SILVA, Priscila Cícera Santos et al.. Representando dados em tabelas e gráficos. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38563>. Acesso em: 22/11/2024 00:44
O presente trabalho apresenta um relato de um estudo de caso realizado em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública do município de Arapiraca – AL. Os objetivos da atividade foram analisar se através de aulas expositivas e dialógicas os alunos conseguem aprender a representar dados em tabelas e gráficos, bem como transitar entre estas representações sem demonstrarem muitas dificuldades, e mais, motivar o manuseio e confecção de gráficos tridimensionais, além de incentivar os alunos a trabalharem em grupo. A fundamentação teórica ocorreu por meio da teoria dos registros de representação semiótica proposto por Raymond Duval, a qual trabalha com asserções sobre o ensino e aprendizagem baseado em representações diferentes de um mesmo objeto, seus tratamentos e conversões. A metodologia utilizada contou com os seguintes recursos, em ordem de aplicação: aula expositiva e dialógica sobre os elementos e construção de tabelas; exposições de cartazes com tabelas construídas pelos alunos; aula expositiva e dialógica sobre os elementos e de como construir os seguintes tipos de gráficos: Gráfico de Barras, Gráfico de Setores, Gráfico de Linha e o Pictograma; construção de gráficos com material reciclável a partir de um levantamento de dados realizado/pesquisado pelos alunos; transformação da representação dos dados dos gráficos em tabelas. Foi verificado que mais de 50% dos alunos da turma participante conseguiu realizar diferentes representações de um mesmo objeto matemático, identificou as diferenças entre as representações plana e espacial dos gráficos, bem como realizou a mudança de uma representação para outra, nesse caso particular, construiu um gráfico através de dados expressos em uma tabela, assim como o processo inverso, confeccionou a tabela através de dados expressos em gráficos, fossem eles em 2D ou 3D.