Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DO GÊNERO DISCURSIVO EM REDAÇÕES DO ENEM: PROPOSTA(S) TEÓRICO-METODOLÓGICA(S)

Palavra-chaves: LINGUAGEM., GÊNERO DISCURSIVO., LEITURA. Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37702
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1704
    "inscrito_id" => 5754
    "titulo" => "O ENSINO DO GÊNERO DISCURSIVO EM REDAÇÕES DO ENEM: PROPOSTA(S) TEÓRICO-METODOLÓGICA(S)"
    "resumo" => "Um dos princípios da teoria formulada por Bakhtin e o círculo é o de que a linguagem consiste em uma atividade essencialmente social e heterogênea, a qual se apresenta perante o pesquisador de forma multifacetada, em sua dimensão plural, múltipla, densa. Nessa perspectiva, a linguagem é constituída socialmente pela alteridade, numa relação intersubjetiva mediada por múltiplos pontos de vista, os quais concretizam os diversos lugares sociais de circulação dos textos na esfera sócio-ideológica. Este estudo pretende analisar o gênero discursivo em redações do Enem, propondo formas de análise e construção textual, considerando a arquitetônica discursiva, e estratégias linguístico-enunciativas que podem ser criadas pelo sujeito-autor para argumentar. Fundamentamo-nos na Teoria Dialógica do Discurso formulada por Bakhtin (2006, 2010, 2012), Medviédev (2016 [1928]) e Bakhtin/ Volochinov (2012 [1929]) e seus interlocutores, tais como Almeida (2013), Brait (2012). O procedimento metodológico apresenta bases para a construção do texto dissertativo-argumentativo, pautado em competências propostas pelo ENEM. Entende-se que, no gênero discursivo “dissertação argumentativa”, o sujeito-autor pode criar (no ato da comunicação e da interação verbal) efeitos de sentido desejados para que os leitores alcancem uma compreensão da construção textual, uma vez o foco não está na mensagem, e sim no “como” a mensagem está sendo produzida. Como resultados, temos a análise de trechos de uma redação dissertativa que atende aos princípios propostos pela teoria dialógica do discurso. Assim se dá o efetivo processo de constituição intersubjetiva no discurso educacional. As análises revelam que essa modalidade oferece aos participantes da sala de aula modos de interação entre autor, leitor e texto, e de produção de sentidos possíveis do texto em questão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "LINGUAGEM., GÊNERO DISCURSIVO., LEITURA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID5754_11092017091927.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILDER KLEBER FERNANDES DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "WILDER"
    "autor_email" => "wildersantana92@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37702
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1704
    "inscrito_id" => 5754
    "titulo" => "O ENSINO DO GÊNERO DISCURSIVO EM REDAÇÕES DO ENEM: PROPOSTA(S) TEÓRICO-METODOLÓGICA(S)"
    "resumo" => "Um dos princípios da teoria formulada por Bakhtin e o círculo é o de que a linguagem consiste em uma atividade essencialmente social e heterogênea, a qual se apresenta perante o pesquisador de forma multifacetada, em sua dimensão plural, múltipla, densa. Nessa perspectiva, a linguagem é constituída socialmente pela alteridade, numa relação intersubjetiva mediada por múltiplos pontos de vista, os quais concretizam os diversos lugares sociais de circulação dos textos na esfera sócio-ideológica. Este estudo pretende analisar o gênero discursivo em redações do Enem, propondo formas de análise e construção textual, considerando a arquitetônica discursiva, e estratégias linguístico-enunciativas que podem ser criadas pelo sujeito-autor para argumentar. Fundamentamo-nos na Teoria Dialógica do Discurso formulada por Bakhtin (2006, 2010, 2012), Medviédev (2016 [1928]) e Bakhtin/ Volochinov (2012 [1929]) e seus interlocutores, tais como Almeida (2013), Brait (2012). O procedimento metodológico apresenta bases para a construção do texto dissertativo-argumentativo, pautado em competências propostas pelo ENEM. Entende-se que, no gênero discursivo “dissertação argumentativa”, o sujeito-autor pode criar (no ato da comunicação e da interação verbal) efeitos de sentido desejados para que os leitores alcancem uma compreensão da construção textual, uma vez o foco não está na mensagem, e sim no “como” a mensagem está sendo produzida. Como resultados, temos a análise de trechos de uma redação dissertativa que atende aos princípios propostos pela teoria dialógica do discurso. Assim se dá o efetivo processo de constituição intersubjetiva no discurso educacional. As análises revelam que essa modalidade oferece aos participantes da sala de aula modos de interação entre autor, leitor e texto, e de produção de sentidos possíveis do texto em questão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "LINGUAGEM., GÊNERO DISCURSIVO., LEITURA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID5754_11092017091927.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILDER KLEBER FERNANDES DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "WILDER"
    "autor_email" => "wildersantana92@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Um dos princípios da teoria formulada por Bakhtin e o círculo é o de que a linguagem consiste em uma atividade essencialmente social e heterogênea, a qual se apresenta perante o pesquisador de forma multifacetada, em sua dimensão plural, múltipla, densa. Nessa perspectiva, a linguagem é constituída socialmente pela alteridade, numa relação intersubjetiva mediada por múltiplos pontos de vista, os quais concretizam os diversos lugares sociais de circulação dos textos na esfera sócio-ideológica. Este estudo pretende analisar o gênero discursivo em redações do Enem, propondo formas de análise e construção textual, considerando a arquitetônica discursiva, e estratégias linguístico-enunciativas que podem ser criadas pelo sujeito-autor para argumentar. Fundamentamo-nos na Teoria Dialógica do Discurso formulada por Bakhtin (2006, 2010, 2012), Medviédev (2016 [1928]) e Bakhtin/ Volochinov (2012 [1929]) e seus interlocutores, tais como Almeida (2013), Brait (2012). O procedimento metodológico apresenta bases para a construção do texto dissertativo-argumentativo, pautado em competências propostas pelo ENEM. Entende-se que, no gênero discursivo “dissertação argumentativa”, o sujeito-autor pode criar (no ato da comunicação e da interação verbal) efeitos de sentido desejados para que os leitores alcancem uma compreensão da construção textual, uma vez o foco não está na mensagem, e sim no “como” a mensagem está sendo produzida. Como resultados, temos a análise de trechos de uma redação dissertativa que atende aos princípios propostos pela teoria dialógica do discurso. Assim se dá o efetivo processo de constituição intersubjetiva no discurso educacional. As análises revelam que essa modalidade oferece aos participantes da sala de aula modos de interação entre autor, leitor e texto, e de produção de sentidos possíveis do texto em questão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.