DIDÁTICA: QUE DISCIPLINA É ESSA?
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Ela fornece os pressupostos teóricos e metodológicos para tornar o processo ensino-aprendizagem mais instigante, autônomo e interessante. Nesse sentido, estudar Didática não diz respeito acumular informações acerca dos métodos e práticas de ensino. Defendemos uma Didática crítica e vivencial no cotidiano do educador, porque acreditamos na formação docente baseada na curiosidade epistemológica, senso crítico, afetividade, sensibilidade, escuta. Ser educador pressupõe está em constante estado de aprendizagem. Por isso é imprescindível debater sobre as inúmeras questões que permeiam a prática educacional: o planejamento, a avaliação, os métodos de ensino, a relação professor-aluno. Nesse sentido, propomo-nos a refletir sobre as dúvidas em relação à Didática de uma turma de Pós-graduação. Objetivamos, assim, a relatar a importância da Didática no Ensino Superior, como um instrumento que orienta os futuros professores a tornar sua prática mais instigante e reflexiva. A metodologia dessa pesquisa é de natureza qualitativa-descritiva desenvolvida com alunos do Curso de Política Social, Serviço Social e Seguridade Social de uma faculdade da região do Cariri, através da aplicação de um levantamento. A Didática é a chave para reflexão sobre um eficiente e instigante processo ensino-aprendizagem. Ela contribui para evitar uma ‘educação bancária’. Portanto quem forma precisa está em um constante processo de formação. Busquemos, assim, uma Didática que valorize e transforme aluno-professor e o processo ensino-aprendizagem." 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