Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM CAMINHO ABERTO PARA OS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM CONTÍNUA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO STRICTO SENSU, ALUNOS GRADUADOS, PENSAMENTO FREIREANO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38724
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1863
    "inscrito_id" => 971
    "titulo" => "UM CAMINHO ABERTO PARA OS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM CONTÍNUA"
    "resumo" => "O ato de educar e de buscar uma formação continuada cujo currículo do educador não deve se deter a uma estrutura curricular do curso, deve ir além de meros estudos fragmentados. Para tanto, é necessário que haja uma organização, aprofundamento, uma sistematização naquilo que se deseja alcançar. O processo de formação deve ser algo contínuo na vida daqueles que buscam sempre dar o melhor de si. O ato da realização da escolha de uma formação continuada consciente, apto para favorecer o crescimento de indivíduo capaz de criar, recriar e criticar situações que contribui para a mudança não apenas pessoal, mas da nossa situação vigente. A troca de experiência e os diálogos existentes em cada encontro favorecem uma mediação entre os textos reflexivos e os componentes do grupo. Tais ações contribuem para o entrosamento entre os participantes e as propostas apresentadas desenvolvidas de forma eficaz. Para os participantes do grupo, conseguir enfrentar os obstáculos para ingressarem no mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE, após o término de sua graduação é preciso está bem preparado procurando construir ao longo do curso um currículo voltado para uma prática educativa consistente, sólida, segura com atitude e ações de militância na construção do saber. Diante do exposto, esta pesquisa justifica-se pelo fato do grupo de estudo subsidiar a construção de uma formação linear na área da educação dos alunos da graduação através das discussões entre os participantes contribuindo para o desenvolvimento de uma formação continuada favorecendo uma reflexão mais crítica diante de sua prática pedagógica. Trabalhando desta forma, podemos galgar para o desenvolvimento de uma formação profissional mais organizada e sistematizada com um olhar direcionado a construção de um rico Currículo Lattes melhorando não só a qualidade de ensino, mas também estimulando nossos alunos a refletirem sobre o meio em que vivem levando-o a lutar por seus direitos através de uma formação consciente e participante. Portanto, este estudo teve como objetivo relatar a experiência dos participantes do grupo que almejam o acesso a formação continuada no âmbito do PPGE. Este estudo consistiu em um relato de experiência vivenciado por discentes do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, no período de agosto de 2016 a julho de 2017. O estudo foi desenvolvido através de observações, conversas informais com grupo de alunos que já frequentam programas de pós graduação em educação. Ao longo dos diálogos ocorridos no local, fomos percebendo que essa relação de leitura e conscientização está presente em toda ação do processo ensino-aprendizagem. Os educandos vão interagindo e dialogando com clareza sobre os fatores sócio-político-econômicos que ocorrem a sua volta e influenciam sua vida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO STRICTO SENSU, ALUNOS GRADUADOS, PENSAMENTO FREIREANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID971_11092017140125.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AURELIANA DA SILVA TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "AURELIANA"
    "autor_email" => "tavares.aureliana@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38724
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1863
    "inscrito_id" => 971
    "titulo" => "UM CAMINHO ABERTO PARA OS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM CONTÍNUA"
    "resumo" => "O ato de educar e de buscar uma formação continuada cujo currículo do educador não deve se deter a uma estrutura curricular do curso, deve ir além de meros estudos fragmentados. Para tanto, é necessário que haja uma organização, aprofundamento, uma sistematização naquilo que se deseja alcançar. O processo de formação deve ser algo contínuo na vida daqueles que buscam sempre dar o melhor de si. O ato da realização da escolha de uma formação continuada consciente, apto para favorecer o crescimento de indivíduo capaz de criar, recriar e criticar situações que contribui para a mudança não apenas pessoal, mas da nossa situação vigente. A troca de experiência e os diálogos existentes em cada encontro favorecem uma mediação entre os textos reflexivos e os componentes do grupo. Tais ações contribuem para o entrosamento entre os participantes e as propostas apresentadas desenvolvidas de forma eficaz. Para os participantes do grupo, conseguir enfrentar os obstáculos para ingressarem no mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE, após o término de sua graduação é preciso está bem preparado procurando construir ao longo do curso um currículo voltado para uma prática educativa consistente, sólida, segura com atitude e ações de militância na construção do saber. Diante do exposto, esta pesquisa justifica-se pelo fato do grupo de estudo subsidiar a construção de uma formação linear na área da educação dos alunos da graduação através das discussões entre os participantes contribuindo para o desenvolvimento de uma formação continuada favorecendo uma reflexão mais crítica diante de sua prática pedagógica. Trabalhando desta forma, podemos galgar para o desenvolvimento de uma formação profissional mais organizada e sistematizada com um olhar direcionado a construção de um rico Currículo Lattes melhorando não só a qualidade de ensino, mas também estimulando nossos alunos a refletirem sobre o meio em que vivem levando-o a lutar por seus direitos através de uma formação consciente e participante. Portanto, este estudo teve como objetivo relatar a experiência dos participantes do grupo que almejam o acesso a formação continuada no âmbito do PPGE. Este estudo consistiu em um relato de experiência vivenciado por discentes do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, no período de agosto de 2016 a julho de 2017. O estudo foi desenvolvido através de observações, conversas informais com grupo de alunos que já frequentam programas de pós graduação em educação. Ao longo dos diálogos ocorridos no local, fomos percebendo que essa relação de leitura e conscientização está presente em toda ação do processo ensino-aprendizagem. Os educandos vão interagindo e dialogando com clareza sobre os fatores sócio-político-econômicos que ocorrem a sua volta e influenciam sua vida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO STRICTO SENSU, ALUNOS GRADUADOS, PENSAMENTO FREIREANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID971_11092017140125.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AURELIANA DA SILVA TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "AURELIANA"
    "autor_email" => "tavares.aureliana@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O ato de educar e de buscar uma formação continuada cujo currículo do educador não deve se deter a uma estrutura curricular do curso, deve ir além de meros estudos fragmentados. Para tanto, é necessário que haja uma organização, aprofundamento, uma sistematização naquilo que se deseja alcançar. O processo de formação deve ser algo contínuo na vida daqueles que buscam sempre dar o melhor de si. O ato da realização da escolha de uma formação continuada consciente, apto para favorecer o crescimento de indivíduo capaz de criar, recriar e criticar situações que contribui para a mudança não apenas pessoal, mas da nossa situação vigente. A troca de experiência e os diálogos existentes em cada encontro favorecem uma mediação entre os textos reflexivos e os componentes do grupo. Tais ações contribuem para o entrosamento entre os participantes e as propostas apresentadas desenvolvidas de forma eficaz. Para os participantes do grupo, conseguir enfrentar os obstáculos para ingressarem no mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE, após o término de sua graduação é preciso está bem preparado procurando construir ao longo do curso um currículo voltado para uma prática educativa consistente, sólida, segura com atitude e ações de militância na construção do saber. Diante do exposto, esta pesquisa justifica-se pelo fato do grupo de estudo subsidiar a construção de uma formação linear na área da educação dos alunos da graduação através das discussões entre os participantes contribuindo para o desenvolvimento de uma formação continuada favorecendo uma reflexão mais crítica diante de sua prática pedagógica. Trabalhando desta forma, podemos galgar para o desenvolvimento de uma formação profissional mais organizada e sistematizada com um olhar direcionado a construção de um rico Currículo Lattes melhorando não só a qualidade de ensino, mas também estimulando nossos alunos a refletirem sobre o meio em que vivem levando-o a lutar por seus direitos através de uma formação consciente e participante. Portanto, este estudo teve como objetivo relatar a experiência dos participantes do grupo que almejam o acesso a formação continuada no âmbito do PPGE. Este estudo consistiu em um relato de experiência vivenciado por discentes do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, no período de agosto de 2016 a julho de 2017. O estudo foi desenvolvido através de observações, conversas informais com grupo de alunos que já frequentam programas de pós graduação em educação. Ao longo dos diálogos ocorridos no local, fomos percebendo que essa relação de leitura e conscientização está presente em toda ação do processo ensino-aprendizagem. Os educandos vão interagindo e dialogando com clareza sobre os fatores sócio-político-econômicos que ocorrem a sua volta e influenciam sua vida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.