Este trabalho é de natureza bibliográfica e de revisão de literatura e tem por objetivo discutir sobre as especificidades da Filosofia e a contribuição do ensino desta disciplina para a educação crítica dos indivíduos. Tendo em vista que a atividade filosófica permite uma abertura para o pensamento, devido ao caráter dinâmico e inesgotável dos problemas filosóficos, a presença da Filosofia na formação dos indivíduos pode promover o despertar de um pensamento dotado de criticidade e reflexão, suscitando um maior nível de conscientização por parte dos educandos, e consequentemente de toda população. Para que isto ocorra, o professor de Filosofia deve inserir seus alunos no âmbito das discussões filosóficas, tornando suas aulas ambientes ricos em reflexão e questionamentos. Para isto, o professor não pode pautar seu ensino por uma mera transmissão acrítica e mecânica dos conteúdos, mas deve fazer com que seus alunos pensem os problemas filosóficos a partir de seu próprio contexto e de sua perspectiva, indagando e problematizando as respostas dadas pelos filósofos ao longo do tempo. Para promovermos a discussão aqui proposta primeiramente apontaremos alguns argumentos que justifiquem a importância e a necessidade de uma educação crítica. Para isto recorreremos a autores como Valmir Pereira, Dora Incontri e Alessandro Cesar Bigheto. Em seguida, discutiremos sobre as particularidades da Filosofia, de seu ensino, e as possíveis contribuições desta disciplina para uma educação crítica. Neste momento, utilizaremos como suporte teórico os textos de Desidério Murcho, Renata Aspis, Silvio Gallo e Augusto Ramos. Sendo assim, esperamos que este trabalho venha a suscitar uma profícua discussão acerca da natureza da Filosofia e de sua importância na formação de indivíduos críticos.