UM ESTADO DA ARTE DO LÚDICO NO ENSINO DE FÍSICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38727 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 869 "inscrito_id" => 2617 "titulo" => "UM ESTADO DA ARTE DO LÚDICO NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "A disciplina de Física é um grande tabu para grande parte dos estudantes do Ensino Médio; para estes, a Física nada mais é do que um conjunto de fórmulas que nos auxiliam na resolução de algumas questões. Esta perspectiva distorcida não leva em conta a pluralidade que ela é enquanto disciplina que se preocupa com o estudo dos fenômenos naturais; sendo, portanto, investigadora do mundo físico onde vivemos. Pesquisadores do Ensino de Física apostam em metodologias diferenciadas para garantir a aprendizagem significativa de importantes conceitos trabalhados em sala de aula, algumas destas metodologias têm o lúdico como ferramenta capaz de realizar um trabalho profícuo de ensino-aprendizagem. Muitos trabalhos têm sido desenvolvidos na intenção de propor materiais didáticos e métodos de ensino por meio de atividades lúdicas; outros caminham na direção da análise destas atividades e de como elas impactam na aprendizagem dos conceitos científicos. Tão importante quanto pesquisar e publicar sobre a ludicidade no Ensino de Física é garantir a disponibilidades destas pesquisas aos professores da Educação Básica, por meio de pesquisas simples na internet, para que eles possam aplicar o que tem sido proposto nas suas turmas. Por esta razão, este trabalho procura apresentar as produções acadêmicas de fácil acesso – encontradas por meio do Google Acadêmico – que tem a Ludicidade como norte das atividades propostas para o Ensino de Física no Ensino Médio. Além disto, iremos investigar para que direções – assuntos, tipos de atividade, materiais e outros aspectos – estas produções tem caminhado em suas propostas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ESTADO DA ARTE, LUDICIDADE, ENSINO DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2617_06092017154720.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE RODRIGUES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "ALÊ" "autor_email" => "emaildoalee@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38727 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 869 "inscrito_id" => 2617 "titulo" => "UM ESTADO DA ARTE DO LÚDICO NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "A disciplina de Física é um grande tabu para grande parte dos estudantes do Ensino Médio; para estes, a Física nada mais é do que um conjunto de fórmulas que nos auxiliam na resolução de algumas questões. Esta perspectiva distorcida não leva em conta a pluralidade que ela é enquanto disciplina que se preocupa com o estudo dos fenômenos naturais; sendo, portanto, investigadora do mundo físico onde vivemos. Pesquisadores do Ensino de Física apostam em metodologias diferenciadas para garantir a aprendizagem significativa de importantes conceitos trabalhados em sala de aula, algumas destas metodologias têm o lúdico como ferramenta capaz de realizar um trabalho profícuo de ensino-aprendizagem. Muitos trabalhos têm sido desenvolvidos na intenção de propor materiais didáticos e métodos de ensino por meio de atividades lúdicas; outros caminham na direção da análise destas atividades e de como elas impactam na aprendizagem dos conceitos científicos. Tão importante quanto pesquisar e publicar sobre a ludicidade no Ensino de Física é garantir a disponibilidades destas pesquisas aos professores da Educação Básica, por meio de pesquisas simples na internet, para que eles possam aplicar o que tem sido proposto nas suas turmas. Por esta razão, este trabalho procura apresentar as produções acadêmicas de fácil acesso – encontradas por meio do Google Acadêmico – que tem a Ludicidade como norte das atividades propostas para o Ensino de Física no Ensino Médio. Além disto, iremos investigar para que direções – assuntos, tipos de atividade, materiais e outros aspectos – estas produções tem caminhado em suas propostas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ESTADO DA ARTE, LUDICIDADE, ENSINO DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2617_06092017154720.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE RODRIGUES BARBOSA" "autor_nome_curto" => "ALÊ" "autor_email" => "emaildoalee@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }