UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GEOGRAFIA DO CFP: PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO EXPECTATIVAS E DESAFIOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38732 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4579 "inscrito_id" => 5217 "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GEOGRAFIA DO CFP: PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO EXPECTATIVAS E DESAFIOS" "resumo" => "Este trabalho busca compreende o processo de formação de professores em Geografia especificamente ao curso oferecido pelo Centro de Formação de Professores (CFP) Campus Cajazeiras, criado em 1979. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi utilizado o método dialético considerando-se a dinamicidade da vida dos sujeitos entrevistados, pois segundo Lakatos (2010) na dialética as coisas não são analisadas na quantidade de objetos fixos, mas em movimento: nenhuma coisa está estática, encontrando-se sempre em vias de transformar, desenvolver. O fim de um processo é sempre o começo do outro, visto que o objeto de estudo desta pesquisa é algo que pode ser mudado ao longo do tempo. Este trabalho vai mostrar a importância da práxis na formação docente, visto que no curso de Geografia do (CFP), é algo limitado aonde só veem ocorre à práxis a partir da segunda metade do curso e isso é bem evidente quando o aluno vai realizar os seus estágios, pois é a partir desse momento eles tem a possibilidade de colocar em prática algo que eles estudaram, e sentem a necessidade de fazer a articulação entre a teoria e a pratica, contribuindo assim para uma formação voltada para a um educação contextualizada. Diante da pesquisa chagamos a conclusão de que o curso necessita de uma melhoria em sua grade curricular na qual possibilite ao discente uma maior interação entre a Universidade e Escola e que a prática não se restrinja apenas algumas disciplinas de cunho pedagógico, pois para que haja uma boa formação é necessário que os alunos compreendam a importância da articulação entre teoria e pratica e a reflexão sobre esses dois elos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, GEOGRAFIA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5217_16102017225536.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA DAS CHAGAS SILVEIRA LACERDA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "franciscasilveiral@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38732 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4579 "inscrito_id" => 5217 "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GEOGRAFIA DO CFP: PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO EXPECTATIVAS E DESAFIOS" "resumo" => "Este trabalho busca compreende o processo de formação de professores em Geografia especificamente ao curso oferecido pelo Centro de Formação de Professores (CFP) Campus Cajazeiras, criado em 1979. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi utilizado o método dialético considerando-se a dinamicidade da vida dos sujeitos entrevistados, pois segundo Lakatos (2010) na dialética as coisas não são analisadas na quantidade de objetos fixos, mas em movimento: nenhuma coisa está estática, encontrando-se sempre em vias de transformar, desenvolver. O fim de um processo é sempre o começo do outro, visto que o objeto de estudo desta pesquisa é algo que pode ser mudado ao longo do tempo. Este trabalho vai mostrar a importância da práxis na formação docente, visto que no curso de Geografia do (CFP), é algo limitado aonde só veem ocorre à práxis a partir da segunda metade do curso e isso é bem evidente quando o aluno vai realizar os seus estágios, pois é a partir desse momento eles tem a possibilidade de colocar em prática algo que eles estudaram, e sentem a necessidade de fazer a articulação entre a teoria e a pratica, contribuindo assim para uma formação voltada para a um educação contextualizada. Diante da pesquisa chagamos a conclusão de que o curso necessita de uma melhoria em sua grade curricular na qual possibilite ao discente uma maior interação entre a Universidade e Escola e que a prática não se restrinja apenas algumas disciplinas de cunho pedagógico, pois para que haja uma boa formação é necessário que os alunos compreendam a importância da articulação entre teoria e pratica e a reflexão sobre esses dois elos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, GEOGRAFIA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5217_16102017225536.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA DAS CHAGAS SILVEIRA LACERDA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "franciscasilveiral@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }