Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA E ENSINO: O ENCONTRO DO MUNDO REAL E FICTÍCIO COMO CONSTRUÇÃO DO LEITOR CRÍTICO

Palavra-chaves: LITERATURA, ENSINO-APRENDIZAGEM, LÍNGUA PORTUGUESA, PROFESSOR CONSTRUTOR, PROFESSOR CONSTRUTOR Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37366
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3688
    "inscrito_id" => 2295
    "titulo" => "LITERATURA E ENSINO: O ENCONTRO DO MUNDO REAL E FICTÍCIO COMO CONSTRUÇÃO DO LEITOR CRÍTICO"
    "resumo" => "Ainda que seja uma grande arma para a formação de leitores e escritores críticos, a Literatura ainda vem sendo pouco aproveitada em sala de aula. Os professores de Língua Portuguesa, em sua maioria, optam ainda por trabalhar textos literários voltados para a análise estrutural e/ou características gramaticais diversas, deixando um pouco de lado o caráter reflexivo que o texto literário deve trazer. De fato, gêneros literários levam ao aluno uma facilidade maior em conseguir assimilar os conteúdos pragmáticos trabalhados em sala, todavia as escolas em sua grande parte continuam buscando um aluno que saiba apenas todas as regras gramaticais, esquecendo de prepará-lo enquanto leitor crítico. A leitura literária deve então ser tratada como instrumento eficaz no processo ensino aprendizagem. A Literatura trata não apenas de uma história fictícia, ela nos traz a identificação social através de descrição da realidade dentro de uma escrita inovadora. Através de obras literárias nos deparamos com questões sociais, ideológicas, religiosas e nos encontramos com nossas ideias mais íntimas e restritas. Contudo, professores de Língua Portuguesa, devem dar uma maior atenção à aplicabilidade de textos literários em sala de aula como suporte eficaz para uma melhor viabilidade no processo ensino-aprendizagem e na formação do leitor crítico e inovador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, ENSINO-APRENDIZAGEM, LÍNGUA PORTUGUESA, PROFESSOR CONSTRUTOR, PROFESSOR CONSTRUTOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID2295_15102017154947.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANDILMA SILVA DA LUZ"
    "autor_nome_curto" => "VAN"
    "autor_email" => "vandilmagr@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37366
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3688
    "inscrito_id" => 2295
    "titulo" => "LITERATURA E ENSINO: O ENCONTRO DO MUNDO REAL E FICTÍCIO COMO CONSTRUÇÃO DO LEITOR CRÍTICO"
    "resumo" => "Ainda que seja uma grande arma para a formação de leitores e escritores críticos, a Literatura ainda vem sendo pouco aproveitada em sala de aula. Os professores de Língua Portuguesa, em sua maioria, optam ainda por trabalhar textos literários voltados para a análise estrutural e/ou características gramaticais diversas, deixando um pouco de lado o caráter reflexivo que o texto literário deve trazer. De fato, gêneros literários levam ao aluno uma facilidade maior em conseguir assimilar os conteúdos pragmáticos trabalhados em sala, todavia as escolas em sua grande parte continuam buscando um aluno que saiba apenas todas as regras gramaticais, esquecendo de prepará-lo enquanto leitor crítico. A leitura literária deve então ser tratada como instrumento eficaz no processo ensino aprendizagem. A Literatura trata não apenas de uma história fictícia, ela nos traz a identificação social através de descrição da realidade dentro de uma escrita inovadora. Através de obras literárias nos deparamos com questões sociais, ideológicas, religiosas e nos encontramos com nossas ideias mais íntimas e restritas. Contudo, professores de Língua Portuguesa, devem dar uma maior atenção à aplicabilidade de textos literários em sala de aula como suporte eficaz para uma melhor viabilidade no processo ensino-aprendizagem e na formação do leitor crítico e inovador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, ENSINO-APRENDIZAGEM, LÍNGUA PORTUGUESA, PROFESSOR CONSTRUTOR, PROFESSOR CONSTRUTOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID2295_15102017154947.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANDILMA SILVA DA LUZ"
    "autor_nome_curto" => "VAN"
    "autor_email" => "vandilmagr@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Ainda que seja uma grande arma para a formação de leitores e escritores críticos, a Literatura ainda vem sendo pouco aproveitada em sala de aula. Os professores de Língua Portuguesa, em sua maioria, optam ainda por trabalhar textos literários voltados para a análise estrutural e/ou características gramaticais diversas, deixando um pouco de lado o caráter reflexivo que o texto literário deve trazer. De fato, gêneros literários levam ao aluno uma facilidade maior em conseguir assimilar os conteúdos pragmáticos trabalhados em sala, todavia as escolas em sua grande parte continuam buscando um aluno que saiba apenas todas as regras gramaticais, esquecendo de prepará-lo enquanto leitor crítico. A leitura literária deve então ser tratada como instrumento eficaz no processo ensino aprendizagem. A Literatura trata não apenas de uma história fictícia, ela nos traz a identificação social através de descrição da realidade dentro de uma escrita inovadora. Através de obras literárias nos deparamos com questões sociais, ideológicas, religiosas e nos encontramos com nossas ideias mais íntimas e restritas. Contudo, professores de Língua Portuguesa, devem dar uma maior atenção à aplicabilidade de textos literários em sala de aula como suporte eficaz para uma melhor viabilidade no processo ensino-aprendizagem e na formação do leitor crítico e inovador.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.