir sobre as dúvidas em relação à Didática de uma turma de Pós-graduação. Objetivamos, assim, a relatar a importância da Didática no Ensino Superior, como um instrumento que orienta os futuros professores a tornar sua prática mais instigante e reflexiva. A metodologia dessa pesquisa é de natureza qualitativa-descritiva desenvolvida com alunos do Curso de Política Social, Serviço Social e Seguridade Social de uma faculdade da região do Cariri, através da aplicação de um levantamento. A Didática é a chave para reflexão sobre um eficiente e instigante processo ensino-aprendizagem. Ela contribui para evitar uma ‘educação bancária’. Portanto quem forma precisa está em um constante processo de formação. Busquemos, assim, uma Didática que valorize e transforme aluno-professor e o processo ensino-aprendizagem.