O estudo dos movimentos unidimensionais (MU) está presente na grade curricular da maioria dos cursos de Ciências exatas, e apesar de ser um dos tipos de movimento mais básicos da Física, percebe-se que a maioria dos estudantes possui dificuldade no entendimento de tal conteúdo. O objetivo deste trabalho é investigar a problemática do ensino-aprendizagem dos movimentos unidimensionais (MU) no ensino superior, buscando entender os fatores que compõem essa problemática. Foi realizada uma pesquisa de campo onde buscou-se, através de um questionário, identificar as principais causas da deficiência existente no ensino-aprendizagem dos movimentos unidimensionais. Através dos dados obtidos obteve-se que a deficiência do ensino básico e o pequeno número de conhecimentos práticos são os principais problemas no processo de ensino-aprendizagem de tal conteúdo. Esta pesquisa, por tratar-se de um trabalho local, obteve resultados restritos, porém traz um bom quadro da problemática visualizada na população estudada. Podendo assim, servir como base para futuros trabalhos na área específica e educacional.