CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE DEFINIÇÃO E FUNÇÃO DA AVALIAÇÃO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36203 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1288 "inscrito_id" => 5198 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE DEFINIÇÃO E FUNÇÃO DA AVALIAÇÃO" "resumo" => "Tendo em vista a importância que a temática avaliação tem para a prática docente, este trabalho objetivou analisar as concepções de professores de Biologia sobre avaliação, tendo como foco as definições e funções da avaliação presentes em seus discursos. Para isso, a pesquisa foi realizada em uma escola estadual de Ensino Médio em São Luís, MA, com os três professores de Biologia da instituição. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: primeiramente, foram observadas dez aulas desses professores para melhor compreensão do contexto em que a avaliação ocorre e, em seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a partir de um roteiro previamente elaborado. Os dados das entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo, a qual contou com três etapas: pré-análise, em que ocorreu a sistematização das ideias iniciais; exploração do material, em que foram realizados recortes de trechos das entrevistas, os quais foram agrupados de acordo com suas semelhanças, originando duas categorias: Definição, com três indicadores, e Função, com dois indicadores; e as inferências, em que os resultados das etapas anteriores foram, então, discutidos por indicador. Em relação às definições de avaliação, constatou-se que nem todos os professores conseguiram apresentar uma conceituação do que é avaliação; sobre a recuperação, ainda que os professores tenham enfatizado que a recuperação não deve ser somente uma prova, notou-se que ainda recaiu somente sobre o aluno a responsabilidade de recuperar; e quanto aos participantes da avaliação, identificou-se agentes de dentro e fora do ambiente escolar. Em relação às funções da avaliação, dois professores relataram avaliar para fazer diagnósticos e conhecer melhor seus alunos, enquanto que um professor associou o ato de avaliar à quantificação dos rendimentos do aluno; sobre a função da recuperação, os professores relataram que seu papel é permitir que o aluno possa aprender um conteúdo que já deveria conhecer. Percebeu-se, assim, que os entendimentos apresentados pelos professores foram de concepções mistas, por vezes ainda bastante ligados à lógica mais tradicional de avaliação. Dessa maneira, conclui-se que é necessário trabalhar as concepções de avaliação de professores para que estes possam aderir a práticas menos tradicionais e que favorecem a aprendizagem do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ENSINO DE BIOLOGIA, PRÁTICA DOCENTE, ANÁLISE DE CONTEÚDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5198_10092017082120.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS BRUNO CABRAL DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "BRUNO OLIVEIRA" "autor_email" => "ol.carlosbruno@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36203 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1288 "inscrito_id" => 5198 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE DEFINIÇÃO E FUNÇÃO DA AVALIAÇÃO" "resumo" => "Tendo em vista a importância que a temática avaliação tem para a prática docente, este trabalho objetivou analisar as concepções de professores de Biologia sobre avaliação, tendo como foco as definições e funções da avaliação presentes em seus discursos. Para isso, a pesquisa foi realizada em uma escola estadual de Ensino Médio em São Luís, MA, com os três professores de Biologia da instituição. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: primeiramente, foram observadas dez aulas desses professores para melhor compreensão do contexto em que a avaliação ocorre e, em seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a partir de um roteiro previamente elaborado. Os dados das entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo, a qual contou com três etapas: pré-análise, em que ocorreu a sistematização das ideias iniciais; exploração do material, em que foram realizados recortes de trechos das entrevistas, os quais foram agrupados de acordo com suas semelhanças, originando duas categorias: Definição, com três indicadores, e Função, com dois indicadores; e as inferências, em que os resultados das etapas anteriores foram, então, discutidos por indicador. Em relação às definições de avaliação, constatou-se que nem todos os professores conseguiram apresentar uma conceituação do que é avaliação; sobre a recuperação, ainda que os professores tenham enfatizado que a recuperação não deve ser somente uma prova, notou-se que ainda recaiu somente sobre o aluno a responsabilidade de recuperar; e quanto aos participantes da avaliação, identificou-se agentes de dentro e fora do ambiente escolar. Em relação às funções da avaliação, dois professores relataram avaliar para fazer diagnósticos e conhecer melhor seus alunos, enquanto que um professor associou o ato de avaliar à quantificação dos rendimentos do aluno; sobre a função da recuperação, os professores relataram que seu papel é permitir que o aluno possa aprender um conteúdo que já deveria conhecer. Percebeu-se, assim, que os entendimentos apresentados pelos professores foram de concepções mistas, por vezes ainda bastante ligados à lógica mais tradicional de avaliação. Dessa maneira, conclui-se que é necessário trabalhar as concepções de avaliação de professores para que estes possam aderir a práticas menos tradicionais e que favorecem a aprendizagem do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ENSINO DE BIOLOGIA, PRÁTICA DOCENTE, ANÁLISE DE CONTEÚDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5198_10092017082120.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS BRUNO CABRAL DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "BRUNO OLIVEIRA" "autor_email" => "ol.carlosbruno@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }