Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LEITURA, ENSINO, LETRAMENTO LITERÁRIO Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38801
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 319
    "inscrito_id" => 3885
    "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A leitura é uma atividade importante na educação escolar, porque constitui um instrumento necessário para a realização de novas aprendizagens e de novos conceitos. No entanto, ela ainda tem sido compreendida como um ato mecânico de decodificação de palavras, não visto como algo que torna o indivíduo letrado para a sociedade. Precisamos de práticas que incentivem nossos alunos a gostar de estar na escola, mostrando que podem ler, principalmente, textos literários, com prazer, se houver incentivo por parte dos professores e dos pais. Neste trabalho, levamos em consideração os estudos de Dalvi (2013); Rezende (2013); Gebara (2012); Pinheiro (2002) e Cosson (2012), dentre outros. O objetivo, pois, deste projeto é identificar como é desenvolvido o trabalho com a leitura nas séries iniciais de uma escola de João Pessoa, como também propor atividades que possam promover o letramento literário dos alunos envolvidos. Trabalhamos com o conceito de letramento, que vem a ser um conjunto de práticas de leitura e de escrita que resultam de uma concepção de que, como, quando e por que ler, como também com o de o letramento literário, que pode ser descrito como um processo que se faz via textos literários. Para coletar os dados sobre o público-alvo do estudo e descrever os aspectos que os envolvem, aplicamos um questionário com os professores, como também acompanhamos algumas das aulas de leitura, no sentido de observar as estratégias de leitura utilizadas pelos professores. Procuramos, também, captar e descrever as reações dos alunos, ao trabalharem o texto literário em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ENSINO, LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID3885_30072017154634.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSELINE BEZERRA WANDERLEY RUFINO"
    "autor_nome_curto" => "JOSELINE"
    "autor_email" => "josy.pedag2013@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38801
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 319
    "inscrito_id" => 3885
    "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A leitura é uma atividade importante na educação escolar, porque constitui um instrumento necessário para a realização de novas aprendizagens e de novos conceitos. No entanto, ela ainda tem sido compreendida como um ato mecânico de decodificação de palavras, não visto como algo que torna o indivíduo letrado para a sociedade. Precisamos de práticas que incentivem nossos alunos a gostar de estar na escola, mostrando que podem ler, principalmente, textos literários, com prazer, se houver incentivo por parte dos professores e dos pais. Neste trabalho, levamos em consideração os estudos de Dalvi (2013); Rezende (2013); Gebara (2012); Pinheiro (2002) e Cosson (2012), dentre outros. O objetivo, pois, deste projeto é identificar como é desenvolvido o trabalho com a leitura nas séries iniciais de uma escola de João Pessoa, como também propor atividades que possam promover o letramento literário dos alunos envolvidos. Trabalhamos com o conceito de letramento, que vem a ser um conjunto de práticas de leitura e de escrita que resultam de uma concepção de que, como, quando e por que ler, como também com o de o letramento literário, que pode ser descrito como um processo que se faz via textos literários. Para coletar os dados sobre o público-alvo do estudo e descrever os aspectos que os envolvem, aplicamos um questionário com os professores, como também acompanhamos algumas das aulas de leitura, no sentido de observar as estratégias de leitura utilizadas pelos professores. Procuramos, também, captar e descrever as reações dos alunos, ao trabalharem o texto literário em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ENSINO, LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID3885_30072017154634.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSELINE BEZERRA WANDERLEY RUFINO"
    "autor_nome_curto" => "JOSELINE"
    "autor_email" => "josy.pedag2013@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A leitura é uma atividade importante na educação escolar, porque constitui um instrumento necessário para a realização de novas aprendizagens e de novos conceitos. No entanto, ela ainda tem sido compreendida como um ato mecânico de decodificação de palavras, não visto como algo que torna o indivíduo letrado para a sociedade. Precisamos de práticas que incentivem nossos alunos a gostar de estar na escola, mostrando que podem ler, principalmente, textos literários, com prazer, se houver incentivo por parte dos professores e dos pais. Neste trabalho, levamos em consideração os estudos de Dalvi (2013); Rezende (2013); Gebara (2012); Pinheiro (2002) e Cosson (2012), dentre outros. O objetivo, pois, deste projeto é identificar como é desenvolvido o trabalho com a leitura nas séries iniciais de uma escola de João Pessoa, como também propor atividades que possam promover o letramento literário dos alunos envolvidos. Trabalhamos com o conceito de letramento, que vem a ser um conjunto de práticas de leitura e de escrita que resultam de uma concepção de que, como, quando e por que ler, como também com o de o letramento literário, que pode ser descrito como um processo que se faz via textos literários. Para coletar os dados sobre o público-alvo do estudo e descrever os aspectos que os envolvem, aplicamos um questionário com os professores, como também acompanhamos algumas das aulas de leitura, no sentido de observar as estratégias de leitura utilizadas pelos professores. Procuramos, também, captar e descrever as reações dos alunos, ao trabalharem o texto literário em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.