DESCOBRINDO A CIÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE 6º ANO SOBRE O MÉTODO CIENTÍFICO.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36405 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2671 "inscrito_id" => 3495 "titulo" => "DESCOBRINDO A CIÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE 6º ANO SOBRE O MÉTODO CIENTÍFICO." "resumo" => """ O ensino de Ciências deve despertar a curiosidade e a investigação por parte dos alunos e deve ser uma experiência fascinante (Moreno 1998). Observar o e tocar seu objeto de seu estudo, saber como funciona e de onde vem, faz o aluno entender melhor o assunto e assim, construir de forma eficaz o conhecimento. O trabalho com projetos é uma das melhores alternativas para que o ensino de ciências seja significativo. Segundo Amaral & Guerra (2012), a maioria dos projetos resulta em uma aprendizagem que tem significado para os alunos, que tem relação com sua vida, que lhes desafia e lhes traz, de fato, uma aplicação de conhecimentos. Trabalhar o método científico através dessa ferramenta pode ser possível quando atrelada à aulas práticas e de campo, explorando a curiosidade dos alunos e trazendo para as aulas a investigação científica, fazendo com que os alunos aprendam ciências fazendo ciência. \r\n Sendo o espaço escolar um meio de interação e construção de conhecimento e as aulas de ciências como um espaço ideal para despertar a curiosidade, foi executado com os alunos do 6º ano C do ensino fundamental II, da Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, da cidade de João Pessoa, na Paraíba, o projeto “Descobrindo a Ciência” a fim de aproximar os alunos do método científico através de experiências simples a cerca dos temas propostos para a série; despertar a curiosidade sobre os processos naturais através da investigação científica; conhecer como os cientistas trabalham em seu cotidiano além de conhecer os cientistas destaques na ciência e como estes desenvolveram seu trabalho.\r\n O início do projeto se deu no mês de abril de 2017, no início do 2º bimestre, com a escolha do tema de trabalho para o ano letivo: Descobrindo a ciência. Diversas aulas práticas e de campo foram montadas seguindo-se os assuntos propostos no plano de curso para a série. Foram feitas aulas práticas nos temas inerentes ao 6º ano, além de aulas de campo, vídeos, palestras e exposições de cartazes sobre o universo, solo e água com enfoque no método científico e em cientistas que se destacaram nesses temas. Para entender como a metodologia científica foi inserida no trabalhada com alunos, serão aplicados questionários com questões objetivas e subjetivas além de análise do desempenho escolar dos alunos ao longo dos bimestres, pois acreditamos que o projeto também levaria a melhorar o desempenho da turma na disciplina. \r\n Os resultados ainda são preliminares, pois o projeto ainda está em andamento. Porém alguns dados já mostram avanços significativos no aprendizado dos alunos. Já observamos aumento no desempenho escolar dos alunos, interesse e frequência desses nas aulas, além de melhoramento do comportamento. Esses dados comprovam que os métodos utilizados promovem o aprendizado significativo, contribuindo para a formação de alunos críticos na mudança de concepção sobre o que é ser cientista, o que ele faz e como ele faz, principalmente aos cientistas negros. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, MÉTODO CIENTÍFICO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID3495_16092017180357.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELE BEZERRA DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "GISELE BEZERRA" "autor_email" => "gibezerra@yahoo.com.br" "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE JOÃO PESSOA, PB." "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36405 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2671 "inscrito_id" => 3495 "titulo" => "DESCOBRINDO A CIÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE 6º ANO SOBRE O MÉTODO CIENTÍFICO." "resumo" => """ O ensino de Ciências deve despertar a curiosidade e a investigação por parte dos alunos e deve ser uma experiência fascinante (Moreno 1998). Observar o e tocar seu objeto de seu estudo, saber como funciona e de onde vem, faz o aluno entender melhor o assunto e assim, construir de forma eficaz o conhecimento. O trabalho com projetos é uma das melhores alternativas para que o ensino de ciências seja significativo. Segundo Amaral & Guerra (2012), a maioria dos projetos resulta em uma aprendizagem que tem significado para os alunos, que tem relação com sua vida, que lhes desafia e lhes traz, de fato, uma aplicação de conhecimentos. Trabalhar o método científico através dessa ferramenta pode ser possível quando atrelada à aulas práticas e de campo, explorando a curiosidade dos alunos e trazendo para as aulas a investigação científica, fazendo com que os alunos aprendam ciências fazendo ciência. \r\n Sendo o espaço escolar um meio de interação e construção de conhecimento e as aulas de ciências como um espaço ideal para despertar a curiosidade, foi executado com os alunos do 6º ano C do ensino fundamental II, da Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, da cidade de João Pessoa, na Paraíba, o projeto “Descobrindo a Ciência” a fim de aproximar os alunos do método científico através de experiências simples a cerca dos temas propostos para a série; despertar a curiosidade sobre os processos naturais através da investigação científica; conhecer como os cientistas trabalham em seu cotidiano além de conhecer os cientistas destaques na ciência e como estes desenvolveram seu trabalho.\r\n O início do projeto se deu no mês de abril de 2017, no início do 2º bimestre, com a escolha do tema de trabalho para o ano letivo: Descobrindo a ciência. Diversas aulas práticas e de campo foram montadas seguindo-se os assuntos propostos no plano de curso para a série. Foram feitas aulas práticas nos temas inerentes ao 6º ano, além de aulas de campo, vídeos, palestras e exposições de cartazes sobre o universo, solo e água com enfoque no método científico e em cientistas que se destacaram nesses temas. Para entender como a metodologia científica foi inserida no trabalhada com alunos, serão aplicados questionários com questões objetivas e subjetivas além de análise do desempenho escolar dos alunos ao longo dos bimestres, pois acreditamos que o projeto também levaria a melhorar o desempenho da turma na disciplina. \r\n Os resultados ainda são preliminares, pois o projeto ainda está em andamento. Porém alguns dados já mostram avanços significativos no aprendizado dos alunos. Já observamos aumento no desempenho escolar dos alunos, interesse e frequência desses nas aulas, além de melhoramento do comportamento. Esses dados comprovam que os métodos utilizados promovem o aprendizado significativo, contribuindo para a formação de alunos críticos na mudança de concepção sobre o que é ser cientista, o que ele faz e como ele faz, principalmente aos cientistas negros. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, MÉTODO CIENTÍFICO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID3495_16092017180357.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELE BEZERRA DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "GISELE BEZERRA" "autor_email" => "gibezerra@yahoo.com.br" "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE JOÃO PESSOA, PB." "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }