O texto tem como proposta apresentar o Screencast como recurso didático para as aulas de Física do Ensino Médio. O estudo consiste em utilizar as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), como interface, proporcionando uma descrição detalhada do percurso de construção de conceitos de física, com o tema Lei Gravitacional Universal. A proposta de elaboração e construção do recurso foi apresentada no componente de Tecnologia de Informação e Comunicação e a Prática Docente, do Mestrado em Ensino de Ciência e Matemática da UEPB, tendo como meta estudos relacionados à prática da docência, numa intervenção para uma melhor compreensão conceitual de conteúdos e componentes curriculares do Ensino Médio; de forma que contemplasse uma aprendizagem exploratória, colaborativa e lúdica. Nesse sentido, no que se refere ao ensino de ciências, a nossa proposta é apresentar a produção do Screencast, recurso colaborativo para as aulas de física, em formato digital de vídeo aula, o qual é elaborado através do uso de dispositivos e aplicativos gratuitos, a exemplo do Camtasia Studos e o Bitmoji. Optamos trabalhar com essa ferramenta por apresentar uma grande facilidade no manuseio, elaboração e execução da aula, uma vez que cabe ao professor buscar meios de utilizar e aplicar metodologias que se interajam nesse contexto tecnológico.