Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE JOGO DE TABULEIRO COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: JOGOS DIDÁTICOS, METODOLOGIAS DE ENSINO, ENSINO DE CIÊNCIAS Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O ensino fundamental tem como objetivo fazer com que os alunos se vejam como integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente bem como observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre diversos ambientes, identificando a presença comum de água, seres vivos, ar, luz, calor, solo, energia e características específicas dos diferentes ambientes. Neste cenário o ensino de ciências atrelado ao uso de jogos destaca-se como uma atividade rica e de grande efeito que alia às necessidades lúdicas, intelectuais e afetivas, estimulando a vida social e representando, assim, importante contribuição no processo de aprendizagem como também na interação entre os alunos/professor. Nesse contexto, o presente trabalho visou avaliar o jogo de tabuleiro como uma estratégia metodológica na aprendizagem conceitual referente aos conteúdos de energia elétrica. O trabalho foi desenvolvido na Escola Arlindo Fernandes de Oliveira com os alunos do 5º ano do ensino fundamental, no município de Caxias – MA, com a participação de 3 turmas, totalizando 90 alunos, onde foi aplicado o jogo de tabuleiro. Observou-se que o jogo de tabuleiro se torna um ótimo meio de ministrar os assuntos, pois tem uma receptividade muito boa pelos mesmos. Os conteúdos trabalhados em sala de aula inseridos em um jogo, não só despertou a curiosidade dos alunos pelo conteúdo como tornou as aulas mais alegres e prazerosas. Portanto o jogo de tabuleiro é uma alternativa de baixo custo, e que traz inúmeros benefícios no processo ensino-aprendizagem, que o docente pode estar utilizando para trabalhar os conteúdos.

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