Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRELAÇAMENTOS DA EJA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO PROEJA.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PROEJA, INSTITUTO FEDERAL Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho faz parte de uma investigação realizada nos cursos do Proeja do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, a partir dos estudos e reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos. Consideramos relevante realizar uma breve reflexão sobre a história da EJA em nosso país, a partir das políticas públicas e da legislação nacional no século XX. Inicialmente, é necessário compreender que escolhemos entender a EJA como uma modalidade educacional, não a restringindo a tal, mas como uma opção socioeducacional, dado o alto contingente de sujeitos que ainda estão fora da escola. No intuito de cumprir esta ação, buscamos realizar uma análise da história da EJA e seus entrelaçamentos com a Educação Profissional, que fundamentaram a constituição do Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), como política de educação para trabalhadores. E é do contexto do mundo do trabalho que é mister conhecer como a educação profissional brasileira assim se constituiu e como os cursos de Proeja desafiaram a formação unilateral e elitista, para uma educação mais próxima da realidade dos indivíduos. Utilizou-se para isso a análise da legislação, documentos norteadores e outras fontes bibliográficas para construir um percurso compreensivo e analítico. Há que se considerar, diante do percurso histórico e legal traçado, as inconsistências e dificuldades para a implantação de cursos desta natureza em instituições historicamente elitistas e excludentes, observadas as relações e as atividades docentes que contemplem as mudanças propostas por uma legislação mais ampla e social, sem uma proposta ou sistema de formação docente que contemple essas mudanças paradigmáticas. Este cenário desafia os servidores envolvidos em propor ações de implantação de cursos Proeja que ampliem as experiências com os jovens e adultos. A partir desse lugar, foi possível realizar um breve estudo da realidade dos cursos do IF Baiano, sendo possível compreender seus principais desafios e perspectivas.

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