Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMPREENDER O LÚDICO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL? INTERAGIR, SOCIALIZAR E ADQUIRIR CONHECIMENTOS ATRAVÉS DO LÚDICO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, BRINCADEIRAS, LÚDICO Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36180
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4614
    "inscrito_id" => 3573
    "titulo" => """
      COMPREENDER O LÚDICO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL?\r\n
      INTERAGIR, SOCIALIZAR E ADQUIRIR CONHECIMENTOS ATRAVÉS DO LÚDICO
      """
    "resumo" => "COMPREENDER O LÚDICO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL tem como tema central o Brinquedo e a Brincadeira na Educação Infantil e sua contribuição no aprendizado para criança de 4 a 5 anos. O brinquedo e a brincadeira devem ser considerados como algo inseparável da criança, pois criança que não brinca não cria, não desenvolve o seu mundo imaginário. Brincando a criança aprende e torna-se um ser dinâmico, criativo, autentico responsável tornando-se, no futuro um adulto equilibrado capaz de tomar decisões com autonomia no seu cotidiano. Levando em consideração que a aprendizagem através da brincadeira constitui um dos fatores formadores, e é uma parcela muito importante na vida da criança pequena onde, ela vive e desenvolve normas e funções com significados para a vida. Portanto, objetiva-se investigar a importância do lúdico no desenvolvimento da criança de 4 a 5 anos na Educação Infantil, suas contribuições e suas práticas pedagógicas no cotidiano escolar. A pesquisa realizou-se na EMEF Profª. Ana Cristina Rolin Machado, situada em João Pessoa - PB. Para tanto, utilizamos como instrumentos a observação do espaço físico, a realização de oficinas pedagógicas com professores e tutores da Educação Infantil, e a aplicação de questionário sobre a ótica das participantes quanto ao tema. Vygostsky, Kishimoto, Silva e outros autores nos serviram de suporte teórico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, BRINCADEIRAS, LÚDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID3573_16102017230913.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSÉ RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MAZÉ"
    "autor_email" => "mariajoserdasilva@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36180
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4614
    "inscrito_id" => 3573
    "titulo" => """
      COMPREENDER O LÚDICO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL?\r\n
      INTERAGIR, SOCIALIZAR E ADQUIRIR CONHECIMENTOS ATRAVÉS DO LÚDICO
      """
    "resumo" => "COMPREENDER O LÚDICO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL tem como tema central o Brinquedo e a Brincadeira na Educação Infantil e sua contribuição no aprendizado para criança de 4 a 5 anos. O brinquedo e a brincadeira devem ser considerados como algo inseparável da criança, pois criança que não brinca não cria, não desenvolve o seu mundo imaginário. Brincando a criança aprende e torna-se um ser dinâmico, criativo, autentico responsável tornando-se, no futuro um adulto equilibrado capaz de tomar decisões com autonomia no seu cotidiano. Levando em consideração que a aprendizagem através da brincadeira constitui um dos fatores formadores, e é uma parcela muito importante na vida da criança pequena onde, ela vive e desenvolve normas e funções com significados para a vida. Portanto, objetiva-se investigar a importância do lúdico no desenvolvimento da criança de 4 a 5 anos na Educação Infantil, suas contribuições e suas práticas pedagógicas no cotidiano escolar. A pesquisa realizou-se na EMEF Profª. Ana Cristina Rolin Machado, situada em João Pessoa - PB. Para tanto, utilizamos como instrumentos a observação do espaço físico, a realização de oficinas pedagógicas com professores e tutores da Educação Infantil, e a aplicação de questionário sobre a ótica das participantes quanto ao tema. Vygostsky, Kishimoto, Silva e outros autores nos serviram de suporte teórico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, BRINCADEIRAS, LÚDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID3573_16102017230913.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSÉ RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MAZÉ"
    "autor_email" => "mariajoserdasilva@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

COMPREENDER O LÚDICO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL tem como tema central o Brinquedo e a Brincadeira na Educação Infantil e sua contribuição no aprendizado para criança de 4 a 5 anos. O brinquedo e a brincadeira devem ser considerados como algo inseparável da criança, pois criança que não brinca não cria, não desenvolve o seu mundo imaginário. Brincando a criança aprende e torna-se um ser dinâmico, criativo, autentico responsável tornando-se, no futuro um adulto equilibrado capaz de tomar decisões com autonomia no seu cotidiano. Levando em consideração que a aprendizagem através da brincadeira constitui um dos fatores formadores, e é uma parcela muito importante na vida da criança pequena onde, ela vive e desenvolve normas e funções com significados para a vida. Portanto, objetiva-se investigar a importância do lúdico no desenvolvimento da criança de 4 a 5 anos na Educação Infantil, suas contribuições e suas práticas pedagógicas no cotidiano escolar. A pesquisa realizou-se na EMEF Profª. Ana Cristina Rolin Machado, situada em João Pessoa - PB. Para tanto, utilizamos como instrumentos a observação do espaço físico, a realização de oficinas pedagógicas com professores e tutores da Educação Infantil, e a aplicação de questionário sobre a ótica das participantes quanto ao tema. Vygostsky, Kishimoto, Silva e outros autores nos serviram de suporte teórico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.