O presente texto tem como objetivo discutir a formação do professor coordenador na perspectiva da educação integral em escolas de tempo integral. Como preambulo apresenta-se os principais aspectos que influenciam na formação inicial e continuada do professor coordenador. Através da pesquisa bibliográfica, realizou-se um apanhado histórico sobre o processo de formação inicial e para tal buscou-se compreender a identidade do curso de pedagogia refletindo sobre a origem do mesmo no Brasil, considerando o seu contexto histórico, para assim situar o leitor historicamente nas discussões atuais sobre a formação do pedagogo. Em seguida faz-se uma reflexão sobre a importância da formação continuada e em serviço como um dos aportes para a formação integral do professor coordenador, apresenta a escola de tempo integral como a um espaço pedagógico onde acontecem as interações sociais fundamentais para a construção do conhecimento, troca de experiências, informações, ideias e opiniões que contribuem para o crescimento educacional do indivíduo. Por fim, conclui-se que a formação integral do professor se constitui como o aporte para o desenvolvimento da educação integral e integrada e a formação continuada se constitui a base sustentação da educação integral, onde os professores buscam coletivamente resolver os problemas e as dificuldades encontradas no trabalho pedagógico. Apresenta os momentos de planejamentos coletivos como espaços de avaliação, reelaboração, organização e planejamento do trabalho escolar, na medida em que propiciam momentos de discussão sobre a prática educativa, os conteúdos trabalhados, as dificuldades e os problemas que acontecem na escola. Ressaltando que o mais importante é a luta por uma educação mais justa igualitária e para todos, uma educação integral e integrada em escolas de tempo integral.