Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE DEFINIÇÃO E FUNÇÃO DA AVALIAÇÃO

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, ENSINO DE BIOLOGIA, PRÁTICA DOCENTE, ANÁLISE DE CONTEÚDO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36203
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1288
    "inscrito_id" => 5198
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE DEFINIÇÃO E FUNÇÃO DA AVALIAÇÃO"
    "resumo" => "Tendo em vista a importância que a temática avaliação tem para a prática docente, este trabalho objetivou analisar as concepções de professores de Biologia sobre avaliação, tendo como foco as definições e funções da avaliação presentes em seus discursos. Para isso, a pesquisa foi realizada em uma escola estadual de Ensino Médio em São Luís, MA, com os três professores de Biologia da instituição. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: primeiramente, foram observadas dez aulas desses professores para melhor compreensão do contexto em que a avaliação ocorre e, em seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a partir de um roteiro previamente elaborado. Os dados das entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo, a qual contou com três etapas: pré-análise, em que ocorreu a sistematização das ideias iniciais; exploração do material, em que foram realizados recortes de trechos das entrevistas, os quais foram agrupados de acordo com suas semelhanças, originando duas categorias: Definição, com três indicadores, e Função, com dois indicadores; e as inferências, em que os resultados das etapas anteriores foram, então, discutidos por indicador. Em relação às definições de avaliação, constatou-se que nem todos os professores conseguiram apresentar uma conceituação do que é avaliação; sobre a recuperação, ainda que os professores tenham enfatizado que a recuperação não deve ser somente uma prova, notou-se que ainda recaiu somente sobre o aluno a responsabilidade de recuperar; e quanto aos participantes da avaliação, identificou-se agentes de dentro e fora do ambiente escolar. Em relação às funções da avaliação, dois professores relataram avaliar para fazer diagnósticos e conhecer melhor seus alunos, enquanto que um professor associou o ato de avaliar à quantificação dos rendimentos do aluno; sobre a função da recuperação, os professores relataram que seu papel é permitir que o aluno possa aprender um conteúdo que já deveria conhecer. Percebeu-se, assim, que os entendimentos apresentados pelos professores foram de concepções mistas, por vezes ainda bastante ligados à lógica mais tradicional de avaliação. Dessa maneira, conclui-se que é necessário trabalhar as concepções de avaliação de professores para que estes possam aderir a práticas menos tradicionais e que favorecem a aprendizagem do aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ENSINO DE BIOLOGIA, PRÁTICA DOCENTE, ANÁLISE DE CONTEÚDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5198_10092017082120.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS BRUNO CABRAL DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO OLIVEIRA"
    "autor_email" => "ol.carlosbruno@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36203
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1288
    "inscrito_id" => 5198
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE DEFINIÇÃO E FUNÇÃO DA AVALIAÇÃO"
    "resumo" => "Tendo em vista a importância que a temática avaliação tem para a prática docente, este trabalho objetivou analisar as concepções de professores de Biologia sobre avaliação, tendo como foco as definições e funções da avaliação presentes em seus discursos. Para isso, a pesquisa foi realizada em uma escola estadual de Ensino Médio em São Luís, MA, com os três professores de Biologia da instituição. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: primeiramente, foram observadas dez aulas desses professores para melhor compreensão do contexto em que a avaliação ocorre e, em seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a partir de um roteiro previamente elaborado. Os dados das entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo, a qual contou com três etapas: pré-análise, em que ocorreu a sistematização das ideias iniciais; exploração do material, em que foram realizados recortes de trechos das entrevistas, os quais foram agrupados de acordo com suas semelhanças, originando duas categorias: Definição, com três indicadores, e Função, com dois indicadores; e as inferências, em que os resultados das etapas anteriores foram, então, discutidos por indicador. Em relação às definições de avaliação, constatou-se que nem todos os professores conseguiram apresentar uma conceituação do que é avaliação; sobre a recuperação, ainda que os professores tenham enfatizado que a recuperação não deve ser somente uma prova, notou-se que ainda recaiu somente sobre o aluno a responsabilidade de recuperar; e quanto aos participantes da avaliação, identificou-se agentes de dentro e fora do ambiente escolar. Em relação às funções da avaliação, dois professores relataram avaliar para fazer diagnósticos e conhecer melhor seus alunos, enquanto que um professor associou o ato de avaliar à quantificação dos rendimentos do aluno; sobre a função da recuperação, os professores relataram que seu papel é permitir que o aluno possa aprender um conteúdo que já deveria conhecer. Percebeu-se, assim, que os entendimentos apresentados pelos professores foram de concepções mistas, por vezes ainda bastante ligados à lógica mais tradicional de avaliação. Dessa maneira, conclui-se que é necessário trabalhar as concepções de avaliação de professores para que estes possam aderir a práticas menos tradicionais e que favorecem a aprendizagem do aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ENSINO DE BIOLOGIA, PRÁTICA DOCENTE, ANÁLISE DE CONTEÚDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5198_10092017082120.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS BRUNO CABRAL DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO OLIVEIRA"
    "autor_email" => "ol.carlosbruno@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Tendo em vista a importância que a temática avaliação tem para a prática docente, este trabalho objetivou analisar as concepções de professores de Biologia sobre avaliação, tendo como foco as definições e funções da avaliação presentes em seus discursos. Para isso, a pesquisa foi realizada em uma escola estadual de Ensino Médio em São Luís, MA, com os três professores de Biologia da instituição. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: primeiramente, foram observadas dez aulas desses professores para melhor compreensão do contexto em que a avaliação ocorre e, em seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a partir de um roteiro previamente elaborado. Os dados das entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo, a qual contou com três etapas: pré-análise, em que ocorreu a sistematização das ideias iniciais; exploração do material, em que foram realizados recortes de trechos das entrevistas, os quais foram agrupados de acordo com suas semelhanças, originando duas categorias: Definição, com três indicadores, e Função, com dois indicadores; e as inferências, em que os resultados das etapas anteriores foram, então, discutidos por indicador. Em relação às definições de avaliação, constatou-se que nem todos os professores conseguiram apresentar uma conceituação do que é avaliação; sobre a recuperação, ainda que os professores tenham enfatizado que a recuperação não deve ser somente uma prova, notou-se que ainda recaiu somente sobre o aluno a responsabilidade de recuperar; e quanto aos participantes da avaliação, identificou-se agentes de dentro e fora do ambiente escolar. Em relação às funções da avaliação, dois professores relataram avaliar para fazer diagnósticos e conhecer melhor seus alunos, enquanto que um professor associou o ato de avaliar à quantificação dos rendimentos do aluno; sobre a função da recuperação, os professores relataram que seu papel é permitir que o aluno possa aprender um conteúdo que já deveria conhecer. Percebeu-se, assim, que os entendimentos apresentados pelos professores foram de concepções mistas, por vezes ainda bastante ligados à lógica mais tradicional de avaliação. Dessa maneira, conclui-se que é necessário trabalhar as concepções de avaliação de professores para que estes possam aderir a práticas menos tradicionais e que favorecem a aprendizagem do aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.