O MATERIAL MANIPULÁVEL E A DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS
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Uma parte da pesquisa foi desenvolvida no próprio Instituto, e a outra, na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus X, no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática (LEPEM). destinado à realização e observação de diversas práticas pedagógicas por meio da utilização de materiais didáticos manipuláveis – neste caso, o Teorema de Pitágoras. Inicialmente, visamos compreender o conceito de LEM e analisar todas as suas características e potencialidades enquanto recurso didático. Para isso, elaboramos um quadro teórico fundamentado em autores para discutir as diversas concepções e perspectivas a respeito do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). Além disso, pesquisamos autores como Lorenzato (2010) e Kallef (2009), que discutem sobre a utilização de materiais didáticos no ensino de Matemática. Percebe-se, enquanto educador matemático em formação, a importância de se utilizar materiais manipuláveis durante a exploração de alguns conceitos. 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