A PERCEPÇÃO DOS LICENCIA(N)DOS EM BIOLOGIA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID SUBPROJETO BIOLOGIA EM SUA FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35513 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1572 "inscrito_id" => 2203 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS LICENCIA(N)DOS EM BIOLOGIA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID SUBPROJETO BIOLOGIA EM SUA FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID prevê bolsas para estudantes de licenciatura que, sob orientação de professores universitários e sob supervisão de professores da Educação Básica. Dentro de uma política de melhoria da educação básica, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência que constitui uma parceria entre o governo federal, a universidade e a escola pública, tem, como alguns de seus objetivos, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, além de contribuir para a valorização do magistério. Sendo assim, o presente trabalho procurou investigar as contribuições do PIBID/UVA Subprojeto Biologia para a formação docente dos licencia(n)dos participantes, sob o ponto de vista destes, e verificar suas influências nos aspectos relativos ao desenvolvimento de uma prática docente inovadora e da construção de saberes próprios da profissão de professor. Foi realizada uma pesquisa aos ex-bolsistas e como os bolsistas atuais do PIBID/UVA Subprojeto Biologia, na cidade de Sobral-CE, Os questionários foram elaborados buscando investigar os aspectos formativos e as contribuições que o PIBID vem fomentando em sua formação inicial. Todos os participantes relataram a importância do PIBID declarando que é uma oportunidade de entrar em contato com a realidade escolar e experimentar o que eles caracterizam como vivência escolar. Foi verificado que a participação no PIBID proporcionou aos participantes o primeiro contato com a docência ampliando a percepção deles sobre a atuação docente e adquirindo experiências no desenvolvimento de atividades pedagógicas. Diante dos dados da pesquisa todos os entrevistados relataram aspectos positivos do programa em questão no processo de formação docente, sempre justificando que o contato com a sala de aula motiva os mesmos a seguirem na carreira do magistério. O PIBID proporciona grandes experiências aos entrevistados, que foram capazes de motivar uma grande parte deles na profissão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO INICIAL, CONTRIBUIÇÕES, DOCENCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2203_10092017225849.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONALDO LEON DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RONALDO LEON" "autor_email" => "ronaldoleon17@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35513 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1572 "inscrito_id" => 2203 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS LICENCIA(N)DOS EM BIOLOGIA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID SUBPROJETO BIOLOGIA EM SUA FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID prevê bolsas para estudantes de licenciatura que, sob orientação de professores universitários e sob supervisão de professores da Educação Básica. Dentro de uma política de melhoria da educação básica, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência que constitui uma parceria entre o governo federal, a universidade e a escola pública, tem, como alguns de seus objetivos, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, além de contribuir para a valorização do magistério. Sendo assim, o presente trabalho procurou investigar as contribuições do PIBID/UVA Subprojeto Biologia para a formação docente dos licencia(n)dos participantes, sob o ponto de vista destes, e verificar suas influências nos aspectos relativos ao desenvolvimento de uma prática docente inovadora e da construção de saberes próprios da profissão de professor. Foi realizada uma pesquisa aos ex-bolsistas e como os bolsistas atuais do PIBID/UVA Subprojeto Biologia, na cidade de Sobral-CE, Os questionários foram elaborados buscando investigar os aspectos formativos e as contribuições que o PIBID vem fomentando em sua formação inicial. Todos os participantes relataram a importância do PIBID declarando que é uma oportunidade de entrar em contato com a realidade escolar e experimentar o que eles caracterizam como vivência escolar. Foi verificado que a participação no PIBID proporcionou aos participantes o primeiro contato com a docência ampliando a percepção deles sobre a atuação docente e adquirindo experiências no desenvolvimento de atividades pedagógicas. Diante dos dados da pesquisa todos os entrevistados relataram aspectos positivos do programa em questão no processo de formação docente, sempre justificando que o contato com a sala de aula motiva os mesmos a seguirem na carreira do magistério. O PIBID proporciona grandes experiências aos entrevistados, que foram capazes de motivar uma grande parte deles na profissão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO INICIAL, CONTRIBUIÇÕES, DOCENCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2203_10092017225849.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONALDO LEON DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RONALDO LEON" "autor_email" => "ronaldoleon17@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }