FEITOSA, Melkzedek De Souza et al.. Materialismo histórico dialético como praxís pedagógica. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/3875>. Acesso em: 20/11/2024 10:30
O presente artigo tem como objetivo através de análises bibliográficas expressarem o quanto é necessário uma concepção mais abrangente sobre a escola e a prática pedagógica, também apresenta o quanto é importante à aquisição de conhecimento em nossa sociedade , assim como o quanto é construtivo uma prática pedagógica embasada pelos preceitos materialista, histórico e dialético, bem como discutir como apresentar-se à educação nas instituições de ensino e como comportar-se como educador consciente de seu trabalho, procurando entender sua metodologia, apresenta exemplos de professores realmente engajados com o processo de ensino aprendizado. O mesmo apresenta pontos a serem traçados por docentes munidos de uma concepção politico ideológica progressista. Para isto estes escritos servem consistentemente como escopo e, mais que isto, um levante do que seria o ponto crucial para uma melhoria efetiva na pratica educacional bem como na sociedade. Este ponto consequentemente é a atuação no trabalho docente.